Menu

Com aumento de casos de Covid-19, população reclama que não tem conseguido fazer testes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre vive uma quarta onda da Covid-19. Nos últimos dias, os casos têm aumentado de forma considerável. As próprias autoridades médicas acreditam que há uma subnotificação dos casos, já que por conta da vacinação boa parte dos casos são menos graves e por isso os pacientes vão em menor quantidade procurar fazer o exame. Outro problema relatado pela população é em relação a não conseguir fazer os testes em determinadas unidades de saúde.


Pessoas com sintomas da Covid-19 reclamaram ao ac24horas que não conseguiram fazer o teste na manhã desta quarta-feira, 6, na URAP da Vila Ivonete. “Isso é um absurdo. Se a gente sai de casa é porque não está se sentindo bem. Aí você porque a prefeitura divulga que aqui faz o teste e quando você chega simplesmente é avisado que não tem o teste”, diz a dona de casa Maria do Socorro Dias.

Publicidade

O ac24horas procurou a diretora da URAP da Vila Ivonete, Franciana Dantas, que confirmou a falta de testes e explicou que o motivo é o espaço insuficiente da URAP. “Dias de terça, quarta e quinta temos atendimento pediátrico e eu não posso colocar no mesmo espaço pessoas com suspeita de Covid-19 e crianças recém nascidas que ainda nem usam máscaras. Nós não temos local, como em outros lugares, para colocar as pessoas sentadas fora. Eu só consigo fazer os testes no segundo andar e é o mesmo lugar onde ficam as crianças. Só vamos fazer à tarde porque neste período não temos atendimento pediátrico”, afirma.


Nos últimos dias, a prefeitura reservou a URAP Maria Barroso, na região da Sobral, para atendimento exclusivo da Covid-19. Mesmo assim a reclamação continua. “O problema na Maria Barroso é que o atendimento não está organizado, não tem uma ficha, uma fila arrumada. A orientação que a gente recebe é procurar saber quem é o último da fila e aguardar”, informa Maria do Socorro Dias.


Veja vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido