Conecte-se agora

Inaugurado há um ano, Mercado Municipal de Rodrigues Alves continua fechado

Publicado

em

O Mercado Municipal de Rodrigues Alves, inaugurado em julho do ano passado pelo prefeito Jailson Amorim, segue fechado sob protesto dos moradores e donos de concessão do local. “Ganhei a concessão, peguei a chave, mas até agora nada da gente poder abrir, vender e tocar a vida”, reclamou uma mulher, que pediu para não ser identificada com medo de perder o ponto.

A estrutura de dois pisos que abriga cerca de 30 boxes, plataforma de elevação para proporcionar acessibilidade, além de banheiros e praça de alimentação foi construída por meio de emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales no valor de R$1,5 milhão. A ideia é que o Mercado funcione como um mini shopping, com lojas, lanchonete, barbearia, além da venda de produtos regionais e agrícolas, fomentando a produção local.

No dia 29 de outubro do ano passado, o prefeito entregou as chaves para as 34 famílias que desenvolverão atividades comerciais no local e a data de início das atividades estava marcada para 20 de novembro.

“Há toda uma expectativa pelo funcionamento do mercado, que será um verdadeiro centro comercial. Esperamos que a nossa comunidade valorize essa conquista e prestigie o comércio local, priorizando a realização de suas compras aqui mesmo, sempre que possível. Isso gerará mais renda para o município, fazendo com que a economia se fortaleça”, afirmou o prefeito à época.

A Assessoria de Comunicação da prefeitura não soube informar o motivo do Mercado não estar funcionando ainda, o que só deverá ocorrer em outubro deste ano.

Na rede

Batelão com passageiros e mercadoria afunda ao colidir em tronco no Rio Juruá/Acre

Publicado

em

Um batelão que descia o Rio Juruá de Porto Walter para Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 5, bateu em um tronco e afundou. O baixo volume de água no manancial evitou uma tragédia e pessoas de comunidade próxima ajudaram a tirar as pessoas da embarcação. Ninguém ficou ferido.

A dona do batelão, Taine Vieira, disse que faz essa rota semanalmente, mas a seca do Rio Juruá atrapalha muito a navegação.

“Além dos bancos de areia, tem muito tronco e um deles furou o casco. Os moradores ajudaram a tirar as pessoas e o prejuízo é só do casco do barco mesmo”, contou.

Nas fotos do acidente, é possível ver idosos com coletes salva vidas. Há também criança de colo.

Continuar lendo

Na rede

Atriz de Pantanal está no Acre em projeto que pretende plantar 400 mil árvores até 2025

Publicado

em

A atriz Bruna Linzmeyer, que participou da primeira fase da novela Pantanal, está no interior do Acre, onde participa de ações ambientais com a S.O.S Amazônia, que em parceria com a Nike, tem o objetivo recuperar 200 hectares de terras através do plantio de 400 mil árvores até 2025. A área é equivalente a 200 campos de futebol.

Bruna conheceu locais em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, onde esteve na Comunidade Maloca, que fica próximo à Terra Indígena Puyanawa.

“Um pedacinho do imenso processo de reflorestamento: o berçário das mudas das plantas! As famílias da comunidade Maloca constroem tudo isso junto com a S.O.S Amazônia”, escreveu ela, marcando a ONG ambiental e a Nike.

As ações são executadas por meio do projeto “Faça Florescer Floresta”, que recupera áreas degradadas e implanta sistemas agroflorestais – SAFs, em comunidades do Acre. Com a parceria com a Nike, firmada para três anos, por meio da FISIA, a ONG SOS Amazônia vai poder ampliar as ações.

Desmatamento

Um estudo feito pelo Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA) da Universidade Federal do Acre (Ufac) identificou que o estado tem 6.100 hectares em alerta de desmatamento até 22 de maio deste ano.

S.O.S Amazônia:34 anos de atuação

A S.O.S Amazônia tem 34 anos de atuação no Acre. Firmou a parceria com a Nike ao lançar plataforma de plantio de árvores que possibilita a captação de recursos que serão destinados à recuperação de áreas degradadas, incluindo o entorno de nascentes.

