Conecte-se agora

Sindmed e prefeitura oferecem atendimentos às crianças no Barral y Barral no sábado

Publicado

em

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizará no sábado, 25, a partir das 8 horas da manhã, o primeiro atendimento piloto para crianças com síndromes gripais (SG), no Barral y Barral. O serviço voluntário realizado pelos médicos será intensificado a partir do dia 30.

A secretária de saúde, Sheila Andrade, explicou que o trabalho busca ampliar a oferta do atendimento às crianças acometidas por síndromes respiratórias no município, aumentando a resolutividade desses casos, buscando evitar novas mortes pelo agravamento dessas doenças que vêm crescendo nas últimas semanas.

Segundo o primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima, a parceria busca aliviar, também, as demandas que acabam chegando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), reduzindo o tempo de espera nos atendimentos e diminuindo a contaminação cruzada por crianças que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde, nos casos que não são de urgência e emergência.

“O trabalho ainda contribuirá para o início da mudança de hábitos, incentivando a sociedade a procurar consultas iniciais nos postos de saúde da prefeitura, para atendimentos dos casos que não sejam de urgência e emergência, por meio de orientações para esclarecimento à população que a porta de entrada de atendimento do SUS é a unidade básica de saúde. Essa ação voluntária dos médicos ajudará todos os rio-branquenses”, explicou o sindicalista.

Neste sábado, o serviço oferecido no Barral y Barral será apenas de consulta, não realizando vacinação no local para evitar que crianças saudáveis sejam infectadas por vírus respiratórios.

A partir de julho, novos atendimentos voluntários dos médicos associados ao sindicato, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, serão realizados em unidades estratégicas do município e divulgado previamente para auxiliar todos os pais.

Cotidiano

MP abre procedimento administrativo para evitar maus-tratos a animais na cavalgada

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) resolveu abrir procedimento administrativo com o intuito de evitar que haja maus-tratos a animais na tradicional Cavalgada, que ocorrerá durante abertura da Expoacre 2022. A portaria foi publicada no diário eletrônico desta sexta-feira, 24.

Uma das considerações do MP para a abertura do procedimento é que, em anos anteriores, foram realizadas denúncias a respeito da ocorrência de maus tratos aos animais utilizados no evento Cavalgada da Expoacre.

O acompanhamento se dará por meio de Grupo de Trabalho, criado pela portaria 921/2022 da Procuradoria- Geral de Justiça do MPAC – para acompanhar e fiscalizar as atividades da 47º edição da Expoacre 2022.

“Oficie-se à Organização da Expoacre 2022, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao Instituto de Meio Ambiente do Acre, ao Batalhão de Policiamento Ambiental, à Polícia Militar do Estado do Acre, ao Instituto de Defesa Animal e Florestal, ao Núcleo de Apoio Técnico e ao Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, convidando-os para comparecer nesta Promotoria de Justiça, no dia 14/06/2022, às 14:00h, para tratarmos sobre as medidas que serão adotadas a fim de evitar maus-tratos aos animais utilizados na Cavalgada e na Expoacre 2022”, finaliza.

Continuar lendo

Cotidiano

Mesmo com aumento de focos de queimadas, qualidade do ar segue satisfatória no Acre

Publicado

em

O estado do Acre registra, de 1º de janeiro a 23 de junho, 101 focos de queimadas, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número é 38% superior ao registrado no ano passado no mesmo período.

Apesar do índice mais alto, as queimadas detectadas neste ano ainda não comprometem a qualidade do ar respirado pelos acreanos, situação que não deve se manter com o avançar do período de estiagem, que costuma ter seu ápice em agosto.

De acordo com a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Acre, nesta sexta-feira (24), a concentração de material particulado em todo o estado está na escala de 0 a 12, que é considerada satisfatória e a poluição do ar não apresenta risco à população.

Os dados são referentes à concentração de material particulado (PM 2.5 µg/m³) com fator de calibração LRAPA relativos ao período de um dia. Neste caso, as informações que também são fornecidas em tempo real, são resultantes da média das últimas 24 horas.

As leituras foram obtidas por sensores PurpleAir PA-II-SD de qualidade do ar que compõem a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Acre – MPAC – em parceria com outras instituições.

Continuar lendo

Cotidiano

PRF descobre carga de quase 60 kg de cocaína e skunk escondida em sacas de milho

Publicado

em

Escondido em sacas de milho, o lote de 59,3 quilos de cocaína e skunk foi descoberto nesta quinta-feira (23) pela Polícia Rodoviária Federal, durante patrulhamento no km 158 da BR-317, em Capixaba. A carga estava em um caminhão que tinha como destino a cidade de Rio Branco.

Segundo a PRF, o veículo partiu de Brasiléia, região fronteiriça, e seguia para a capital, quando foi abordado em Capixaba pela equipe da PRF. O nervosismo do motorista que levava a carga levantou a suspeita dos policias, que procederam com a busca e inspeção na carroceria do veículo que transportava milho. Dentro de uma das sacas fora encontrado um pacote contendo cocaína e maconha do tipo skunk.

O condutor foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado para a Policia Federal, em Rio Branco, onde foi descarregado o caminhão e apreendidas as seguintes substâncias: 15,08kg de skunk, 27,035kg de pasta base de cocaína e 16,015kg de cloridrato de cocaína.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeito de Plácido é multado em quase R$ 6 mil por irregularidades na prestação de contas

Publicado

em

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram multar o prefeito de Plácido de Castro, Camillo da Silva (PSD), por irregularidades na prestação de contas do município. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta sexta-feira, 24.

De acordo com o conselheiro Jorge Malheiro, a irregularidades são referentes ao 6º bimestre de 2021 do Fundo Municipal de Saúde de Plácido de Castro, com fundamento no art. 89, II, da Lei Complementar Estadual nº 38/93 c/c art. 19 da Resolução TCE/AC nº 87/2013.

“Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima identificado, acordam os Membros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Acre, na 100ª Sessão Ordinária, por unanimidade, nos termos do voto do Conselheiro-Relator, pela aplicação de multa ao Sr. Camilo da Silva, Prefeito Municipal de Plácido de Castro, no valor de R$ 5.860,00 (cinco mil oitocentos e sessenta reais) em face do atraso injustificado até o limite de 60 (sessenta) dias do envio das informações exigidas pela Resolução TCEAC nº 87/2013”, diz trecho da decisão.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!