Menu

Pesquisar
Close this search box.

Venezuelanos ficam isolados na Upa por suspeita de variola dos macacos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, Franco Silva, recebeu nesta sexta-feira, 29, três pacientes com sintomas suspeitos da Varíola dos Macacos – transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus.


Segundo informações obtidas pela reportagem do ac24horas, os pacientes chegaram na unidade na tarde de ontem em busca de atendimento médico devido aos supostas sintomas da doença que já vitimou uma pessoa no país.

Anúncios


A reportagem esteve no local e ouviu a diretora da UPA, Simone Prado, que afirmou que ao todo, os suspeitos são um casal e uma criança de nacionalidade venezuelana. “Eles ainda serão avaliados pelos médicos e terão as amostras coletadas”, declarou.


Prado destacou ainda que maiores dados sobre o caso deverão ser repassados por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).


No entanto, os casos suspeitos, que porventura forem colhidos, devem ser encaminhados à Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais.


Sintomas e transmissão


Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.


Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido