Conecte-se agora

Proerd itinerante irá atuar em vários municípios do Acre a partir de julho

Publicado

em

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar do Acre (PMAC) inicia em julho o planejamento Itinerante que pretende atuar em vários municípios no interior do Acre.

Neste semestre, as atividades que voltaram a ser realizadas presencialmente nas salas de aula da rede pública e privada de Rio Branco, após o período de pandemia da Covid-19, serão intensificadas e chegarão nas outras cidades do Estado.

Diferente do modelo tradicional, onde as lições são divididas em dez semanas, com um encontro semanal e a formatura, no projeto itinerante, os dez encontros acontecerão todos em uma semana, sendo oferecidas duas lições por dia.

A primeira cidade atendida será Feijó, entre 11 a 18 de julho, e depois Tarauacá e Mâncio Lima. Em agosto, o Proerd Itinerante passa por Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. Na região do Juruá, a equipe contará com apoio de instrutores locais.

Além disso, a iniciativa é realizada em parceria com as prefeituras municipais, que oferecerão a logística necessária para os profissionais, que sairão da capital para levar o programa educacional ao interior.

“O projeto tem a importância no sentido de atender as necessidades dos municípios nos quais estamos realizando as visitas, e também cumprir um papel fundamental, que é a realização desse programa no interior, por parte da Polícia Militar, suprindo a demanda de instrutores nesses locais”, disse o tenente João Jácome.

Cotidiano

Educação reinaugura Escola Rural São Pedro, em Rio Branco

Publicado

em

O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), reinaugurou nesta quarta-feira, 17, a Escola Rural São Pedro I, localizada na Estrada do Amapá, Ramal da Piçarreira, no Polo Benfica, em Rio Branco. A escola, que era de madeira, foi reconstruída, em alvenaria, e entregue à comunidade.

Participaram da solenidade o secretário de Educação, Aberson Carvalho; o secretário-adjunto Tião Flores; a diretora de Ensino, Gleici Damasceno; a chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria de Nazaré Rodrigues; e o diretor da escola, Marco Antônio Belo.

Com as intervenções realizadas, a instituição passa a ter oito salas de aula, biblioteca, banheiros para portadores de necessidades especiais (PNE), salas do setor administrativo, cantina e refeitório completamente novos.

A São Pedro I tem mais de 40 anos de existência e sua inauguração remete ao surgimento da comunidade. Com a reconstrução, a escola agora irá atender 477 alunos dos ensinos fundamental e médio que residem, em sua maioria, no Polo Benfica e no Projeto de Assentamento Moreno Maia.

O secretário de Educação relatou que a estrutura, anteriormente de paxiúba, passou a ser de madeira com um bloco de alvenaria e agora, a partir de um compromisso do Estado, foi completamente reconstruída. “Estamos entregando a primeira escola no modelo rural da educação do campo, que será estendido a outras comunidades do interior”, afirmou.

Quem tem uma história na São Pedro I é o próprio gestor Marco Belo. Já foi aluno, professor, pai de aluno e agora é diretor. “Estou muito feliz por estar recebendo essa escola completamente nova, um ambiente adequado para acolher os alunos depois de dois anos de pandemia”, disse.

Continuar lendo

Cotidiano

Morre o radialista e professor Deusdeth Costa, em Rio Branco

Publicado

em

O município de Sena Madureira amanheceu de luto com a morte na madrugada desta quarta-feira, 17, do professor e um dos mais antigos radialistas de Sena Madureira, Deusdeth Menezes da Costa.

Aos 71 anos, o professor aposentado morreu vítima de insuficiência renal no Pronto-Socorro de Rio Branco e deixa a esposa, Nazaré Guedes, com quem era casado há quase 50 anos, e três filhos.

Deusdeth também era membro da Loja Maçônica do Acre.

Uma das filhas informou nas redes sociais que o velório será no Morada da Paz, a partir de 10h, e o sepultamento ainda nesta quarta-feira.

Continuar lendo

Cotidiano

Brasiléia abre campanha de vacinação antirrábica após caso de raiva humana em Cobija

Publicado

em

A saúde municipal de Brasiléia deu início nesta terça-feira (16) à campanha de vacinação antirrábica após a confirmação de um caso de raiva humana, em Cobija, departamento de Pando, Bolívia. O paciente, que não tem antecedentes de mordedura de cão ou gato, segundo o que foi divulgado até agora, está em coma.

O caso foi diagnosticado no último dia 11 de agosto, com confirmação por laboratório. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, emitiu um comunicado de risco epidemiológico na região de fronteira.

O Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesacre diz que em caso de suspeita de raiva, é preciso fazer a comunicação para acompanhamento e análise. Em caso de confirmação de infecção, a pessoa deve ir a uma unidade de saúde o mais rápido possível para o primeiro atendimento.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Sintomas

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:

– mal-estar geral;

– pequeno aumento de temperatura;

– anorexia;

– cefaleia;

– náuseas;

– dor de garganta;

– entorpecimento;

– irritabilidade;

– inquietude;

– sensação de angústia.

Podem ainda ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 75 vagas de emprego nesta quarta-feira em Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 75 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quarta-feira, 17.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.