Menu

Piracema de mandi movimenta pescadores em Boca do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vídeo divulgado na internet nesta segunda-feira (15) mostra uma grande movimentação de pescadores em pequenas canoas no município de Boca do Acre, onde o Rio Acre desemboca no Rio Purus, local que anualmente é cenário do fenômeno da piracema do mandi.

A piracema, que é a subida instintiva dos peixes para as cabeceiras dos rios com o fim de se reproduzir, leva centenas de pescadores às águas da região com o intuito de capturar a maior quantidade possível de pescado.

Anúncio

O fenômeno acontece nos meses de junho e julho, mas em agosto ainda é possível testemunhar esse momento que faz parte da tradição e cultura locais, onde o mandi é uma espécie altamente apreciada e de valor econômico.

A passagem da piracema de mandi por Boca do Acre é prenúncio bom para outras cidade acima, tanto do Rio Acre, que passa por Porto Acre, Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, como de outros rios acreanos, como o Iaco, que também é afluente do Purus e que banha o município de Sena Madureira, onde a espécie também é muito festejada.

Veja o vídeo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.