Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pela primeira vez, Cruzeiro do Sul tem setores de Proteção à Mulher e Combate à Desigualdade Racial

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Cruzeiro do Sul, com 117 anos de fundação, tem pela primeira vez na história coordenações de Combate à Violência Contra a Mulher e de Combate à Discriminação Racial. As estruturas são ligadas ao Grupo Permanente de Trabalho e Apoio ao Serviço Humanitário, liderado pela primeira-dama do município, a pedagoga Lurdes Lima.


As coordenações, que contam com Assistente Social e Pedagogas, atuam agora em um caso de discriminação Racial sofrida pela funcionária negra de uma ótica que funciona no município.

Anúncios


“Nós atuamos nessa rede de apoio com suporte para as vítimas e vamos ampliar os profissionais para dar encaminhamento à essas demandas de situações que acontecem contra as pessoas pela questão da cor e da condição feminina”, citou a primeira-dama, destacando que as coordenações também têm ações em escolas e outras instituições com palestras e conscientização.



“As mulheres às vezes nem reconhecem que são vítimas de violência doméstica e nem as pessoas negras reconhecem quando são vítimas de racismo e injúria Racial. Então atuamos nessa conscientização e no suporte necessário para as denúncias e demais medidas”, relata.


O Grupo Permanente e as Coordenações funcionam no prédio da antiga prefeitura de Cruzeiro do Sul, região central da cidade.


Campanhas

Discreta e atuante, a primeira-dama de Cruzeiro do Sul, que deu aulas e coordenou escolas durante 28 anos, não assumiu a Secretaria de Ação Social, fato comum entre as mulheres de prefeitos. Preferiu atuar na retaguarda e o primeiro desafio, em 2021, foi a enchente histórica do Rio Juruá, de 14.32 metros, que desabrigou mais de 40 mil pessoas no município.


Ela criou e coordenou a Campanha Juruá Solidária, que alcançou mais de 10 mil famílias com doações de alimentos, roupas, colchões , água potável, fraldas e outros itens.



No Dia das Crianças de 2021 , por meio de campanhas de doações, arrecadou e distribuiu 2 mil brinquedos para crianças assistidas pelo Educandário, Fundação Betel e Pastoral da Criança. Já no Natal, as cestas e brinquedos beneficiaram 369 famílias em 21 bairros e 8 comunidades rurais.


“Procuramos fazer nossa parte para incentivar, facilitar e promover ações que favoreçam as pessoas em situação de vulnerabilidade. Fazemos parcerias com instituições e estamos aqui disponíveis não para promover o assistencialismo e sim a cidadania . Essa é a gestão do prefeito Zequinha Lima!”, conclui Lima.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido