O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizará no sábado, 25, a partir das 8 horas da manhã, o primeiro atendimento piloto para crianças com síndromes gripais (SG), no Barral y Barral. O serviço voluntário realizado pelos médicos será intensificado a partir do dia 30.
A secretária de saúde, Sheila Andrade, explicou que o trabalho busca ampliar a oferta do atendimento às crianças acometidas por síndromes respiratórias no município, aumentando a resolutividade desses casos, buscando evitar novas mortes pelo agravamento dessas doenças que vêm crescendo nas últimas semanas.
Segundo o primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima, a parceria busca aliviar, também, as demandas que acabam chegando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), reduzindo o tempo de espera nos atendimentos e diminuindo a contaminação cruzada por crianças que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde, nos casos que não são de urgência e emergência.
“O trabalho ainda contribuirá para o início da mudança de hábitos, incentivando a sociedade a procurar consultas iniciais nos postos de saúde da prefeitura, para atendimentos dos casos que não sejam de urgência e emergência, por meio de orientações para esclarecimento à população que a porta de entrada de atendimento do SUS é a unidade básica de saúde. Essa ação voluntária dos médicos ajudará todos os rio-branquenses”, explicou o sindicalista.
Neste sábado, o serviço oferecido no Barral y Barral será apenas de consulta, não realizando vacinação no local para evitar que crianças saudáveis sejam infectadas por vírus respiratórios.
A partir de julho, novos atendimentos voluntários dos médicos associados ao sindicato, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, serão realizados em unidades estratégicas do município e divulgado previamente para auxiliar todos os pais.