Menu

Governo do Acre veta LDO por causa de emendas de deputados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli publicou na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 29, mensagem à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) comunicando o veto integral ao Projeto de Lei nº 103/2022, que “Altera dispositivos da Lei nº 3.910, de 19 de janeiro de 2022, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022 ”.

De acordo com a justificativa do governo, após análise, não resta dúvida sobre o vício de inconstitucionalidade. A mensagem destaca que o veto não trata sobre o poder atribuído pela Constituição aos parlamentares para realizar emendas a projetos de lei, inclusive os de natureza orçamentária, quando observados os parâmetros definidos na Constituição. Ocorre que essa prerrogativa institucional não pode, em nenhuma hipótese, ser confundida com o poder de deflagrar o processo de formação dessas leis.

Anúncio

O governo explica ainda que em se tratando de projetos de lei orçamentários, apenas após a deflagração do projeto por parte do Chefe do Poder Executivo é possível que parlamentares apresentem emendas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.