Conecte-se agora

Acre tem mais de 11 mil moradias com uma só pessoa vivendo nelas

Publicado

em

Ainda que lentamente, a população que prefere morar sozinha cresce no Acre, algo que pode ser medido pelas pesquisas do IBGE. O mais recente estudo, a PNAD divulgada na 3ª semana de julho, informa que cresceu em 1,8% o número de moradias chamadas unipessoais, ou seja, que abriga um único residente.

“No Estado, em 2021, 12,2% das unidades domésticas eram unipessoais, ou seja, compostas apenas por um morador. Houve um crescimento das unidades domésticas unipessoais em relação a 2012, quando eram 10,4%”, confirma o IBGE, cujo ranking mostra que o Acre tem população morando sozinha maior que oito Estados, entre eles o Ceará e o Amazonas – levando em conta que são o Acre tinha mais de 906 mil habitantes em 2021, são ao menos 11 mil moradias com pessoas nessa condição.

Dentre as demais formas de arranjo domiciliar, a unidade estendida, constituída pela pessoa responsável com pelo menos um parente, formando uma família que não se enquadre em um dos tipos descritos como nuclear, correspondia a 22,7% em 2021, o que representa uma redução em relação a 2012 (21,1%).

As unidades domésticas compostas, ou seja, aquelas constituídas pela pessoa responsável, com ou sem parente e com pelo menos uma pessoa sem parentesco, podendo ser agregado, pensionista, convivente, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico, representavam 1,0% do total de domicílios ocupados em 2021.

A análise por Grandes Regiões mostra que em todas as Regiões predominavam as unidades domésticas nucleares, com a maior proporção,

em 2021, verificada na Região Sul (71,2%). O Sudeste e o Sul apresentavam os percentuais mais elevados de domicílios com apenas um morador, respectivamente, 16,2% e 15,8%, ao passo que no Norte eram 11,5%. As Regiões Norte e Nordeste, por outro lado, apresentavam as maiores proporções de unidades domiciliares estendidas, respectivamente, 22,5% e 19,3%.

Unidade doméstica é a denominação que se dá ao conjunto de pessoas que vivem em um domicílio particular, cuja constituição se baseia em arranjos feitos pela pessoa, individualmente ou em grupos, para garantir para ela mesma alimentação e outros bens essenciais para sua existência. Sua formação ocorre a partir da relação de parentesco ou convivência com o responsável pela unidade doméstica, assim indicado pelos demais moradores. Portanto, de acordo com o esse conceito, todas as pessoas que vivem em um domicílio fazem parte da mesma unidade doméstica e, nesse caso, o número de domicílios ocupados é igual ao de unidades domésticas.

Acre

Nilson Euclides comparece ao debate com apoio da militância

Publicado

em

O candidato ao governo, professor Nilson Euclides (PSOL) foi o último a chegar aos estúdios da TV Acre para o debate com os postulantes ao Palácio Rio Branco nesta terça-feira, 27, em Rio Branco.

Com apoio de dezenas de apoiadores de esquerda, Euclides se disse confiante. “Fundamental para a democracia”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha é recebida com festa antes de debate na TV Acre

Publicado

em

A candidata ao governo do Estado do Acre, deputada federal Mara Rocha (MDB) compareceu ao debate com os candidatos ao governo abraçada pela militância emedebista.

Com danças e ao som do jingle de campanha, Rocha chegou e foi abraçado pela militância presente na frente da emissora.

A candidata que estava acompanhada do vice-governador Major Rocha, não quis conversar com a reportagem.

Continuar lendo

Acre

Petecão se reúne com familiares de detentos antes do debate

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Sérgio Petecão (PSD), se reuniu na entrada da TV Acre com representantes dos detentos em frente a emissora e prometeu tomar providências caso seja eleito ao comando do Palácio Rio Branco. Sobre os protestos, Petecão disse que é obrigação do governo atender as reivindicações dos familiares. “Me solidarizo e considero isso uma falta de respeito”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Na TV Acre, Bittar diz que vai prestar contas do mandato de senador

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Márcio Bittar (União Brasil) chegou na noite desta terça-feira, 27, em seu veículo para participar do debate da TV Acre, em Rio Branco. Sem o apoio de militantes, ele disse que deverá prestar contas do seu mandato como senador no Congresso Nacional. “Antes de prometer, devemos prestar contas do que fizemos”, comentou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.