Menu

Pesquisar
Close this search box.

Órgãos de defesa prometem ações de repressão contra queimadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes dos órgãos ambientais, de controle, fiscalização, das forças de segurança e defesa se reuniram nesta quinta-feira, 7, na sede do Ministério Público Estadual e anunciaram ações conjuntas e medidas duras para quem fizer queimadas nas áreas urbana e rural de Cruzeiro do Sul e demais municípios da região. As ações incluem a criação de equipe extra do Corpo de Bombeiros, rondas ambientais nos bairros e prisões em flagrante.


Segundo o promotor de Meio Ambiente, Iverson Bueno, as queimadas e desmatamentos deste ano já são superiores a anos anteriores em todo o Estado e em Cruzeiro do Sul a fumaça já é bem visível. Ele cita que população tem conhecimento quanto aos malefícios e consequências das queimadas para o meio ambiente e a saúde, segundo o promotor de Meio Ambiente. Por isso, agora as ações serão também de repressão, com prisões em flagrante e autuações.

Anúncios


” O Artigo 54 da Lei Ambiental, prevê prisão em flagrante, pena de 1 a 4 anos de prisão e inquérito policial. Com a denúncia, fotos e outras provas os casos serão enviados ao judiciário. Pedimos que as pessoas denunciem as queimadas por meio do Copom, Ciosp e Policiais Militar e Civil “, solicita o promotor


O delegado de Polícia Civil, Vinicius Almeida, diz que as pessoas que chegarem na Delegacia por crime ambiental, só serão liberadas mediante pagamento de fiança e da decisão judicial.


“Mesmo que seja em seu quintal a pessoa não pode queimar. As pessoas que forem conduzidos até a delegacia terão que pagar fiança e aguardar decisão do juiz. A pena é a mesma do furto, que é de 1 a 4 anos “, avisa o delegado, lembrando que a fumaça agrava a saúde humana. ” Os casos de Covid-19 estão de volta e a fumaça neste sentido é um agravo a mais para toda a sociedade”.


O secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves, diz que a prefeitura mantém a limpeza dos bairros em dia com retirada de entulho e que, por isso, não é necessário queimar o lixo e entulhos nos quintais.


“Este ano já passamos duas vezes em cada bairro com a roçagem e retirada de entulho. Nosso cronograma está nas nossas redes sociais e os líderes Comunitários têm esse calendário. Em Cruzeiro do Sul são 35 mil casas. Já pensou se todos queimarem o lixo no quintal que celeuma ambiental?”, indaga.


Dez ocorrências de queimadas

Neste final de semana o Corpo de Bombeiros foi acionado 10 vezes por causa de queimadas. Desde o final das chuvas, segundo o comandante da corporação, tenente Jozadaque, já foram 30 ocorrências.


Agora, entre as medidas tomadas contra as queimadas, de acordo com o militar, estão a capacitação de brigadistas, criação de uma equipe extra e as rondas ambientais, que serão feitas junto com os órgãos de fiscalização e controle.


“Nós treinamos os brigadistas de Mâncio Lima, estamos criando uma equipe extra que vai atuar com a equipe ordinária do serviço de 24 horas e faremos as rondas nos bairros junto com o pessoal da Defesa Civil e dos órgãos ambientais “, destaca.


Fogo e fumaça são perigos na BR-364

O comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, tenente Moura, diz que já foi feito um mapeamento das áreas críticas de queimadas, onde vão intensificar as ações de fiscalização.


O militar explica que o fogo é duplamente perigoso na BR-364. “A fumaça na BR-364 é ruim para os moradores e perigoso para quem está dirigindo. Outro perigo é que os animais fugindo do fogo correm para a estrada, o que pode causar sérios acidentes de trânsito”, relatou o militar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido