Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um casamento de sucuri com jacaré-açu 

O MDB caminha para formar uma chapa com a deputada federal Mara Rocha (MDB) para governadora; o pecuarista Fernando Zamora (PRTB) de vice, e o deputado Jenilson Leite (PSB) para o Senado. A engenharia foi admitida ontem ao BLOG do CRICA, como passível de acontecer, pelo presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo. Até aí, morreu Nero. Acontece que, este é um caldo de cultura difícil de ser entendido e digerido. Como Jack, o estripador de Londres, vamos por partes: Mara Rocha figura como integrante da ala extremista e mais radical do bolsonarismo. E, não faz questão de esconder isso.


O seu possível vice Fernando Zamora, é também um defensor declarado das ideias do Bolsonaro. E, como tal, ambos têm algo em comum: o ódio ideológico aos partidos de esquerda e aos defensores da candidatura do presidente Lula. Ela mesmo fez declarações na semana passada, que ela é o Jenilson não se afinam ideologicamente. Já o deputado Jenilson é a antítese de tudo o que pensam a Mara e o Zamora. Jenilson foi formado em Medicina, em Cuba; e é, portanto, um defensor do regime implantado por Fidel Castro; é de esquerda, e tem como bandeira política nesta eleição a defesa da candidatura do ex-presidente Lula.


Como é que a Mara vai se apresentar perante o eleitorado bolsonarista, para pedir votos para Jenilson ao Senado; e ele, vice e versa; para a candidatura dela a governadora, no eleitorado de esquerda? É uma pergunta a ser feita. Ou a Mara vai aderir às ideias da esquerda e do lulismo do Jenilson; ou o Jenilson vai virar bolsonarista. Não dá para falarem línguas diferentes na mesma chapa majoritária. É o que, é comumente chamado no meio político acreano como o casamento da Sucuri com o Jacaré-Açu, um terá que engolir o outro.


O MÁRCIO BITTAR VAI FALAR


O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) promete para hoje a sua posição sobre a sucessão estadual. Só tem duas saídas: ser candidato a governador; ou voltar cabisbaixo para o ninho camelista. Com a palavra, o Bittar. No MDB, está difícil de fazer uma composição.


NOMES DE DENSIDADE


Sargento Adonis, Deputados Wendy Lima e Antônio Pedro, Gilberto Lira (candidato do prefeito Mazinho Serafim), são alguns dos nomes com potencial, na chapa para deputado estadual do União Brasil.


PODE ACONTECER, MAS É IMPROVÁVEL


O PT fará a sua convenção regional na próxima sexta-feira. Na chapa majoritária há apenas a confirmação do Jorge Viana ao Senado. Pode aparecer até lá um nome a governador de última hora, mas isso é improvável.


ATÉ ENTRE OS ADVERSÁRIOS


HÁ UM CONSENSO até entre os seus adversários de que, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) deverá se reeleger com uma expressiva votação. O grosso do seu eleitorado se encontra nos municípios do Juruá.


TUDO MUITO CONFUSO


PERGUNTEI ontem a vários candidatos do União Brasil, qual será o rumo do partido na disputa do governo. Nenhum conseguiu responder, acham tudo confuso.


CHAPA FECHA AMANHÃ


O MDB está prevendo o fechamento da sua chapa majoritária, para no máximo até quinta-feira. O último dia para convenções regionais, é na próxima sexta-feira.


PSD TRANQUILO


QUEM está tranquilo, é o PSD do senador Sérgio Petecão, que fechou a sua chapa majoritária para o governo, vice e senador, com uma boa antecedência.


CAMPANHA PARA O BOLSONARO


O PSD liberou os seus candidatos para escolher o candidato à presidente. A deputada federal Vanda Milani (PROS), que disputará o Senado, vai na sua campanha pedir votos pela reeleição do Bolsonaro.


ÉS TEMPRANO PARA LA FIESTA


A CAMPANHA começa de forma oficial no dia 16, quando todos os candidatos poderão colocar os seus blocos nas ruas. As pesquisas do fim deste mês já trarão um quadro a mais realista. Antes disso, é vender terreno na lua. Como dizem os bolivianos: És temprano para la fiesta.


