Conecte-se agora

Golpe da extorsão volta a ser aplicado com ameaças de facções

Publicado

em

A Polícia Civil descobriu recados de membros de organização criminosa que estavam sendo enviados a comerciantes com pedido de dinheiro por supostas denúncias contra o tráfico de drogas na capital acreana. Trata-se do Golpe da Extorsão que há tempos vem sendo praticado em alguns municípios, mas agora com nova roupagem, incluindo a ameaça direta de líderes de facções criminosas.

As mensagens são sempre em tom ameaçadores, especialmente de invadir casas comerciais e residências com prática de violência. Com esse tipo de ação constante os membros de facções estão extorquindo ou tentando extorquir dinheiro de comerciantes. A estratégia mudou, já que agora eles visam causar pânico e deixar as vítimas ainda mais amedrontados.

U. recado dado a um comerciante da Baixada do Sobral o suspeito se identifica com um dos líderes do Comando Vermelho no Estado do Acre. Ele explica que uma pessoa havia publicado a foto do comerciante em 18 grupos da facção informando que o mesmo estaria negociando com a polícia um certo ponto de venda de drogas da organização: “será que teremos que tomar uma decisão drástica para calar sua boca? Me liga”, diz a mensagem. Segundo a polícia, se a vítima escolhida ligar de volta, vai ser extorquida.

Para criar ainda mais pânico, os golpistas entram na rede social do escolhido e o publicam em um dos grupos de facção. Em seguida ligam para a futura vítima perguntado o que ele está fazendo publicações em grupo composto apenas de pessoas ligadas à organização criminosa. “Quero uma explicação de sua parte. O que está acontecendo? Por que essas fotos no grupo da facção? Me ligue imediatamente”, diz o golpista.

Ao falar a respeito do assunto, o coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Alcino Júnior, disse que realmente as facções voltaram a prática desse tipo de golpe de forma intensa na capital, com uma nova roupagem para causar mais medo à vítima. “As ameaças de fato amedrontam. É difícil uma pessoa de bem receber um telefonema, mensagem de voz e até e texto afirmando que alguém do comércio tenha sido responsável pelo fechamento de um ponto de droga ou algo parecido”, comentou a autoridade.

De acordo com Alcino Júnior, essa é mais uma maneira e tentar forçar a pessoa, até chegar em um nível que esta pense que realmente causou um prejuízo à facção e precisa pagar o dano causado. O delegado recomenda sempre usar da tranquilidade no primeiro momento, não atender os pedidos dos bandidos ou ignorar a ligação. “Caso aconteça qualquer fato relacionado a essa tentativa de extorsão e ameaças, o primeiro passo é gravar esses números, fazer prints desses telefones, dessas telas, mensagens e vai o registro na Polícia Civil. Pode vir aqui na DEIC, no Bosque que vamos tomar as providências cabíveis”, concluiu o delegado.

Acre

Nilson Euclides comparece ao debate com apoio da militância

Publicado

em

O candidato ao governo, professor Nilson Euclides (PSOL) foi o último a chegar aos estúdios da TV Acre para o debate com os postulantes ao Palácio Rio Branco nesta terça-feira, 27, em Rio Branco.

Com apoio de dezenas de apoiadores de esquerda, Euclides se disse confiante. “Fundamental para a democracia”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha é recebida com festa antes de debate na TV Acre

Publicado

em

A candidata ao governo do Estado do Acre, deputada federal Mara Rocha (MDB) compareceu ao debate com os candidatos ao governo abraçada pela militância emedebista.

Com danças e ao som do jingle de campanha, Rocha chegou e foi abraçado pela militância presente na frente da emissora.

A candidata que estava acompanhada do vice-governador Major Rocha, não quis conversar com a reportagem.

Continuar lendo

Acre

Petecão se reúne com familiares de detentos antes do debate

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Sérgio Petecão (PSD), se reuniu na entrada da TV Acre com representantes dos detentos em frente a emissora e prometeu tomar providências caso seja eleito ao comando do Palácio Rio Branco. Sobre os protestos, Petecão disse que é obrigação do governo atender as reivindicações dos familiares. “Me solidarizo e considero isso uma falta de respeito”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Na TV Acre, Bittar diz que vai prestar contas do mandato de senador

Publicado

em

O candidato ao governo, senador licenciado Márcio Bittar (União Brasil) chegou na noite desta terça-feira, 27, em seu veículo para participar do debate da TV Acre, em Rio Branco. Sem o apoio de militantes, ele disse que deverá prestar contas do seu mandato como senador no Congresso Nacional. “Antes de prometer, devemos prestar contas do que fizemos”, comentou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.