Conecte-se agora

Pesquisadores descobrem novas espécies de plantas no Acre

Publicado

em

A Estação Ecológica (Esec) do Rio Acre também foi palco de descobertas. No projeto de iniciação científica apoiado pelo ICMBio, em janeiro deste ano, Marcos e Mayk encontraram, nessa unidade de conservação, a planta herbácea ‘Lycianthes assarifolia’ (Solanaceae) e a planta trepadeira ‘Aristolochia odora Steud’ (Aristolochiaceae), ambas consideradas novos registros para o Estado do Acre.

Em abril, Mayk coletou na Esec uma erva parasita, conhecida como ‘Apodanthes caseariae Poit’ (Apodanthaceae), cuja família foi registrada pela primeira vez no Estado. E na mesma ocasião, o aluno coletou uma espécie arbórea pequena, conhecida como ‘Styloceras Brokawii Gentry & Foster’, uma ‘Buxaceae’, família registrada pela primeira vez no Brasil.

Segundo Marcos, a identificação das espécies pode ser feita de várias formas. Preliminarmente, podem ser usadas ferramentas da internet, como o Google Lens, a rede social iNaturalist e grupos especializados do Facebook, como o DetWeb. Ele destaca que após esses passos preliminares para identificação, obrigatoriamente as determinações devem ser confirmadas por especialistas ou pela literatura especializada para ter validade científica.

“A postagem do registro das espécies no DetWeb, por exemplo, facilitou a identificação da família inédita para o Brasil, por especialistas, mas a identificação da espécie ‘Styloceras brokawii’ foi realizada com ajuda da literatura de especialistas”, comentou. O professor também afirmou que, em áreas remotas como a Esec, há grande chance de se encontrar novidades. “A descoberta de novas plantas para o Acre, para o Brasil e para a ciência revela que há uma grande quantidade de espécies ainda não descobertas em nosso Estado.”

O primeiro registro da família ‘Buxaceae’ no Brasil será submetido para publicação na revista científica “Check List” e a espécie será incluída na atualização da lista de espécies de plantas da flora do Acre. (Ufac)

Destaque 7

Confira a galeria de fotos da 1ª noite da ExpoAcre 2022

Publicado

em

A primeira noite de feira agropecuária na Expoacre 2022 recebeu uma movimentação tranquila, sem registro de confusões e bastante policiamento. O fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, registrou os principais momentos da noite deste sábado, 30, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Veja as imagens:

Continuar lendo

Destaque 7

Progressistas definirá nomes de candidatos no dia 5 de agosto

Publicado

em

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONVENÇÃO ESTADUAL PROGRESSISTAS

O Presidente da Comissão Provisória do Progressistas no Acre, Gladson de Lima Cameli, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros da Comissão Provisória e todos os demais filiados para comparecerem à Convenção Estadual do PP, a ser realizada no dia 05 de  agosto de 2022, com início às 17 horas, a realizar-se no Ginásio do SESC Bosque, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.473, bairro Bosque, em Rio Branco-AC, a fim de deliberarem acerca da seguinte Ordem do Dia:

  1. Escolha dos candidatos do Progressistas – AC aos cargos de Governador, Vice-Governador e Senador e respectivos suplentes, nas eleições majoritárias do próximo dia 02 de outubro de 2022;
  2. Escolha dos candidatos do Progressistas – AC aos cargos de Deputado Federal e Deputado Estadual, nas eleições proporcionais do próximo dia 02 de outubro de 2022;
  3. Deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias para a eleição majoritária;
  4. Sorteio dos respectivos números para os candidatos;
  5. Designação de delegados partidários e/ou representantes da coligação;
  6. Outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Rio Branco – AC, 26 de julho de 2022.

 

Gladson de Lima Cameli
Presidente da Comissão Provisória

 

 

 

 

Continuar lendo

Destaque 7

Polícia prende chefão do CV que tramava ataques contra o B13

Publicado

em

Uma operação dos Policiais Civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio Equipe de Pronto Emprego (EPE) resultou na prisão do Conselheiro Geral do Estado do Acre da Facção Comando Vermelho (CV) Benedito Tavares de Souza, mais conhecido no mundo do crime pela alcunha de “Cabelo” e seus seguranças Anderson Xavier de Freitas, Michael Pereira de Andrade, Raimundo Ricardo Tavares e Andreiane Aguiar da cruz, na noite desta terça-feira, 26.

As prisões ocorreram na rua principal do Conjunto Aroeira na região do Calafate em Rio Branco, após uma reunião da facção Comando Vermelho, organizando um ataque na cidade de Rio Branco, contra membros da facção do Bonde dos 13.

Segundo a polícia, “Cabelo”, que estava com mandado de prisão em aberto, saiu de dentro de uma residência no Aroeira, juntamente com seus seguranças, em dois veículos, um HB20 de cor branca e Gol de cor prata. Os policiais fizeram um acompanhamento e conseguiram abordar os faccionados. Durante a revista pessoal e veicular, foi encontrado em posse de “Cabelo”, duas armas de fogo, quatro carregadores, uma balaclava e dois canivetes.

De acordo com informações da polícia, “Cabelo” e seus comparsas são suspeitos de vários crimes em Rio Branco e na fronteira do Acre, entre eles, os de roubos, tentativas de homicídios, tráfico de drogas, homicídio e ataques a membros da facção rival na capital.

