Bolsonaro e Alexandre de Moraes conversam a portas fechadas na casa de Arthur Lira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes conversaram a portas fechadas na quarta (22) em uma sala na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Os dois se encontraram no jantar que Lira fez em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que celebra os 20 anos de sua indicação para a corte.
Alexandre de Moraes vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de agosto e tem sido um dos principais alvos de ataques de Bolsonaro. Relator do inquérito das fake news e responsável pela prisão de diversos bolsonaristas, o magistrado chegou a ser chamado de “canalha” pelo presidente diante de uma multidão que se reuniu na avenida Paulista, no dia 7 de setembro de 2021, para um ato de raiz golpista.
Bolsonaro depois fez uma carta se desculpando, mas nunca cessou os ataques e acusa Moraes de ter quebrado um acordo que previa que, em troca da carta, o inquérito das fake news seria encerrado. Moraes e o ex-presidente Michel Temer (MDB), que fez o meio de campo entre os dois, negam.
Ao chegar ao jantar na casa de Lira, na noite de quarta (22), Bolsonaro cumprimentou Alexandre de Moraes de forma amistosa. Fez piadas com o fato de o magistrado ser corinthiano e ele, palmeirense.
Depois de circularem separados entre outros convidados, os dois voltaram a se encontrar —desta vez, em uma sala reservada, e sem a presença de outras testemunhas.
O fato de se isolarem em uma sala chamou a atenção de outros convidados, que festejaram o fato como um sinal de distensionamento, ao menos momentâneo, entre os dois. Há um temor, entre magistrados e lideranças políticas, de que Bolsonaro aumente os ataques ao TSE e não reconheça o resultado das eleições caso seja derrotado nas urnas.
Apesar da curiosidade geral, a conversa, até agora, permanece sigilosa.
Além dos dois, também participaram da homenagem a Gilmar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça), o ministro do STF Ricardo Lewandowski e parlamentares da oposição, como o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG).

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 27 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quinta-feira, 23.
As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).
Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.
O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Uma semana após a morte da adolescente Maria Rairlane Rodrigues, de 17 anos, assassinada pelo namorado que, segundo as apurações, não aceitava o fim do relacionamento decidido pela jovem, um grupo de mulheres realizou um protesto em Assis Brasil na noite desta quarta-feira (22).
Em caminhada pelas ruas da cidade, elas pediram o fim da violência doméstica e clamaram por justiça para o crime cometido contra Maria Rairlane, que foi morta por estrangulamento dentro da própria residência na noite do último dia 16. Familiares da garota também participaram do protesto.
O acusado pelo crime, Antônio Renato Almeida da Silva, de 18 anos, foi preso na manhã do dia seguinte e logo transferido para Brasiléia, por medida de segurança, dado o grau de repercussão e de revolta pública que o assassinato teve na cidade fronteiriça. O inquérito que apura o caso segue em andamento.

A Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG e o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre – ISE/AC, divulgaram no Diário Oficial desta quinta-feira, 23, os resultados preliminares do Exame Médico e Toxicológico e da Perícia Médica para os candidatos que se declararam com deficiência (PCD), no concurso público do Instituto Socioeducativo do Acre, ISE.
O candidato disporá, unicamente, de 02 dias para contestar os resultados preliminares do Exame Médico e Toxicológico e da Perícia Médica para os candidatos que se declararam com deficiência (PCD), exclusivamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site www.ibade.org.br, a partir das 8h do dia 27 de junho de 2022 até as 18h do dia 28 de junho de 2022, considerando-se o horário local da cidade de Rio Branco/AC.
Os candidatos poderão obter informações gerais referentes ao Concurso Público através do site www.ibade.org.br ou por meio dos telefones: 0800 668 2175, (21) 3674-9190 – Rio de Janeiro, ou pelo e-mail [email protected].
O resultado está disponível a partir da página 21 do Diário Oficial de hoje.
Um evento que tem a pretensão de marcar história na cidade, assim como um lugar de evidência no calendário de eventos do estado, a Xapuri Rural Show será aberta nesta sexta-feira (24) com uma programação repleta de eventos culturais e esportivos, mas com destaque para os balcões de negócios.
Voltada para o protagonismo rural e empresarial, a feira será desenvolvida até o próximo domingo (26), com exposições de produtos agrícolas e pecuários, além de atrações como o rodeio, com a escolha da rainha do evento, shows musicais para cada um dos três dias e competições esportivas.
A Xapuri Rural Show é organizada pelo Sindicato Patronal Rural do município, mas conta com parceiros, como o governo do estado, por meio de vária secretarias, além das prefeituras de Xapuri e de Epitaciolândia, e outras entidades como a Faeac, Fieac, Senar, Sebrae, Embrapa, Sicredi e Federacre.
Para o consultor do Sebrae, Cloves Consoli, um dos que estiveram à frente do planejamento do evento junto com o Sindicato Rural, afirma que a feira tem o objetivo de fortalecer as atividades voltadas para o agronegócio no município, que possui a sua maior movimentação financeira dependente do contracheque.
“Nós vamos fazer uma feira que terá cerca de 30 estandes para expor tudo o que for relacionado ao agro e fomentar essa atividade. A ideia é trazer um dinheiro novo para Xapuri, que hoje tem o seu maior movimento financeiro baseado nos entes públicos, a chamada economia do contracheque, disse.
A presidente do Sindicato Patronal Rural de Xapuri, Audilena Novais, diz que a realização do evento é uma oportunidade de incentivar o setor que em Xapuri até pouco tempo consistia apenas na pequena agricultura de subsistência, mas que atualmente já se dedica a plantações de milho em escala comercial, por exemplo.
“Nossa expectativa é dar um choque nessa atividade e alavancar esse importante setor da nossa economia. Essa feira é para mostrar que, organizados, nós podemos muito. O evento não é voltado apenas para o público de Xapuri, mas para as demais cidades do estado, principalmente as da regional do Alto Acre”, afirmou.
Já o produtor Carlos Novais, um pecuarista tradicional que há algum passou a se dedicar à agricultura, por meio do cultivo de milho, afirma que o evento pode contribuir para firmar na consciência de produtores locais que é possível alavancar a economia do município por meio da agricultura e da pecuária.
“O grande objetivo é fortalecer cada vez mais essa atividade, unindo as ideias com grandes parceiros, pois sozinho a gente não constrói nada. É um caminho sem volta, o embrião já está se desenvolvendo por meio do sindicato que estava adormecido, mas agora retoma as suas atividades”, pontuou.
A programação da 1ª Xapuri Rural Show tem começo previsto para às 13 horas desta sexta-feira com a Cavalgada, mas a abertura oficial será às 17 horas, com o início do concurso Rainha do Rodeio, que será seguido da realização do Rodeio, com fechamento no show do cantor Vinny Rodrigues.
Confira a programação na íntegra:
-
Destaque 4
Acusado de jogar namorada do carro sai da prisão e deve casar com denunciante no Acre
-
Destaque 4
Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo
-
ASSISTA AO VÍDEO
Mulher acusa cirurgião dentista de agressão no Seringal Bier
-
Destaque 4
Duas apostas de Rio Branco acertam a quina da Mega Sena e vão levar mais de R$ 400 mil
-
DEU RUIM
Homem com garrafa introduzida no ânus vai parar no Pronto-Socorro de Rio Branco
-
Destaque 7
Léo de Brito é registrado no TSE como negro e pode obter maior fatia do Fundão do PT
-
Extra Total
Deputados mudam Constituição, efetivam servidores provisórios do ISE e caso deve parar nos Tribunais
-
VEM CONCURSO AÍ
Saúde: Com banca definida, Acre cria comissão para coordenar concurso