UM PONTO A FAVOR


UMA das dificuldades de um candidato a deputado pela primeira vez, é se tornar conhecido dos eleitores. Isso não será problema para a candidata a deputada federal Socorro Neri (PP), que como prefeita da capital teve sua imagem popularizada. E, de forma muito positiva em meio à população, o que lhe ajuda a pedir votos.


DOBRADINHA QUE RENDE VOTOS


OS candidatos a deputado Federal Israel Milani (REPUBLICANOS); e a deputado estadual Tadeu Hassem (REPUBLICANOS); têm feito uma dobradinha que vai render votos a ambos. Acabam de fazer uma andança amarrando apoios em Feijó, Tarauacá e no Juruá.


ESPERANDO AS CONVENÇÕES


O ac24horas aguarda o fechamento dos registros das candidaturas nas convenções regionais, para fazer o sorteio das datas das entrevistas dos candidatos ao Senado e a Governador. Se houver segundo turno haverá debate. Dando voz a todos e sem privilégios.


NÃO AVALIO POR PARTIDO


QUANDO comento o trabalho de um deputado, não o faço olhando o partido. No bloco dos partidos de esquerda na ALEAC, nenhum foi mais combativo, com inteligência, propositivo, que o deputado Daniel Zen (PT). Tem credenciais para disputar a reeleição.


POUCO COMPETITIVA


NUMA eleição pode acontecer tudo, ou nada. A chapa de candidatos a deputado federal do PSB pode até eleger alguém, mas por seu esboço é pouco competitiva.


CUIDANDO DO MARKETING


A CAMPANHA do candidato ao Governo, senador Sérgio Petecão (PSD), já está com a sua equipe de marketing, que veio do Recife, em pleno vapor, inclusive, com os jingles prontos e esperando só a hora de rodar.


REFORÇA O SEGUNDO TURNO


SE VAI GANHAR, não sei, não faço previsões e não tenho bola de cristal. Mas, caso o senador Márcio Bittar (União Brasil) saia candidato a governador, reforça a eleição ser decidida no segundo turno. O União Brasil e o REPUBLICANOS têm boas chapas para federal e estadual; o PL uma chapa encorpada para estadual, tempo na televisão e um Fundo Eleitoral de 30 milhões. São partidos sob o comando do seu grupo político.


VOTO DE QUALIDADE


O DEPUTADO federal Flaviano Melo (MDB) disputa a sua última eleição. Por tudo o que já foi na política, governador, prefeito de Rio Branco, senador, pode ser visto como um voto de qualidade por sua contribuição.


NÃO CONSIGO VER INDÍCIO


A OPOSIÇÃO abusa do seu otimismo, quando tira o governador Gladson de um eventual segundo turno. Caso ocorra um segundo turno, não vejo hoje nenhum indício político que não o coloque dentro do cenário.


SAINDO DECEPCIONADOS


CANDIDATOS a deputados federais que esperavam receber em torno de 1 milhão de reais cada para tocar a campanha, já foram informados que os repasses encurtaram, e no máximo vão receber 20% do previsto.


NÃO JOGAM DINHEIRO PARA CIMA


AS DIREÇÕES NACIONAIS dos grandes partidos têm uma leitura original de cada estado, sobre as suas chapas para deputado federal. Sabem as que são fracas e tendem não eleger ninguém. Foi por isso que a executiva nacional do PL, cortou a verba da chapa no Acre a federal, por ser fraquinha.


VAGAS ABERTAS


MEIRE SERAFIM (União Brasil), Gérlen Diniz (PP), Roberto Duarte (REPUBLICANOS), Jenilson Leite (PSB), são deputados que não disputarão a eleição e, deixam quatro vagas abertas na ALEAC, porque seriam fortes se disputassem a reeleição.


ESQUEÇAM TUDO


A CAMPANHA oficial, e para valer, vai começar a partir do próximo dia 16. Esqueçam tudo o que aconteceu na pré-campanha. Até aqui, os jogos foram amistosos; o jogo do campeonato profissional se inicia a partir da data.


FRASE MARCANTE


“Ás vezes ouço o passar o vento; e só de ouvir o vento passar vale a pena ter nascido”. Fernando Pessoa.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.