Menu

Comunidades do Juruá denunciam ação de garimpeiros em áreas de conservação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Comunidades tradicionais do Juruá estão em alerta após registrarem a chegada de balsas de garimpo no local. As informações são da agência internacional Deutsche Welle.


Segundo os moradores, as embarcações se movimentam pelo rio Andirá, dentro dos limites da Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá.

Publicidade

Em uma das regiões mais resguardadas da Amazônia e protegidas por diversas unidades de conservação, os residentes temem que o local se transforme em um novo polo de atividades ilegais.


Outras balsas do mesmo tipo foram avistadas em dias anteriores, mas foram interceptadas por moradores, que pediram que os garimpeiros se retirassem da localização.


“É a primeira vez na história da cidade que uma balsa de garimpo adentra a região do rio Juruá. Nunca houve notícia de exploração de ouro na região, principalmente por essas dragas gigantes”, afirma Manoel Cunha, morador e gestor da Resex.


A área tem um forte histórico de organização social em torno do uso sustentável dos recursos que a floresta oferece. Possui cooperativas que viabilizam o uso de sementes e oleaginosas que são processadas nas comunidades e vendidas para indústrias de cosméticos.


Após a chegada das balsas, representantes das organizações locais pediram providências junto à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.


De acordo com o Fórum Território Médio Juruá, existem pelo menos sete processos minerários abertos na Agência Nacional de Mineração com incidência na região, todos em busca de ouro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido