Menu

Piracema de mandi movimenta pescadores em Boca do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Vídeo divulgado na internet nesta segunda-feira (15) mostra uma grande movimentação de pescadores em pequenas canoas no município de Boca do Acre, onde o Rio Acre desemboca no Rio Purus, local que anualmente é cenário do fenômeno da piracema do mandi.


A piracema, que é a subida instintiva dos peixes para as cabeceiras dos rios com o fim de se reproduzir, leva centenas de pescadores às águas da região com o intuito de capturar a maior quantidade possível de pescado.

Publicidade

O fenômeno acontece nos meses de junho e julho, mas em agosto ainda é possível testemunhar esse momento que faz parte da tradição e cultura locais, onde o mandi é uma espécie altamente apreciada e de valor econômico.


A passagem da piracema de mandi por Boca do Acre é prenúncio bom para outras cidade acima, tanto do Rio Acre, que passa por Porto Acre, Rio Branco, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, como de outros rios acreanos, como o Iaco, que também é afluente do Purus e que banha o município de Sena Madureira, onde a espécie também é muito festejada.


Veja o vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido