Conecte-se agora

 Área de Engenharia Mecânica exige cada vez mais conhecimento em tecnologia

Momento é de investir conhecimento em energias alternativas, indica professor

Publicado

em

Tida como uma das graduações mais antigas, a área de Engenharia Mecânica ganhou maior força ainda no período da Revolução Industrial, quando o mundo se viu à frente da necessidade da inserção das máquinas na rotina de trabalho. Atualmente, é a tecnologia que dita as regras exigindo cada vez mais profissionais qualificados não só em elementos técnicos como, também, tecnológicos aliados às profissões. 

O relatório O futuro do emprego, realizado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, apontou que a pandemia acelerou a necessidade de novas atividades. O documento que analisou o ano de 2020 indica, ainda, que o ramo de engenharia mecânica é um dos segmentos mais beneficiados pela interferência das tecnologias.

Nesse cenário, profissionais atualizados com as inovações, sistemas de inteligência artificial, impressão 3D e de robotização possuem boa perspectiva de crescimento.

“Estamos numa fase de avanço e retomada global da economia. Certamente pessoas melhor preparadas serão absorvidas pelo mercado.  Há um futuro promissor para os engenheiros mecânicos que se envolverem em atividades industriais, particularmente em automação e robótica”, destaca Mateus Eça, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera. Para o professor, o momento é de também investir conhecimento em energias alternativas.

Além das tradicionais áreas de automóveis, aviação, navegação e fabricação de maquinários, a atuação destes profissionais avançou de tal maneira que engenheiros mecânicos estão concentrando atividades no ramo ambiental, materiais compostos e indústria eólica, produzindo energia elétrica de forma consciente, limpa e renovável.

“Sem dúvida que as melhores oportunidades surgem para aquele que tem a preocupação de manter-se atualizado, fazer especializações, dar continuidade aos estudos. A engenharia é uma profissão que exige continuidade porque tudo muda com muita rapidez”, aconselha o coordenador.

Conheça as atividades com escassez destes profissionais:

Nanoengenharia

Biomecatrônica

Robótica;

Mineração

Área ambiental

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Destaque 4

Condutora de Honda Civic mata morador de rua atropelado na Via Chico Mendes

Publicado

em

Um morador de rua ainda não identificado morreu vítima de atropelamento na noite desta quinta-feira, 22, na Via Chico Mendes, em frente a uma concessionária de veículos no bairro Triângulo, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com a polícia, a motorista do Honda Civic de cor branca trafegava sentido centro-bairro em velocidade acima do permitido na Via Chico Mendes, quando atropelou a vítima, que tentava atravessar a rua. O veículo estava adesivado com banner do deputado estadual e candidato à reeleição André da Droga Vale. Testemunhas contaram que assessores do candidato retiraram o adesivo do vidro traseiro do carro.

Com o impacto, foi arremessado a uma distância de aproximadamente 40 metros e caiu sobre o asfalto desmaiado. A frente do veículo ficou totalmente destruída.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, a vítima já se encontrava sem vida. Segundo o médico do SAMU, o homem sofreu múltiplas fraturas e um traumatismo crânio encefálico gravíssimo.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos e identificação.

A condutora do veículo foi encaminhada à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestou esclarecimento e foi liberada. O veículo Honda Civic foi removido por um guincho.

Continuar lendo

Acre 01

Jorge e Nazaré se comprometem a lutar pela BR-364: “Não podemos perder essa estrada”

Publicado

em

Há dez dias da eleição, a Caravana da Esperança retorna aos municípios de Feijó e Tarauacá, nesta quinta-feira, 22, com o entusiasmo do candidato ao Governo Jorge Viana, e a candidata ao Senado Nazaré Araújo, que realizam uma campanha “pé no chão” pelo interior do Acre.

A comitiva iniciou o dia com uma caminhada pelo centro comercial de Feijó, seguido de entrevista a rádio local. Ainda pela manhã, Jorge e Nazaré seguiram com a militância rumo a Tarauacá, onde foram recebidos com uma animada passeata pelo centro do município. Os candidatos participaram do podcast Blog do Accioly e caminharam no bairro da Praia, um dos maiores da cidade.