A parceria entre a S.O.S Amazônia foi firmada este ano com a proposta de recuperar 200 hectares com o plantio de 400 mil árvores até 2025. Já com a fundação britânica Caring Family, o objetivo é plantar um milhão de árvores no modelo de Sistemas Agroflorestais até março de 2024, o que equivale a recuperar 650 campos de futebol. Cerca de 400 famílias residentes em comunidades extrativistas e projetos de assentamento serão beneficiadas diretamente com esta parceria.

Continuar lendo

Na rede

Prefeito do PT que garantiu a maior votação proporcional do Acre a Gladson vai deixar o partido

Publicado

em

O prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, do Partido dos Trabalhadores, que garantiu a maior votação proporcional do Acre para a reeleição do governador Gladson Cameli (PP), 76,3% dos votos do município, vai sair do PT.

“Nos encheu de orgulho ver que mais de 76% da população de Mâncio Lima nos acompanhou neste apoio ao governador e votou nele. Isto é o reconhecimento ao nosso trabalho em parceria que já garantiu obras e melhorias para nosso município”, afirmou o prefeito.

Isaac, que é irmão do deputado estadual Jonas Lima, também do Partido dos Trabalhadores, está no PT desde 2012. Ele conta que na última campanha, em 2020, não teve nenhuma ajuda do partido.

“Quanto ao partido, o PT já falou até em minha expulsão, mas na minha reeleição, em 2020, nem aqui pisaram e não tive apoio nenhum. Agora eu vou sair do PT porque eu quero e saio pela porta da frente e de cabeça erguida”, pontuou.

Isaac não anunciou oficialmente, mas deverá ir para o Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.

Gladson ganhou em todos os 5 municípios do Vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, teve 69,27% dos votos. Ganhou também em Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, onde os prefeitos apoiaram a candidatura de Sérgio Petecão.

Continuar lendo

Na rede

Franciney Melo e Antônio Cosmo vão disputar a presidência da Câmara de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Passada a eleição estadual, em Cruzeiro do Sul as atenções se voltam para a disputa da presidência da mesa diretora da Câmara Municipal, que será realizada em dezembro.

Em 2020, Franciney Melo não teve adversário e foi eleito presidente da Câmara por unanimidade. Ele buscará a reeleição, mas agora terá que disputar com o vereador Antônio Cosmo, do MDB, que se lançou ao cargo nesta terça feira, 4.

Cosmo, disse que vai buscar voto dos 13 colegas vereadores para vencer a eleição.

“Vou fazer uma conversa com cada um vereador porque preciso da maioria pra ser eleito e vou buscar isso”, afirmou.

Os 14 vereadores de Cruzeiro do Sul compõem a base do prefeito Zequinha Lima, do PP. Franciney Melo, o atual presidente, é do mesmo partido de Zequinha, e Cosmo tem se mantido muito próximo do gestor municipal.

Cosmo disse que ainda não conversou com Zequinha, mas acredita que o fato dele ser do mesmo partido de Franciney não deverá influenciar a eleição.

“Meu apoio ao prefeito está garantido até o final do mandato dele. Não conversei com ele sobre esse assunto e acredito que ele não vai entrar nisso, até porque os 14 vereadores são da base dele”, conta Cosmo.

Franciney Melo, que já declarou ao ac24horas ser candidato à reeleição, não atendeu chamada nem mensagem para tratar do novo cenário, tendo o vereador Antônio Cosmo como adversário. Ele havia afirmado não ter tratado do assunto com o prefeito Zequinha Lima.

Já o prefeito Zequinha Lima disse que não teve conversa neste sentido nem com a própria equipe, grupo político e nem com os próprios vereadores. E diz que não vai interferir na eleição da Câmara.

“Os vereadores devem tratar desse assunto entre eles e é importante que haja esse entendimento”, concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.