Menu

TRE testa nova urna eletrônica no ac24horas e mostra novidades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) levou ao estúdio do ac24horas na ExpoAcre 2022, na abertura da feira neste sábado, 30, o novo modelo de urna eletrônica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano. O modelo mais recente conta com mudanças no design e na autonomia de bateria.


A diretora do TRE no Acre, Rosana Magalhães, apresentou as mudanças que poderão ser visualizadas pelo eleitor. “Há um ângulo diferente para o eleitor observar a foto do candidato, mas o sistema é igual a todas as outras”, ressaltou.

Publicidade

A nova bateria faz com que a urna suporte entre 6 e 8 horas sem energia elétrica. Magalhães reafirmou que não há como se conectar com a urna numa tentativa de invadir o equipamento, pois não conta com wi-fi, bluetooth, ou mesmo placa de rede.


“É absurdo achar que ela pode ser invadida, porque não tem tecnologia para isso instalada na urna. Fazemos testes todos os anos e não conseguiram até hoje fazer qualquer invasão”. A diretora lembra que mais de 50 países usam urna eletrônica e a brasileira é a mais segura de todas.


“Nosso modelo e cultura exige critérios de segurança e aparatos tecnológicos. Os Estados Unidos, por exemplo, usam mais de um modelo. Estamos para combater a desinformação e enfrentar as fake news”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido