Damasceno diz que decisão do TCE é referente aos últimos 6 meses de gestão em 2016

O ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, justificou nesta segunda-feira, 4, por meio de nota, a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em condenar o ex-gestor em quase R$ 2 milhões com o pagamento de combustível.
Segundo o ex-prefeito, os gastos são referentes aos últimos 6 meses de gestão no ano de 2016. “Esclareço que essa decisão do TCE é do consumo total de combustíveis dos últimos seis meses da nossa gestão do ano de 2016, eles questionaram todo o nosso consumo e estão me cobrando por isso”, declarou.
Rodrigo alfinetou a atual gestão em relação ao consumo de combustível. “Como se a Prefeitura de Tarauacá nos últimos 6 meses não tivesse tido consumo algum. Então nos últimos 6 meses de gestão fechamos a Prefeitura? Porque é isso que estou sendo questionado e os gastos com atendimentos nas ações de saúde, no transporte escolar, na secretaria de obras e serviços sociais do Município. Estou sendo questionado em algo que tenho como explicar, tanto que já fizemos a nossa nota técnica para o tribunal analisar. Agora será que os que estão difundido coisas negativas sobre nós têm a mesma consciência tranquila?”, alegou.
O médico lembrou ainda que é o único ex-prefeito que tem nome limpo no sistema do TCE. “Sou o único ex-gestor de Tarauacá que tem a certidão de nome limpo dentro do TCE. Espero que os mesmos que me atacam hoje possam dizer o mesmo depois. Tenho a consciência tranquila, pois sempre respeitei o erário público, assim usarei de todos os recursos técnicos e jurídicos para provar a minha inocência”, esclareceu.

A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é referência no atendimento às mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência sexual. Buscando aprimorar o acolhimento dessas pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde da Mulher, promoveu uma roda de conversa com os servidores da unidade, nesta terça-feira, 21.
O objetivo é sensibilizar os profissionais da Saúde, fazendo-os compreender sobre os impactos causados pela violência. Dessa forma, o atendimento será mais acolhedor e humanizado, evitando a revitimização, fenômeno pelo qual a vítima experimenta um sofrimento continuado e repetitivo, mesmo após cessada a violência originalmente sofrida.
“A violência sexual é uma questão de saúde pública. Ela precisa ser tratada com seriedade e é por isso que estamos trabalhando o tema. Hoje, iniciamos com o pessoal da recepção e do acolhimento, que são os primeiros profissionais a lidarem com a vítima quando chega a unidade. A intenção é fazer com que eles entendam o seu papel dentro do círculo do atendimento em saúde”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, Izabela Araújo.
De acordo com a gerente de Assistência da Maternidade Bárbara Heliodora, Carina Hechenberger, a iniciativa corresponde às diretrizes impostas pelo Ministério da Saúde (MS). “Visamos possibilitar a essa mulher um atendimento digno, humanizado e respeitando todos os direitos que ela tem”, disse.
Para a servidora Rosa Ferreira da Costa, discutir sobre o assunto é importante para mantê-los atualizados. “Procurar ajudar a vítima e a família é importante. Observamos que ultimamente tem crescido os casos de violência sexual contra as mulheres, por isso precisamos saber atender e orientar. Acolhimento não é só o nome, é a ação”, declarou.

Com o início do ano letivo, uma das prioridades no retorno às aulas, para a maioria dos estudantes acreanos, é o cartão escolar. Por isso, desde o começo de março, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) está realizando a renovação do cartão escolar na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco.
Com cerca de 600 atendimentos por dia, onde já foram contabilizados mais de oito mil atendimentos em 2023. Para realizar a renovação é muito simples: basta o aluno estar com seu cartão escolar original e a declaração escolar em mãos e procurar o RBTrans na Praça Rosa, das 7h30 às 13h30, na OCA Rio Branco.
Caso o aluno tenha mudado de endereço, deverá portar o comprovante do novo endereço original e uma cópia simples, que ficará retida no órgão. Se o cartão escolar estiver deteriorado ou em caso de perda, sendo o aluno menor de 16 anos, os pais devem acompanhá-lo para emissão de um novo cartão.
De acordo com Renato França, estudante do terceiro ano do ensino médio, que fez a renovação do seu cartão escolar, esse serviço oferecido na OCA facilita bastante a vida dos estudantes.
“Pude renovar meu cartão assim que fui liberado da aula e não teve demora, apesar da procura ser grande. Gostei muito do serviço, fui bem atendido e posso sair satisfeito e com meu cartão em mãos, renovado por mais um ano”, conclui.
“Sabemos da importância desse serviço para os alunos, também percebemos o aumento gradativo da demanda, por isso nos planejamos com antecedência para que este atendimento possa ser oferecido com qualidade. O RBTrans tem sido um grande parceiro e tem nos ajudado a oferecer esse serviço com a máxima eficiência”, comenta a diretora da OCA, Francisca Brito.
Para mais informações, entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico da OCA Rio Branco (68) 3215-2475; (68) 3215-2400; (68) 3215-2427; (68) 3215-2445.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco irão realizar uma programação específica até a próxima sexta-feira, 24.
Com a temática “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a ação inicia nesta quarta-feira, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT).
Além disso, também acontecerão palestras, apresentações, exposições de atividades e fotografias, em vários pontos da capital. No encerramento, às 17h, será feito um plantio de mudas na estação de tratamento de esgoto (ETE) da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá.
O evento é promovido pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação (SEE), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ageac), em parceria a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).
Veja aqui a programação completa:
PROGRAMACAO-DIA-MUNDIAL-DA-AGUA-
O ex-presidiário Edcarlos Teles do Nascimento, de 47 anos, que morreu no pronto-socorro de Rio Branco após ficar internado, já havia se destacado como goleiro das divisões de base de times profissionais do Acre na década de 90. Depois disso, por algum tempo, viveu em situação de rua. Ele foi baleado com um tiro de fuzil numa troca de tiros ocorrida no bairro Quinze, depois de uma breve perseguição iniciada no Centro da cidade, após um roubo.
Edcarlos nasceu e cresceu na região da Baixada do Sobral e depois de abandonar a carreira de jogador de futebol como goleiro, entrou na vida de crimes de onde não mais saiu. Ele foi indiciado por vários delitos e se perdeu no submundo das drogas. Em 2022, estava morando na rua quando foi entrevistado pelo ac24horas, onde revelou sua vontade de voltar para casa e voltar a morar com a família. Naquela oportunidade, ele recebeu ajuda do setor especializado da Prefeitura Municipal de Rio Branco.
No dia 11 de março deste ano, ele estava na companhia de amigos num carro modelo Celta de cor vermelha e placas NAD 6490, quando assaltou o entregador de uma hamburgueria usando arma de fogo. O grupo levou celulares e a chave da motocicleta.
Uma pessoa que testemunhou o assalto acionou a polícia e minutos depois uma guarnição de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) iniciou uma perseguição que terminou no bairro Quinze, onde ocorreu uma breve troca de tiros com Edcarlos Teles, que foi atingido na perna e no braço direito. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. Seu amigo, que aparentemente estava mais grave, já que levou um tiro nas costas, conseguiu sobreviver. A investigação da Polícia Civil concluiu que os policiais militares agiram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever.
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
PRESENTE DE GREGO
No Acre, mulher é presa após ganhar motocicleta furtada de presente do namorado
-
Acre
Ptolomeu: mensagens indicam propina de 12% em obras do governo