Diante das péssimas condições da BR-364, Jorge Viana, que foi governador do Acre por oito anos, ressaltou o desafio e a conquista de sua gestão, que trouxe uma nova realidade para o estado.

“O Acre era apartado, era isolado. Nós acabamos com esse isolamento em meu governo. E com isso vieram outros benefícios para essa região. Agora é sacrifício novamente andar por essa estrada, e nas cidades a situação é mais grave ainda, com muita gente desempregada. Eu e o Marcus Alexandre somos candidatos para enfrentar essa situação. Nós queremos socorrer as pessoas que estão desamparadas, criar um grande programa de geração de emprego, recompor essa infraestrutura e fazer essa região de Feijó e Tarauacá voltar a prosperar”, disse Jorge Viana.

A candidata ao senado, Nazaré Araújo, apontou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam trafegar pela BR-364.

“Fazemos uma força para chegar a Feijó e Tarauacá pela estrada, são vários pontos críticos. Não podemos perder essa estrada, que é uma conquista do povo acreano e que só foi possível por causa do presidente Lula e do trabalho dos governos populares. Eu como senadora quero fazer o compromisso com as pessoas do interior do estado que precisam das estradas, dos ramais funcionando para o escoamento das produções, para que se possa fazer o transporte das pessoas, porque isso é fundamental para a vida”, declarou.

A agenda de Jorge Viana e Nazaré Araújo segue durante a noite na comunidade Vila São Vicente, ao longo da BR-364, na beira do Rio Gregório, ainda em Tarauacá.

Continuar lendo

Cotidiano

Longo participa de encontro com defensores-gerais de todo o Brasil e recebe elogio

Publicado

em

O deputado Pedro Longo participou nesta quinta-feira (22) de uma visita institucional à Assembleia Legislativa e ao Palácio Rio Branco feita por defensoras e defensores-gerais de 17 estados brasileiros e o Distrito Federal no Acre.

A ocasião é parte da programação da 66ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que acontece na manhã desta sexta (23). Essa é a primeira vez que o Estado sedia o evento.

O líder do governo acompanhou a visita ao lado do governador Gladson Cameli. “Importante participar de um momento tão significativo para a Defensoria Pública do Acre, que é uma instituição que possui um papel imprescindível para a manutenção dos direitos dos nossos acreanos, e também substancial para a história do nosso Estado. Seguiremos lutando para que as entidades do Estado tenham o seu trabalho respeitado e validade, contribuindo para o desenvolvimento do que entendemos como sociedade acreana”, salientou.

Presentes na solenidade o presidente do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais (CNCG), Marcus Edson de Lima, a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Barreto Ricarte, a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Público dos Acre (Adpacre), Aryne Cunha, o vice-presidente do Condege e defensor-geral do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva, além de representantes de 17 estados mais o Acre e o Distrito Federal.

Cameli aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho que Longo vem desempenhando na Aleac. “Por onde ando e passo, me sinto muito orgulhoso em compartilhar com as pessoas o fato de que você é um exemplo de líder, que faz o seu papel de forma brilhante lutando pelo Governo e pelo nosso povo. Obrigado por tudo isso”, defendeu o chefe do executivo.

Continuar lendo

Destaque 6

Datafolha para presidente: Lula tem 47%; e Bolsonaro, 33%

Publicado

em

Pesquisa Folha/Globo/Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; Simone Tebet (MDB), com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

A parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 4% dos entrevistados. Os indecisos e os que não responderam somam 2%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Foram ouvidas 6.754 pessoas face a face entre terça-feira (20) e esta quinta (22). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-04180/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

O Datafolha também testou um cenário de segundo turno. Confira abaixo os resultados.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47%

Jair Bolsonaro (PL) – 33%

Ciro Gomes (PDT) – 7%

Simone Tebet (MDB) – 5%

Soraya Thronicke (União) — 1%

Felipe D’Avila (Novo) – 0

Sofia Manzano (PCB) – 0

Vera Lucia (PSTU) – 0

Leonardo Péricles (UP) – 0

José Maria Eymael (DC) – 0

Padre Kelmon (PTB) – 0

Brancos e nulos – 4%

Indecisos – 2%

Segundo turno

Intenção de voto estimulada para presidente:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 54%

Jair Bolsonaro (PL) – 38%

Brancos e nulos – 7%

Indecisos – 2%

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.