Benedito Tavares é um dos suspeitos também de um triplo homicídio ocorrido em Brasiléia, no interior do Acre. Na época, os criminosos com fardamentos da Polícia Civil invadiram uma residência, renderam três adolescentes e os executaram a tiros.

A reportagem do ac24horas teve acesso a vários áudios de Benedito Tavares, entre eles, um onde fala que seu filho foi vítima de uma emboscada planejada pela facção Bonde dos 13 no bairro Airton Sena, no mês de Abril. O filho de “Cabelo” foi executado a tiros pelos rivais, que esconderam o corpo e até hoje não foi encontrado.

“Meus filhos, os cara disseram que fecharam com nós, mandaram eu mandar uma equipe lá para dar apoio, mandei meu filho e mais dois irmãos, quando chegou lá mano era uma emboscada, mataram meu filho daquele jeitão, no modo a crocodilagem. Meu filho estava aqui na linha comigo, quando a bala torou, estava falando comigo”, disse “Cabelo” em um áudio.

“Pois é moleque, meu moleque chegou lá, chegaram lá tá ligado, disse que os caras que nada mano, aqui é tudo dois, não precisa nem nós está desse jeito não, disse que quando botaram as armas em cima de uma mesa, diz que quando meu moleque tirou a arma, a bala da agulha da postila dele, saíram dois cara de dentro do quarto atirando no meu filho pow, tá ligado, tudo armado, daquele jeitão só esperando chegar mesmo pra matar os irmãos pow”, revelou o chefão do CV em outro áudio.

Por fim, Benedito diz no áudio em uma conversa com outro faccionado, que iriam resolver a situação do seu filho planejando ataques, pois até hoje não teve como velar o seu filho, porque sumiram com o cadáver.

“Rapaz eu tô ajeitando uma batida aí mano, tá ligado, pra resolver essa situação, tá ligado. Pra cobrar essa situação aí do meu filho, até hoje eu não tive o gosto de velar meu filho, porque os caras sumiram com meu filho. Tô fazendo uma batida aí, tô juntando umas armas, tô com uma equipe boa, nós vamos lá pra trazer quem tiver que trazer entendeu mano. É o seguinte, meu filho, se tu tiver uma arma pra jogar aí na minha responsa, só a gente terminar essa missão aí, vai ser devolvido moleque, agora o que perder pra polícia também, além de eu perder meu filho, não tem como eu pagar um bagulho que perca pra polícia não, entendeu mano. Quero só cobrar o bagulho do meu moleque lá”, frisou.

Benedito Tavares e os outros quatro comparsas foram encaminhados a Delegacia especializada e estão à disposição da justiça.

Ouça áudio:

Continuar lendo

Destaque 7

PSB decide que Jenilson disputará senado e implode dobradinha com o PT de Jorge Viana

Publicado

em

O presidente do PSB do Acre, César Messias, informou na tarde desta terça-feira, 26, que a sigla lançará o deputado estadual Jenilson Leite (PSB), como pré-candidato ao senado federal, dias antes da convenção marcada para ocorrer no próximo dia 5 de agosto. A decisão foi divulgada em uma nota do partido direcionada à População Acreana e oficializar o racha entre a sigla e o PT do ex-senador Jorge Viana, que até o momento não se decidiu se será candidato ao governo ou ao senado.

“Por avaliação interna com nossos filiados e dirigentes e ouvindo os anseios da população, chegamos ao entendimento diante as circunstâncias de conjuntura, de que Jenilson Leite, escolhido como nosso majoritário, será o pré-candidato da sigla ao Senado Federal”, frisou César Messias, por meio de nota.

De acordo com Messias, o comunicado do PSB ocorre em virtude das dificuldades encontradas com o PT, mas sem nominar o partido. “Foram muitos os diálogos. Porém, entendemos que o tempo se esgotou e nossa população precisa de uma resposta”, pontuou.

“Reafirmamos nosso compromisso, dedicação e trabalho para ajudar nosso estado a progredir, e é por isso que a decisão em torno do nome de Jenilson Leite foi tomada com muita responsabilidade. Por fim, agradecemos profundamente ao nosso povo acreano por ter abraçado nossa pré-candidatura ao Governo e esperamos que tenhamos esse mesmo carinho e confiança em nosso nome nesse novo desafio que é o Senado Federal”, finalizou César em comunicado.

NOTA DO PSB À POPULAÇÃO ACREANA

O Partido Socialista Brasileiro no Acre (PSB) informa que, por avaliação interna com nossos filiados e dirigentes e ouvindo os anseios da população, chegamos ao entendimento diante as circunstâncias de conjuntura, de que Jenilson Leite, escolhido como nosso majoritário, será o pré-candidato da sigla ao Senado Federal.

O comunicado do PSB ocorre em virtude das dificuldades que tivemos em avançar no formato de uma composição majoritária. Foram muitos os diálogos. Porém, entendemos que o tempo se esgotou e nossa população precisa de uma resposta.

Reafirmamos nosso compromisso, dedicação e trabalho para ajudar nosso estado a progredir, e é por isso que a decisão em torno do nome de Jenilson Leite foi tomada com muita responsabilidade.

Por fim, agradecemos profundamente ao nosso povo acreano por ter abraçado nossa pré-candidatura ao Governo e esperamos que tenhamos esse mesmo carinho e confiança em nosso nome nesse novo desafio que é o Senado Federal.

Rio Branco-Acre, 26/07/2022

Cesar Messias
Presidente do PSB Acre

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!