Conecte-se agora

Procissão de Nossa Senhora da Glória contará com vários políticos

Publicado

em

Em 2022, o tema do Novenário de Cruzeiro do Sul é “Nossa Senhora da Glória aqui estão teus filhos”. Este ano, como acontece em período eleitoral, muitos políticos com e sem mandato devem participar do encerramento do maior evento religioso do Acre nesta segunda-feira, 15, que é a Procissão em homenagem à Santa.

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul Dom Flávio Giovenale avisou que a Procissão não será lugar de manifestações político partidárias, mas disse que serão acolhidos os que vão participar do evento como cristãos e os que vão apenas para aproveitar o contato com os participantes.

“Nós acolhemos a todos, os que estiverem na Procissão como cristãos e os que aproveitarem a situação para encontrar com o povo mas não haverá campanha eleitoral. De acordo com a Legislação Eleitoral a campanha só terá início dia 16 mas independente disso, não haverá espaço para campanha nos eventos. Na Procissão poderemos citar a presença do prefeito, do comandante da PM e do governador se ele for visto no local mas sem referência à candidaturas”, cita o líder

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ex-seminarista, já confirmou presença, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, que é natural do município.

O governador Gladson Cameli, candidato à reeleição, que participa da Procissão desde criança estará no evento junto com o pai dele, empresário Eládio Cameli, e outros familiares. A vice dele, Mailza Gomes, evangélica, não o acompanhará. Ney Amorim, que disputa o senado, deverá estar ao lado de Cameli. Gladson, que casou na Catedral Nossa Senhora da Glória, também frequenta cultos evangélicos e toma Ayahuasca com os indígenas.

Outro candidato ao governo, Jorge Viana, que é Católico, segundo a Assessoria de Comunicação não estará na Procissão nem o candidato a vice Marcus Alexandre. Viana foi a São Paulo para um encontro com Lula e Marcus Alexandre ficará na capital para o primeiro dia de campanha. A candidata ao senado Nazaré Araújo estará na caminhada religiosa em Cruzeiro.

A candidata Mara Rocha, evangélica da Igreja Presbiteriana, não estará na Procissão e poderá ser representada pelo candidato a vice, Fernando Zamora. Segundo a assessoria, ela não participa de eventos religiosos em período de campanha.

A candidata ao senado, Márcia Bittar, não estará na Procissão. Ela que se diz católica e usa um terço no pescoço frequentemente, como na convenção do último dia 5 em Rio Branco, foi batizada nas águas em julho deste ano pela pastora Eliana, que tem um ministério independente. O ex-marido dela, senador licenciado Márcio Bittar, também não deverá acompanhar a caminhada religiosa. Já o senador Sérgio Petecão vai acompanhar a Procissão de Nossa Senhora da Glória.

Na rede

Sem data para eleição de mesa diretora, atual presidente é candidato à reeleição no Juruá

Publicado

em

Em Rio Branco já está marcada para o dia 29 de setembro, próxima semana, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Mas em Cruzeiro do Sul, não há ainda movimentação neste sentido.

O atual presidente, vereador Franciney Melo, do PP, diz que a eleição vai ser realizada antes do encerramento dos trabalhos legislativos do ano, mas não sabe ainda o mês e o dia da votação dos vereadores para eleger o presidente e demais membros da Mesa.

Melo, que é já foi do Partido dos Trabalhadores (PT) e agora é do PP, do governador Gladson Cameli e do prefeito Zequinha Lima, diz que é candidato à reeleição. Ele conta que por enquanto, não sabe como vai compor com os demais partidos para montar a chapa com vice presidente e secretários da Mesa. Franciney também não tem conhecimento ainda sobre o apoio do prefeito Zequinha Lima para sua reeleição.

“Não teve nenhuma conversa sobre esse apoio do prefeito ainda. Sobre a composição dos cargos, ainda não conversamos com os partidos para saber sobre esse posicionamento dos integrantes da mesa diretora”, relata.

Mesmo se tratando da cidade natal do governador Gladson Cameli e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, ambos candidatos a reeleição, o presidente da Câmara Municipal acredita que o resultado do pleito de 2 de outubro não vai influenciar a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.

