Menu

Com 90% dos adultos vacinados ao menos uma vez, Acre está há 2 meses sem óbito por Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com informações da Agência de Notícias do Acre


O Brasil vem enfrentando nas últimas semanas o que especialistas consideram uma quarta onda de contaminação da Covid-19. Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% em novos casos. Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.

Publicidade

Apesar do aumento, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Acre (Cievs) considera a situação epidemiológica do estado estável. O estado completou nesta semana dois meses sem confirmar óbitos pela covid-19.


A última notificação pela doença foi anunciada no dia 24 de abril, quando dois idosos de 69 e 57 anos faleceram no Pronto-Socorro de Rio Branco. Mais de sessenta dias depois, o cenário epidemiológico do estado é completamente diferente. O número de óbitos, a contar do início da pandemia, estagnou em 2.002 e o número de pessoas internadas que outrora passou dos 170, nesta terça-feira, 21, é de apenas dois.


O Acre possui mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina, o que para o Programa Nacional de Imunização (PNI) tornou as pessoas mais protegidas contra as formas graves da doença, reduzindo consideravelmente o número de hospitalizações e mortes.


“O monitoramento é feito de forma quinzenal e estamos em uma fase de estabilidade, contudo, devido à rapidez de transmissão da doença, é um dado que pode mudar nos próximos relatórios. Seguimos alerta e monitorando”, destacou Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido