Conecte-se agora

Longo declara apoio a aprovados do bombeiro e pede alteração em edital

Publicado

em

O deputado Pedro Longo usou o pequeno expediente da sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (22), para declarar seu apoio aos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros.

Os candidatos que foram aprovados em todas as etapas, aguardam alteração do edital por parte do Governo do Estado para que sejam considerados aprovados no certame, a partir do projeto de lei aprovado na Casa do Povo que permite a inserção.

“Quero reiterar aquilo que já assumi aqui. Estamos do lado de vocês, buscando fazer com que essa alteração ocorra o mais rápido possível”, afirmou.

Como justificativa, o líder do Governo defendeu que o último concurso dos Bombeiros levou cerca de 10 anos entre sua realização e a renovação da corporação. Entre esse período, um desfalque foi gerado no órgão – o que precisa ser evitado, de acordo com o político.

“Esse problema precisa ser corrigido agora com essa possibilidade que temos de inserir esses jovens na carreira militar. Ficou desfalcada a corporação e não queremos que isso ocorra agora. Não há razão para aqueles que foram aprovados no TAF precisem ser restringidos a um percentual muito pequeno. Acho que houve um erro quanto à fixação, mesmo entendendo a importância de criar uma limitação. A alteração no edital é um caminho para resolver essa questão”, salientou.

Pedro Longo fez um apelo ao secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão, para que a alteração seja feita no edital.

“Contem com o nosso apoio. Estamos com vocês. Essa vitória será conquistada”, finalizou.

Acre

Pais de alunos do Colégio de Aplicação protestam na Ufac

Publicado

em

Pais e mães de alunos da 1ª à 5ª séries do Colégio de Aplicação voltaram a se manifestar na UFAC nesta terça-feira, 21, por conta do ano letivo ainda não ter começado para esses alunos, mesmo chegando ao final do mês de junho.

“Sou pai de uma aluna do Colégio de aplicação da UFAC. Os demais alunos do 6⁰ ao 9⁰ anos e os alunos do ensino médio já estão todos estudando e nossos filhos ainda não. Ficaram de fora. Isso tudo porque o prédio do Colégio de Aplicação foi interditado e a UFAC só conseguiu solução para as aulas dos alunos do 6⁰ ano em diante, deixando os do 1 ao 5⁰ sem aula. Já fizemos várias cobranças e até agora só ficam nos enrolando”, diz o Albeci Coelho.

A reportagem do ac24horas entrou em contato com a UFAC. Por meio de sua assessoria, a instituição afirmou que na tarde de ontem o problema foi resolvido. “Acabamos de assinar o contrato com a Estácio/Unimeta e e as aulas vão começar na próxima segunda-feira, dia 27”, informou a universidade.

Continuar lendo

Acre

JV alfineta Gladson após aval de Bolsonaro para Bittar apoiar aliados

Publicado

em

O ex-senador Jorge Viana (PT) usou as redes sociais nesta terça-feira, 21, para alfinetar o governador Gladson Cameli (Progressistas) sobre a declaração do senador Márcio Bittar (União Brasil) que afirmou ter recebido aval para apoiar candidatos compromissados com o Acre nas eleições deste ano.

De acordo com o petista, Gladson que apoiou Bittar nas eleições de 2018, agora prova da falta de lealdade do parlamentar. “O Gladson criou a cobra e agora prova do veneno do serpentário”, declarou.

Viana destacou ainda que após Gladson deixar o poder, mais situações semelhantes de falta de apoio deve ocorrer. “Imagina quando deixar o poder!”, alertou.

Continuar lendo

Acre

Vereador acusado de homicídio pode prestar novo depoimento

Publicado

em

O vereador do município de Capixaba, Teio Tessinari, que assumiu ter matado o comprador de gado Antônio Deuzimar Santiago da Silva, o “Deuzinho”, de 49 anos, pode ser chamado para depor novamente. O crime aconteceu na manhã do feriado de Corpus Christi, último dia 16, em um ramal que fica na Vila Maparro, na Bolívia, país que faz fronteira com o Acre.

Teio prestou depoimento ao delegado Aldísio Neto, em Rio Branco, e alegou que teria agido em legítima defesa e que um suposto furto de gado por parte da vítima teria sido a motivação do crime. “Ele está ciente que pode ser chamado a depor, caso seja necessário”, comentou a autoridade policial em conversa com a imprensa.

De acordo com Aldísio, nessa segunda-feira, 20, ouviu algumas testemunhas, especialmente familiares dos dois envolvidos, com o intuito de obter o maior número de informações. Investigadores da Delegacia de Capixaba estão em campo em buscas de novos elementos que possam ajudar a esclarecer os fatos. O inquérito continua normalmente, já que restam 25 dias do prazo estipulado inicialmente.

A Polícia Judiciária só vai investigar se realmente o vereador falou a verdade em seu depoimento durante o final de semana. “Ele fez gesto que iria sacar de uma arma e tive que me defender”, teria tido. A palavra final cabe a um Juiz, que decidirá ou não pelo arquivamento do inquérito. Só então Teio Tessinari estará livre de acusação de homicídio, caso contrário responderá pelo crime praticado, podendo inclusive ser julgado pelo Tribunal do Júri.

Continuar lendo

Acre

Em Santa Rosa, Petecão vistoria a primeira pista de concreto do Acre

Publicado

em

A reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Santa Rosa do Purus é uma obra desafiadora, será a primeira pista e concreto do Acre. Todo o transporte de materiais é feito por meio de balsa. Devido a dificuldade logística, insumos saindo de Rio Branco levam até 30 dias para chegar ao município isolado.

A convite do general Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte, o coordenador da bancada federal, senador Sérgio Petecão, vistoriou o andamento da obra, nesta segunda-feira, 20. Fruto de emenda de bancada, ao todo, já foram destinados R$ 14 milhões para o empreendimento. A obra está orçada em pouco mais de R$ 40 milhões, valor que será custeado pela bancada ao longo dos próximos anos.

Os desafios de uma região de difícil acesso é de conhecimento de todos. Petecão explica que, no verão, a dificuldade é ainda maior. “Nós estamos realizando um sonho dessa população. No verão, fica muito difícil chegar a Santa Rosa porque o Rio Purus seca, e o único acesso é por meio de avião. Graças à mão amiga do Exército Brasileiro, estamos conseguindo superar os desafios da logística e vamos mudar a realidade desse povo”, enfatizou o senador.

General Poty já morou no Acre e conhece a realidade da região mais ocidental do Brasil. “É uma satisfação pessoal estar contribuindo de alguma forma com as pessoas que vivem na Amazônia. Quando nós tomamos conhecimento dos números envolvidos na logística de trazer material de tão longe, com uma dificuldade tão grande, nós vemos a grandiosidade do esforço da engenharia do exército brasileiro, trazendo uma esperança de melhorar a vida das pessoas de Santa Rosa do Purus”,

Referência na Amazônia, a primeira pista de concreto do Acre tem previsão de durabilidade de mais de 50 anos. Serão 1,2  Km de extensão, 45 metros de largura e espessura de 15 centímetros. A verba proveniente de emenda da bancada do Acre ao Orçamento da União para 2022 foi viabilizada por oito dos onze parlamentares, sendo eles: Alan Rick (União Brasil), Dra. Vanda Milani (Pros), Flaviano Melo (MDB), Jessica Sales (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB), Mailza Gomes (PP) e Sérgio Petecão (PSD).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!