Conecte-se agora

Governo do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul fazem trabalho inédito nos ramais

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul realizou uma grande festa para celebrar o trabalho inédito que está sendo feito pelo Deracre, do Governo do Estado, numa parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, nos ramais do município. A celebração de agradecimento aconteceu neste sábado, na sede do Projeto de Assentamento Santa Luzia.

Ao todo, serão feitos cerca de 480 km de ramais em serviços que incluem: raspagem, levantamento de greide (nível da estrada), aterro, cortes de ladeiras, recuperação de pontes e bueiros e operação tapa buracos nos ramais já asfaltados. Para este ano, também estão previstos trabalhos definitivos como a colocação de ponte pré-fabricada e bueiros de concreto.

“O objetivo é dar aos moradores da zona rural a mesma atenção que é dada aos moradores da zona urbana. Onde for possível queremos fazer um trabalho definitivo, porque o produtor rural é definitivo, ele vai ficar no ramal a vida toda”, disse Petrônio Antunes, diretor-presidente do Deracre.

Ao todo serão cerca de 15 milhões de reais em investimentos do Governo do Estado nos ramais de Cruzeiro do Sul. Quatro patrulhas mecanizadas irão atuar nos próximos meses na medida em que o clima permitir.

A prefeitura esteve junto com o Deracre no planejamento, dividindo as responsabilidades das ações que agora são executadas pelo órgão. Desde modo, a participação da prefeitura facilitou ao Deracre conhecer os locais de maior necessidade e otimizar os recursos empregados nas obras.

“Este é um momento de grande relevância na trajetória dos nossos produtores. Queremos agradecer à prefeitura e, em especial, ao governo do estado, e ao Deracre pelos esforços, dedicação, sensibilidade e flexibilidade que estão tendo com os produtores. Ano passado estávamos fechando as BR para pedir esse apoio e hoje estamos para agradecer este investimento que nunca tinha sido feito”, disse o presidente do STR de Cruzeiro do Sul, Francisco das Chagas.

“Uma festa promovida pelo STR para agradecer não é algo se vê todo dia: o sindicato que representa os produtores rurais oferecer uma festa ao governo do estado. Quero também agradecer ao governo na pessoa do Petrônio que está à frente do Deracre. É um investimento inédito em valores, máquinas, bueiras, nunca se viu tanta coisa sendo feito para a região. O maior desejo é ter o acesso de inverno a verão, aqui está sendo feito um trabalho de qualidade que precisa ser exaltado. Importante também agradecer ao governador por ter planejado e executado as ações conversando com os moradores. O que estamos vendo aqui não é promessa, é realidade”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Na rede

Encerramento do 5° Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul tem público recorde

Publicado

em

O encerramento do 5° Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul no aniversário de 118 anos da cidade teve uma presença recorde de público. A estimativa oficial é de que pelo menos 15 mil pessoas estiveram presentes no desfile cívico-militar que teve a participação de todas as escolas, além de instituições civis e militares. Esta foi a primeira comemoração após a pandemia.

“É um privilégio estar comemorando a vida voltando ao normal, as pessoas voltando a frequentar as ruas, as escolas fazendo suas apresentações. É uma grande festa no aniversário de 118 anos de um povo trabalhador e acolhedor e a demonstração de que temos um povo cada vez mais apaixonado pela nossa cidade”, disse o prefeito Zequinha Lima.

O governador Gladson Cameli esteve presente prestigiando o evento.

“Quero agradecer a Deus por esta oportunidade de estar aqui sentindo esta energia positiva, este ânimo, esta expectativa positiva. Fiquei me lembrando de meus tempos de Escola São José, vendo no semblante deles, e vendo que se cada um fizer um pouco vamos criando oportunidades. O melhor ainda está por vir. Quero ter a consciência de que preparei o estado para estas crianças e jovens”, disse o governador Gladson Cameli.

Além do desfile cívico-militar e dos shows, o último dia do 5° Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul teve também as premiações para a maior mandioca e o melhor prato preparado a partir da macaxeira.

Vanísia Morais, moradora da Vila Santa Rosa venceu o concurso de melhor prato a partir de um pudim preparado com mandioca. Além de ovos e leite condensado, para suavizar a textura da macaxeira, a receita leva um ingrediente especial, que Vanísia mantém em segredo.
“Estou muito agradecida, primeiramente a Deus, por este momento muito gratificante. Nunca havia participado e hoje ganhei. Estou muito feliz por este reconhecimento”, disse Vanísia, que recebeu R$1 mil reais pela premiação.

Adauto messias foi o vencedor do prêmio de maior mandioca do festival. Adauto disse que se surpreendeu quando retirou do solo a macaxeira com 2 metros e 13 centímetros.

“Tivemos que cavar mais de metro foi uma surpresa, não estava preparado. Não foi usado nenhum adubo extra, apenas terra aradada, a espécie dá uma batata grande, e solo fértil e arenoso ajudou. A mandioca ficou cerca de um ano e três meses plantada”, disse Adauto.

O prefeito Zequinha Lima comemorou o resultado do festival e disse estar cogitando transferir a festa no próximo ano para um local mais amplo.

“As pessoas estão felizes porque puderam sair de casa e prestigiar esta grande festa que estamos encerrando com chave de ouro. Houve a antecipação dos salários, o comércio se aqueceu e o dinheiro circulou aqui mesmo na cidade”, disse.

O evento teve transmissão ao vivo em cadeia pela imprensa de TV, Rádio e Redes Sociais, o que ampliou o alcance do festival.

