Menu

Aldeia no interior do Acre tem 52 indígenas com doença respiratória; uma criança morreu

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Terra Indígena Kaxinawá Boa vista, localizada em Feijó, interior do Acre, onde morava a criança de 1 ano que morreu com síndrome respiratória aguda grave no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, vive um surto de infecção respiratória e 52 pessoas estão infectadas, informou ao ac24horas o Distrito Sanitário Especial Indígena – (Dsei) do Juruá.

Nas aldeias Novo Segredo e Nova Olinda a situação não é diferente. Segundo o Dsei, os casos não são graves e todos são atendidos nas próprias comunidades sem necessidade de transporte até Cruzeiro do Sul, como foi o caso da criança morta.

Anúncio

“No dia 25/06 o Dsei/mandou uma equipe médica e de enfermagem para o referido território, Boa Vista , Novo Segredo e Nova Olinda . Foram atendidos 52 casos de IRAS e 5 DDA.Visando o controle do surto de infecção respiratória registrado na Aldeia Boa Vista. As equipes realizam monitoramento e vigilância dos casos, garantindo a estabilidade do quadro de saúde de todos os residentes no local”, pontua o Dsei.

O órgão destaca ainda que a Terra Indígena, no Médio Rio Envira, recebe mensalmente atendimentos de atenção primária em saúde por meio da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Departamento.

Criança morta

Quanto a Rauani Kaxinawá, de 1 ano, que morreu por síndrome respiratória aguda, o Dsei afirma que no último dia 24 um Agente Indígena de Saúde informou à enfermeira responsável pelo Base Feijó sobre quadro do menor indígena, que apresentava sintomas gripais e dificuldade para respirar.

O Distrito viabilizou a ida de um helicóptero até o local com um profissional de saúde, transportando a Criança para Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Segundo o Dsei foi informado às 00h27min, sobre a morte da criança.

“A equipe do Dsei deu suporte e acompanhamento desde a chegada da criança ao hospital até às últimas horas”, pontuou. Não há informações sobre o traslado e enterro da criança.

O helicóptero utilizado para o transporte da criança do Envira até Cruzeiro do Sul, no último dia 24, substituiu a aeronave que caiu no dia 27 de maio na região do Rio Crôa.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.