Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cinco pessoas são presas no Acre por crimes ambientais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A segunda edição da Operação Guardiões do Bioma – Combate a queimadas e incêndios florestais, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, já mostra seus primeiros resultados no Acre, onde é comandada pela Polícia Militar.


Em apenas duas semana de atuação no estado, cinco pessoas já foram presas por crime de desmatamento ilegal e mais de 254 hectares foram fiscalizados nesse período, segundo balanço parcial do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Acre, divulgado pelo portal g1.

Anúncios


Além disso, 28 polígonos foram fiscalizados, cinco motosserras e um trator apreendidos e mais um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado.


Esta é a segunda edição da Operação Guardiões do Bioma e tem como objetivo a atuação nas regiões da Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e da Caatinga.


A força-tarefa está dividida em todo estado, então todos os batalhões como o de Feijó, Xapuri, Brasiléia, em Rio Branco, por exemplo, têm fiscalização e não há data definida para a conclusão.


Queimadas e desmatamento

O desmatamento no Acre aumentou 13% em 2021, segundo o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas. Dados do levantamento apontam que o estado perdeu 64.147 hectares da cobertura de vegetação nativa no período.


Em 2020, o estado tinha registrado uma perda de mata nativa de 56.577 hectares e ocupava o oitavo lugar no ranking nacional. Com o aumento registrado no último ano, caiu para a 9ª posição entre os 26 estados e o Distrito Federal.


O desmatamento acaba tendo como resultado as queimadas, com isso, dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que de janeiro até o dia 19 de julho deste ano já foram identificados no estado, 271 focos de queimadas.


Esse dado representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior quando foram registrados 232 focos.


Com informações de reportagem assinada pela repórter Alcinete Gadelha, do Portal g1.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido