Conecte-se agora

Subnotificação de casos de síndrome respiratória e crianças será investigada no Acre

Publicado

em

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) pedirá ao Ministério Público Estadual (MPE) que haja investigação sobre a possibilidade de subnotificação de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças. A afirmação dos representantes da entidade é com base nas visitas realizadas entre os dias 14 e 17 de junho, em onze unidades de saúde administradas pelo estado. Uma suposta morte foi narrada por servidores do Hospital Geral de Feijó.

O levantamento apontou, por exemplo, que no Hospital João Câncio Fernandes, de Sena Madureira, a enfermaria obstétrica foi transformada em pediátrica e acabou lotada, existindo o plano de também utilizar a enfermaria adulta em caso de necessidade.

Em Tarauacá, o Hospital Sansão Gomes já não possuía mais leito infantil, pois todos já estavam ocupados, com relatos de alguns casos de crianças já terem sido internadas nas enfermarias junto com adultos pela falta de leitos para pediatria.

Rodrigues Alves também contabilizou alta na quantidade de pacientes no início de maio, situação também confirmada na Unidade de Pronto Atendimento de Cruzeiro do Sul, no Hospital Regional de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima.

“Vamos solicitar que haja uma investigação e propomos a punição dos culpados que, em tese, esconderam informações da população, situação muito grave”, afirmou o primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima.

O Sindmed-AC deverá recomendar ainda ao governo do estado para que substitua a propaganda promocional da gestão de Gladson Cameli, no que diz respeito aos investimentos na saúde, que não condiz com a verdade, para a utilização de propagandas com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados necessários para prevenção das síndromes respiratórias em crianças.

O Sindmed-AC fiscalizou as unidades de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, em que houve a constatação de um crescimento de internações por SRAG desde o início de maio.

Cotidiano

Troca de equipamento deixa órgãos da Prefeitura de Rio Branco sem sinal de internet até 14 de agosto

Publicado

em

O sistema de comunicação da Prefeitura de Rio Branco ficará fora do ar para troca de equipamentos da Rede Metropolitana Prefeitura Digital, que mantém o sinal de internet nos órgãos do município.

A previsão é que a troca esteja completa dia 14 de agosto, às 20 horas.

Além da sede da prefeitura,várias secretarias, como Saúde, Infraestrutura, Educação e outras estarão sem internet. Creches, unidades de saúde e escolas também estarão afetadas total ou parcialmente.

O informe foi repassado a todos os órgãos da Prefeitura de Rio Branco por Neiva Tessinari, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação.

Continuar lendo

Cotidiano

Colisão entre caminhonete e moto deixa uma pessoa ferida na Avenida Ceará

Publicado

em

Uma colisão entre uma caminhonete S10, da Secretaria Especial da Saúde Indígena-SESAI, de cor branca, placa QAK-9D67 e uma motocicleta modelo Yamaha YBR, de cor preta, placa MZU-5J93, deixou Clara Cristina Franco de Lima, de 20 anos, ferida na noite desta sexta-feira, 12, no cruzamento da rua Pernambuco com a avenida Ceará, em Rio Branco.

Segundo a polícia, o motorista da caminhonete que trafegava no sentido bairro-centro, estava parado no semáforo e quando o sinal abriu, o condutor ao tentar cruzar a Avenida Ceará, colidiu com o casal que trafegava na motocicleta Yamaha no sentido centro-bairro que avançou o sinal vermelho. Com impacto, o casal foi arremessado sobre o solo e Clara sofreu uma leve laceração exposta na perna direita. Já o motociclista sofreu apenas escoriações. O motorista permaneceu no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Clara ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito, estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia.

Continuar lendo

Cotidiano

Centro de Idiomas da Ufac oferece cursos presenciais de inglês e francês

Publicado

em

O Centro de Idiomas da Universidade Federal do Acre (Ufac) está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto, para novas turmas de cursos presenciais e gratuitos.

Serão 15 cursos de Língua Inglesa, 7 francesa e 1 de Escrita Acadêmica em Língua Portuguesa, destinados às comunidades interna e externa, com início para a segunda quinzena de agosto.

Para participar é preciso ter idade igual ou superior a 15 anos e se matricular na secretaria do Centro de Idiomas, portando cópias de RG, comprovante de endereço e carteira de vacinação constando o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) contra covid-19.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, dispondo de cadastro de reserva para casos de desistências. Para quem já é aluno, o período para rematrícula presencial será de 4 a 5 de agosto.

A sala do Centro de Idiomas está localizada no bloco Wanderley Dantas, número 6, campus-sede da Ufac. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h.

Antes de se inscrever, é recomendado realizar o teste on-line para verificar o nível de conhecimento da língua inglesa e francesa.

Mais informações podem ser consultadas no e-mail [email protected] ou pelo site idiomasufac.com.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura deve remover 50 toneladas de entulho do loteamento Bom Sucesso

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI, executa nesta sexta-feira, 12, a oitava edição do megamutirão de limpeza geral no Loteamento Bom Sucesso.

A expectativa é remover aproximadamente mais de 50 toneladas de resíduos.

São feitos trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição, desobstrução de bueiros e caixas coletoras de esgoto.

O megamutirão conta com reforço de todas as máquinas e trabalhadores da SMCCI, no total são mais de 400 homens e mais de 100 máquinas e equipamentos, como: caçambas, retroescavadeiras, caminhões, tratores e carros de apoio.

As ações fazem parte do programa: “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!