Menu

Petecão e Márcio foram os que mais disputaram eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a definição dos sete candidatos ao governo do Acre, o ac24horas fez um levantamento da participação dos postulantes ao Palácio Rio Branco em eleições anteriores. Dos sete candidatos, apenas o professor Nilson Euclides é estreante nas urnas. Os demais, pelo menos uma vez, já colocaram seu nome à disposição dos eleitores em algum pleito eleitoral.


Sérgio Petecão (PSD) – O título de campeão de participações em eleições é do senador Sérgio Petecão (PSD). Até hoje foram 10 disputas eleitorais, com quatro derrotas e seis vitórias.

Publicidade


Petecão estreou como candidato no ano de 1984 a vereador em Rio Branco. Teve pouco mais de 500 votos e não foi eleito. Só voltou a se candidatar 10 anos depois, quando em 1994 foi eleito deputado estadual pelo PMN. Em 1996 tentou sem sucesso a primeira das três vezes que tentou ser prefeito de Rio Branco. Dois anos depois, foi reeleito para a Aleac. No ano 2000 houve um novo fracasso na tentativa de ser prefeito da capital acreana. Já em 2002 conseguiu seu terceiro mandato de deputado estadual.


Petecão chegou ao Congresso Nacional em 2006 quando foi eleito deputado federal. Dois anos depois, mais um fracasso para prefeito. Em 2010 foi eleito Senador da República, conquistando a reeleição no ano de 2018.


Márcio Bittar (União Brasil) – Senador e candidato pelo União Brasil ao governo acreano, Márcio Bittar aparece em segundo no número de vezes em que foi candidato. Bittar disputou oito eleições, tendo vencido quatro e perdido em outras quatro candidaturas. A estreia foi em 1994 quando se elegeu deputado estadual. Dois anos depois se elegeu deputado federal. A primeira derrota veio para o Senado em 2002. Em 2004 nova derrota para prefeitura de Rio Branco. Nas eleições seguintes, nova decepção, desta vez para o governo.



O sucesso nas urnas veio em 2010 quando foi o deputado federal mais votado do Acre. Quatro anos depois, nas eleições de 2014, Bittar voltou a perder a eleição para o governo. Em 2018 foi eleito Senador pelo Acre.


Jorge Viana (PT) – O ex-senador e ex-governador que disputa o governo pelo PT tem seis eleições no currículo, com quatro vitórias e duas derrotas. A primeira vez que se candidatou foi ao governo em 1990 quando perdeu para Edmundo Pinto. Dois anos depois foi eleito prefeito de Rio Branco. Em 1998 se tornou governador pela primeira vez, sendo reeleito em 2002. Nas eleições de 2010 se elegeu Senador. Em 2018, Viana perdeu a reeleição quando foi derrotado por Petecão e Bittar.



Gladson Cameli (Progressistas) – O atual governador Gladson Cameli, que tenta a reeleição, nunca sentiu o sabor de uma derrota nas urnas. Nas quatro vezes em que foi candidato, sempre venceu. A primeira foi em 2006 quando foi eleito deputado federal. Em 2010 voltou a ser eleito para o Congresso Nacional. No ano de 2016, conquistou o mandado de Senado e nas eleições de 2018 foi o responsável pelo fim de duas décadas de governo do PT no Acre.


Publicidade

Mara Rocha (MDB) – A única mulher na disputa pelo governo estadual também nunca perdeu uma eleição. No entanto, esta será apenas a segunda disputada por Mara Rocha que se candidatou pela primeira vez em 2018 se tornando a deputada federal mais votada do Acre.



David Hall (Agir) – Ao contrário de Gladson e Mara, David Hall nunca venceu uma eleição. Disputou as eleições para o governo em 2018 e vereador de Rio Branco em 2020 sem sucesso.



Nilson Euclides (PSOL) – O professor universitário Nilson Euclides nunca disputou uma eleição e faz sua estreia como candidato.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido