Conecte-se agora

Aprovados do Concurso do Corpo de Bombeiros reivindicam número maior de convocados

Publicado

em

Aprovados no Concurso do Corpo de Bombeiros realizam na manhã desta terça-feira, 22, uma manifestação em frente a sede da Secretaria de Planejamento (Seplag) no centro de Rio Branco. Os manifestantes querem entender o que consideram um número muito baixo de convocados pelo governo. De acordo com os aprovados, o número de convocados não atende o déficit de profissionais da corporação.

“Estamos aqui tentando entender porque o governo só vai convocar 153 aprovados, quando a defasagem do Bombeiro é mais de mil profissionais. Estamos tentando dialogar, já que a primeira turma tem 250 aprovados para serem chamados”, disse Eric França, aprovado no concurso.

O pedido dos aprovados é que pelo menos uma turma se inicie ainda este ano. Os manifestantes dizem que buscam entender os critérios do governo.

“A gente quer sentar com o governo para entender algumas coisas. Foi aberto um concurso para 153 vagas e na lei de fixação de efetivo o Bombeiro precisa de 1.760 profissionais. Não tem essa reposição e a gente queria entender o motivo e qual o planejamento do governo”, diz Gerbson Maia.

Destaque 4

Enquanto Gladson dá “graças a Deus” sobre brecha do TSE, Alan diz que decisão compromete reeleição do governo

Publicado

em

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir espaço para os partidos coligados na eleição para governador poderem lançar candidatos de forma isolada ao Senado da República, vem gerando opiniões divergentes entre os candidatos a governo e senado da República nas eleições de outubro deste ano.

LEIA TAMBÉM: TSE abre brecha e Gladson fica desobrigado a escolher apenas um candidato ao Senado

O deputado federal Alan Rick (União Brasil), que já chegou a ser anunciado como candidato do governador Gladson Cameli na chapa majoritária, não gostou da decisão e disse que a medida poderá enfraquecer a candidatura à reeleição de Cameli. “Muitas candidaturas só enfraquecem o nome que deve fazer parceria com o governador e só favorece o lado de lá [oposição]”, declarou.

No entanto, o parlamentar considera que a decisão do TSE não muda nada na disputa eleitoral. “Não muda nada isso. Eu entendo que o governador deve ter apenas um candidato ao senado na composição da chapa majoritária. Os demais devem unir candidatos a deputada federal e estadual e o governador escolher seu vice”, opinou ao ac24horas.

Já o governador Gladson Cameli (Progressistas) pensa de forma diferente e comemorou a brecha na lei que poderá levar tanto o deputado federal Alan Rick (União Brasil), a senadora Mailza Gomes (Progressistas) e Márcia Bittar (PL) ao mesmo palanque nas eleições de 2022. “Graças a Deus, todos que quiserem podem ser candidatos”, ressaltou.

A decisão do TSE divulgada na última terça-feira, 21, já vale para as eleições deste ano e pode solucionar o problema de ter que escolher apenas uma candidatura a única vaga ao Senado da República – assunto que, inclusive, vem gerando discórdia de Gladson com Mailza dentro do Progressistas, com o senador Márcio Bittar que tenta emplacar sua ex-esposa na chapa majoritária do chefe do Palácio Rio Branco e com seu aliado, deputado Alan Rick.

Continuar lendo

Destaque 4

Onda de demissão de juízes leigos e conciliadores no Acre será investigada pelo CNJ

Publicado

em

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode abrir um procedimento de controle de ato administrativo por conta de atos praticados pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) contra juízes leigos e conciliadores.

O relato é de que a Justiça Estadual do Acre estaria descumprindo procedimento previsto pelo CNJ e os contratos firmados pelo próprio TJAC com os juízes leigos e conciliadores aprovados em processo seletivo, ao rever os atos de recondução desses profissionais.

O pedido para a interferência do CNJ foi feito pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) que relata que “Para grande surpresa dos colaboradores, em que pese expresso o interesse na recondução por parte dos magistrados(as) a que estavam subordinados e, muito ainda, da necessidade do serviço público, a Presidente do TJ/AC, baseada no poder de autotutela, decidiu de forma uníssona em rever todos os atos de recondução”, destaca trecho do documento entregue ao CNJ.

O pedido ao CNJ ressalta ainda que por se tratar de um acordo firmado no âmbito do Direito Público, entre a administração do TJAC e os colaboradores, deve-se cumprir uma série de requisitos para que haja legalidade/validade.

Tal medida também é válida quando se refere à prorrogação do contrato, devendo haver a manifestação de ambas as partes em comum acordo, sem imposições de nenhuma delas.

“Ao considerar inválidos os aditivos contratuais dos colaboradores, não considerou a Presidência os reflexos negativos aos jurisdicionados de suas decisões. As invalidações dos aditivos geram negativas consequências aos jurisdicionados que, por ausência de colaboradores suficientes nos quadros do Tribunal, não possuem minimamente a devida prestação jurisdicional no âmbito dos Juizados Especiais”, ressalta o pedido de procedimento de controle de ato administrativo.

Continuar lendo

Destaque 4

Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo

Publicado

em

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) deu detalhes na manhã desta terça-feira, 21, sobre a atual situação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II que realizam o abastecimento de, aproximadamente, 65 bairros da capital dos setores da Sobral, Calafate, Central, São Francisco e Horto. A previsão é de que até o próximo domingo, 26, normalize em 100% o abastecimento.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, desde o dia 7 de junho alguns bairros estão sofrendo com oscilação no abastecimento de água em decorrência das fortes chuvas e da alta turbidez na água do rio Acre. “Quando essa água é captada para a realização do tratamento, a lama vem junto e dificulta no tratamento da água”, informou Enoque.

Além da lama, o que também contribuiu para o prejuízo, segundo a prefeitura, foram alguns balseiros que acabaram danificando duas bombas de captação. “Com essa vazão, tivemos que diminuir em torno de 60% da capacidade máxima, pois tratamos em torno de 1.600 L de água por segundo, sendo 600 litros na ETA I e 1.000 litros na ETA II. Em virtude dessa situação, tivemos que reduzir a capacidade máxima de tratamento”, explicou o gestor.

O diretor-presidente informou ainda que até segunda-feira, 20, as turbinas estavam com 55% da capacidade e que nesta terça-feira, 21, foi para 94%.

Os bairros afetados são: Bahia Velha; Bahia Nova; Bom sucesso; Cabreúva; Carandá; João Paulo; Airton Sena; João Eduardo II; Parte do João Eduardo l; Boa União; Bairro da Glória; Plácido de Castro; Boa Vista; São Sebastião; Aeroporto Velho; Novo Esperança; Conjuntos Esperança I, II e III; Doca Furtado; Jardim Europa; Jardim de Alá; Loteamento Mariana; Primavera; Conjunto Tangará; João Eduardo; Bairro Novo Horizonte (floresta); Bela Vista; Vila Betel; Habitat Brasil; Joafra; Parque das Palmeiras; Bairro da Paz; Rui Lino III; Mocinha Magalhães; Alphaville; Centro; Bairro da Base; Castelo Branco; Bela Vista; Ivete Vargas; Tropical; Palheiral; Mascarenhas de Moraes; Abrão Alab; Bosque; Cohab do Bosque; Aviário; Estação Experimental; Morada do Sol; Cadeia Velha e Adalberto Aragão.

– Setor São Francisco:

São Francisco

Green Garden

Edson Cadaxo

Estrado São Francisco (Embratel)

Parte da Rua Luiz Gonzaga

Parte da rua Joaquim Macedo

– Setor Horto:

Conquista

Nova Estação

Manoel Julião

Procon

Solar

Vila Ivonete

Jardim América

Conjunto Tiradentes

Av. Antônio da Rocha Viana

Av. Getúlio Vargas até o Lourenço Filho

Continuar lendo

Destaque 4

Banheiros sem porta deixam pacientes em situação de constrangimento em UPA do Acre

Publicado

em

Já faz aproximadamente um mês que os pacientes usuários dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Sobral, em Rio Branco (AC), são obrigados a fazerem suas necessidades fisiológicas em situação de constrangimento. É que os únicos locais reservados do banheiro masculino que estão funcionando não possuem portas.

A situação faz com que os usuários da unidade de saúde se vejam em completo vexame. O ac24horas esteve na referida UPA na tarde desta segunda-feira, 20, e comprovou a denúncia. O gerente administrativo do local, Carlos Cardoso, disse que as portas foram quebradas por vândalos e que a situação já foi repassada para a secretaria estadual de saúde (Sesacre) há 30 dias.

“Já solicitamos o reparo ao setor de serviços gerais da Sesacre no mês passado. Nesta semana eles devem estar vindo solucionar [o problema]. Quebraram portas para roubarem luminárias. Subiram e quebraram até o mármore da pia”, alegou o gerente da UPA à reportagem.

No reservado masculino, duas portas foram arrancadas. Além disso, o dispenser de toalha de papel e de sabão líquido também não existe mais. “A gente compra isso constantemente e coloca, mas sempre é roubado pelos vândalos. Eles levam saboneteira, porta-papel, inclusive já tivemos uma reunião com a empresa responsável para repor isso”, afirmou Cardoso.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!