“Não poderia deixar de agradecer à toda imprensa de Cruzeiro do Sul que se uniu com um único objetivo de divulgar o festival, nossa cidade e nosso principal produto que é a farinha de mandioca. Tenho certeza de que os maiores beneficiados com isso serão os produtores rurais que terão seu produto cada vez mais conhecido e valorizado”, disse.

Continuar lendo

Na rede

Ex-prefeito de Cruzeiro do Sul é alvo de operação da PF por suposta ligação com facção criminosa

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou a Operação Ilíada em Cruzeiro do Sul nesta quinta-feira, 29, onde esteve no comitê eleitoral e na casa do ex-presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito do município, Clodoaldo Rodrigues.

O objetivo da operação, segundo a PF, é coibir a prática de crimes eleitorais. Foram cumpridos cinco mandados de busca apreensão na cidade e em endereços ligados à Clodoaldo e seus correligionários, sendo um no bairro da Cobal, visando apurar o laço com indivíduos pertencentes à facção criminosa a fim de proporcionar o financiamento de campanhas eleitorais.

As investigações, que tiveram início em setembro de 2022, apontam um estreito envolvimento entre candidatos do pleito eleitoral e lideranças da facção criminosa com o objetivo de eleger seus próprios representantes ou políticos simpatizantes, que caracteriza a compra de votos. Os indícios apontam que a ligação entre os criminosos e candidatos 3 antiga, não descartando o envolvimento em outros crimes.

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção eleitoral, com pena prevista de até quatro anos de reclusão e falsidade ideológica, com até cinco anos de prisão, ambos do Código Eleitoral.

O nome da Operação, segundo a Polícia Federal, faz referência ao poema épico da Grécia Antiga, atribuído a Homero, o qual narra os fatos relativos à Guerra de Tróia, que acabou findando com o uso do Cavalo de Tróia, de forma a se demonstrar que o uso das eleições pelas facções pode culminar minando o processo democrático.

O outro lado

O ex-presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, candidato à deputado estadual, confirmou ao ac24horas que a Polícia Federal esteve na casa e comitê dele, onde encontrou R$ 10 mil. Mas afirma que nunca teve ligação com facção criminosa. A PF também esteve na casa casa de correligionário de Clodoaldo, morador do bairro Cobal, é ex-presidiário, tendo cumprido pena por tráfico de drogas.

“Tem mais de 300 pessoas trabalhando e pedindo voto para mim e não sei da vida progressa deles. Eu sou candidato e meu interesse é por voto. Eu faço campanha em cima do trabalho que fiz como vereador e prefeito e nunca tive ligação com crime organizado ou facção”, citou.

Continuar lendo

Na rede

População celebra aniversário de 118 anos de Cruzeiro do Sul com desfile e música

Publicado

em

No final da tarde desta quarta-feira,28, o desfile cívico-militar que marcou o aniversário de 118 anos de fundação de Cruzeiro do Sul foi prestigiado por um grande público que lotou as arquibancadas no centro da cidade. Cerca de 32 instituições desfilaram na Avenida Rodrigues Alves.

Diana Souza levou os três filhos mais novos para verem o mais velho, que estuda no Colégio Militar, desfilar. “Eles nunca tinham visto e gostaram muito do desfile e das viaturas passando”, destacou.

Do palanque, o governador Gladson Cameli, prefeito Zequinha Lima e várias outras autoridades civis e militares assistiram ao cortejo, que não era realizado há dois anos por causa da pandemia de Covid-19.

“É o primeiro aniversário de Cruzeiro do Sul que estamos comemorando depois da pandemia e é uma grande festa para esse povo acolhedor e trabalhador. A população compareceu, as escolas se mostraram na Avenida e as autoridades estão aqui. E hoje culminando também com o aniversário de Cruzeiro do Sul”, pontuou o prefeito Zequinha Lima.

O governador Gladson Cameli lembrou dos tempos em que desfilava em Cruzeiro do Sul pela Escola São José. “Fiquei feliz de ver o semblante das crianças e dos jovens. Tenho consciência que preparei um Acre melhor para esses jovens e digo que o melhor está por vir. Vamos diminuir o desemprego”, concluiu. O aniversário coincidiu com o Festival da Farinha e a festa foi encerrada com o show da banda Trio Furação.

Continuar lendo

Na rede

Festival da Farinha: multidão e escolha de rei e rainha marcam segundo dia do evento

Publicado

em

A expectativa da organização de atrair de 5 a 8 mil pessoas a cada noite no Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul se confirma. Com dois feriados seguidos e salários pagos antecipadamente por parte do Governo do Estado e prefeitura do município, o público lotou a Praça Orleir Cameli na noite desta terça-feira, 27.

Além dos shows, o público prestigiou a escolha da realeza do evento. Giovana Freire é a Rainha do 5° Festival da Farinha, tendo como rei, Raul Rocha.

Quem vai ao Festival tem a oportunidade de ver a feitura da farinha na estrutura tradicional e na agroindústria, que produz o item agrícola de forma automatizada.

A estudante Andreia Khainder, que faz pesquisa de mestrado na região, diz que o que mais gostou foi de ver a produção da farinha e aproveitou pra comprar também tapioca, feita na hora, biscoitos e o famoso beléu. ” Isso é uma riqueza e poder ver parte dessa cadeia produtiva da mandioca é muito importante. E a gente valoriza ainda mais quem faz e o próprio produto “, conta.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.