Conecte-se agora

Zequinha Lima quer lançar a esposa como suplente de Ney Amorim

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP) articula uma aliança para que sua esposa, Lurdinha Lima, seja a suplente na chapa de Ney Amorim para o senado.

“É justo. O Ney de lá e a Lurdinha aqui do Vale do Juruá”, citou Zequinha, que constrói essa aliança junto ao governador Gladson Cameli desde o final de semana.

Lurdinha é pedagoga e lidera o Grupo Permanente de Trabalho e Apoio ao Serviço Humanitário de Cruzeiro do Sul, que abriga as coordenações de Combate à Violência Contra a Mulher e de Combate à Discriminação Racial. É a primeira vez em 117 anos de fundação que Cruzeiro do Sul tem essas estruturas de políticas afirmativas de gênero e raça.

Na rede

Prefeito do PT que garantiu a maior votação proporcional do Acre a Gladson vai deixar o partido

Publicado

em

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, do Partido dos Trabalhadores, que garantiu a maior votação proporcional do Acre para a reeleição do governador Gladson Cameli (PP), 76,3% dos votos do município, vai sair do PT.

“Nos encheu de orgulho ver que mais de 76% da população de Mâncio Lima nos acompanhou neste apoio ao governador e votou nele. Isto é o reconhecimento ao nosso trabalho em parceria que já garantiu obras e melhorias para nosso município”, afirmou o prefeito.

Isaac, que é irmão do deputado estadual Jonas Lima, também do Partido dos Trabalhadores, está no PT desde 2012. Ele conta que na última campanha, em 2020, não teve nenhuma ajuda do partido.

“Quanto ao partido, o PT já falou até em minha expulsão, mas na minha reeleição, em 2020, nem aqui pisaram e não tive apoio nenhum. Agora eu vou sair do PT porque eu quero e saio pela porta da frente e de cabeça erguida”, pontuou.

Isaac não anunciou oficialmente, mas deverá ir para o Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.

Gladson ganhou em todos os 5 municípios do Vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, teve 69,27% dos votos. Ganhou também em Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, onde os prefeitos apoiaram a candidatura de Sérgio Petecão.

Continuar lendo

Na rede

Franciney Melo e Antônio Cosmo vão disputar a presidência da Câmara de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Passada a eleição estadual, em Cruzeiro do Sul as atenções se voltam para a disputa da presidência da mesa diretora da Câmara Municipal, que será realizada em dezembro.

Em 2020, Franciney Melo não teve adversário e foi eleito presidente da Câmara por unanimidade. Ele buscará a reeleição, mas agora terá que disputar com o vereador Antônio Cosmo, do MDB, que se lançou ao cargo nesta terça feira, 4.

Cosmo, disse que vai buscar voto dos 13 colegas vereadores para vencer a eleição.

“Vou fazer uma conversa com cada um vereador porque preciso da maioria pra ser eleito e vou buscar isso”, afirmou.

Os 14 vereadores de Cruzeiro do Sul compõem a base do prefeito Zequinha Lima, do PP. Franciney Melo, o atual presidente, é do mesmo partido de Zequinha, e Cosmo tem se mantido muito próximo do gestor municipal.

Cosmo disse que ainda não conversou com Zequinha, mas acredita que o fato dele ser do mesmo partido de Franciney não deverá influenciar a eleição.

“Meu apoio ao prefeito está garantido até o final do mandato dele. Não conversei com ele sobre esse assunto e acredito que ele não vai entrar nisso, até porque os 14 vereadores são da base dele”, conta Cosmo.

Franciney Melo, que já declarou ao ac24horas ser candidato à reeleição, não atendeu chamada nem mensagem para tratar do novo cenário, tendo o vereador Antônio Cosmo como adversário. Ele havia afirmado não ter tratado do assunto com o prefeito Zequinha Lima.

Já o prefeito Zequinha Lima disse que não teve conversa neste sentido nem com a própria equipe, grupo político e nem com os próprios vereadores. E diz que não vai interferir na eleição da Câmara.

“Os vereadores devem tratar desse assunto entre eles e é importante que haja esse entendimento”, concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

Continuar lendo

Na rede

Gladson acompanha apuração de votos em sua residência no Juruá

Publicado

em

O governador Gladson Cameli acompanha a apuração dos votos em sua residência em Cruzeiro do Sul, que fica ao lado do seu gabinete. A mãe dele, Linda Cameli, que acompanhou o governador à urna na manhã deste domingo, 2, deve retornar ainda hoje para Manaus, onde reside.

De acordo com a assessoria do governador, ele vai aguardar o resultado final das eleições no Juruá. Em caso de vitória, será na terra dos Nauas que o governador irá comemorar. Em seguida, deve ir para Rio Branco onde cumprirá alguns ritos no Palácio Rio Branco.

Continuar lendo

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, PF realizou três prisões por crimes eleitorais; irmã de candidato é detida

Publicado

em

Com o encerramento das Eleições 2022, a Polícia Federal, em Cruzeiro do Sul, divulgou o balanço das ações neste domingo, 02, considerado razoavelmente tranquilo.

De acordo com delegado federal Brandão foram realizadas três detenções pelas práticas de compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna. Entre os detidos, foi informado a detenção da irmã do candidato a deputado federal Rudilei Estrela, Maria Geni.

São considerados crimes eleitorais, as seguintes práticas: abandono do serviço eleitoral; boca de urna e divulgação de propaganda no dia da eleição; corrupção eleitoral; fornecimento de alimentação e transporte de eleitoras e eleitores; concentração de eleitoras e eleitores; desordem; impedimento ou embaraço ao exercício do voto; desobediência; porte de celular no local de votação; porte de arma no local de votação; violação do sigilo do voto e dano ou destruição de urna eletrônica.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.