“Acredito que não pois é uma eleição independente e que diz respeito exclusivamente ao poder municipal”, pontuou. Por enquanto, não há informações sobre a existência de outro vereador que vá disputar a presidência com Franciney.

Continuar lendo

Na rede

Funcionários da educação e saúde denunciam atraso e falta de salários em Rodrigues Alves

Publicado

em

Funcionários provisórios da prefeitura de Rodrigues Alves, que atuam nas áreas de saúde e educação, procuraram o ac24horas para denunciar a falta e o atraso dos salários.

A estudante de pedagogia Gleiciane Conceição de Oliveira começou a trabalhar na Escola Municipal Maria Júlia em Rodrigues Alves em maio deste ano e conta que até agora só recebeu salário 3 vezes. Ela destaca que além do atraso, tem que tirar uma Nota de Serviço prestado de R$ 60 na prefeitura para poder receber o salário de R$ 1.200.

“Assim como eu, muita gente da educação e outros setores também recebem assim, sempre fica um mês dentro. Quando a gente faz confusão pagam um mês e já fica outro pra trás”, reclama.

Os provisórios da área da saúde, que também recebem por meio de Nota Serviço Prestado, reclamam do atraso no pagamento. “O pagamento de agosto a gente só recebeu agora dia 14 de setembro. É uma espera muito grande pelo mês trabalhado”, cita um servidor provisório, que não quer se identificar com medo de represália.

O secretário de Finanças de Rodrigues Alves, Iranilsom Nascimento, diz que não há atraso nos pagamentos dos servidores provisórios. “Isso é notícia velha, já pagamos todos semana passada. Alguns pagamos essa semana”.

Continuar lendo

Na rede

Festival do Milho de Porto Walter terá show de Marcynho Sensação, cavalgada e motocross

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter está concluindo a montagem da estrutura que vai abrigar a maior parte das atividades do 7 ° Festival do Milho, que será realizado de sexta-feira à domingo, 23 a 25. As atrações são o show do Cantor Marcynho Sensação, cavalgada, corrida de motocross, futebol e a chegada de uma comitiva pela estrada recém aberta que liga o município à Cruzeiro do Sul. Os vários tipos de alimentos feitos tendo como base o milho também deverão fazer sucesso no Festival.

O sábado, 24, é o dia D do evento com a chegada , marcada para as 16horas, da comitiva com 250 veículos que percorrerá os cerca de 85 quilômetros do ramal entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter e a noite haverá Show do cantor Marcynho Sensação.

No dia 25, domingo, tem cavalgada, corrida de motocross e escolha do Rei e Rainha do Festival.

Continuar lendo

Na rede

Projeto Cidadão vai realizar casamento coletivo no Festival do Coco de Mâncio Lima

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 23, como parte da programação do Festival do Coco de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre, T.J/Ac vai realizar uma edição do Projeto Cidadão no município com casamento coletivo, emissão de documentos, atendimentos jurídico, previdenciário e social além de ações de saúde.

Todos os serviços serão disponibilizados na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas, no Centro das 8h às 16h e o casamento de 50 casais, está marcado para as 10 horas.

O T. J vai emitir o Registro Geral – Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, com orientações. Os atendimentos jurídicos disponibilizados incluem ações judiciais, consultas encaminhamentos e retificação de documentos. Já na área previdenciária haverá orientações, informações e consultas a benefícios.

Com relação à saúde, o T.J e parceiros garantem atendimento de odontologia, testes rápidos de sífilis, hepatites, HIV e malária, Coleta de PCCU, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão.

Na área social os serviços ofertados serão de Benefício de Prestação Continuada, BPC, PSE, Coordenadoria da Mulher, da Pessoa Idosa e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

O Festival do Coco é realizado pela prefeitura de Mâncio Lima entre os dias 23 e 25 no Estádio Totão com apresentação dos indígenas Puyanawa, show do cantor Marcynho Sensação, festival gastronômico e escolha da Musa e Mister do evento. Pela primeira vez, entre os inscritos no concurso de beleza, há um jovem com síndrome de down, o estudante Fernando Soares, de 18 anos.

Mais de 100 empreendedores estarão no evento. Por meio de um Decreto, o prefeito Isaac Lima, proibiu a entrada de pessoas com bebidas alcoólicas. O objetivo é garantir segurança para os participantes e renda para os empreendedores do Festival.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.