DEPOIS que não conseguiu ver a sua candidata Márcia Bittar (PL), ser anunciada pelo governador Gladson Cameli, como a escolhida ao Senado na chapa palaciana, o senador Márcio Bittar (MDB), entrou em um período de mutismo político. Mas este silêncio deverá ser quebrado ao longo desta semana, quando retornar ao estado e anunciar qual será o seu rumo.
Os dias que vão anteceder a sua chegada serão permeados por muitas interrogações. Algumas dessas interrogações: Vai disputar o governo? Se juntará numa aliança com o MDB, num acordo que coloque a Márcia Bittar (PL) na chapa majoritária? Caso se confirme, oficialmente, o rompimento com o governador Gladson Cameli, levará na sua debandada o União Brasil, REPUBLICANOS e o PL, para formar uma frente com o MDB? Como fará para manter o comando do União Brasil, já que o governador Gladson declarou que o seu candidato a senador é o deputado federal Alan Rick (União Brasil)?
Seja qual caminho decidir seguir, o senador Márcio Bittar (MDB) será um dos protagonistas na eleição majoritária deste ano. E é uma eleição, longe de já estar decidida.
ABSOLUTAMENTE, CERTO
O governador Gladson está, absolutamente, certo na sua decisão do vice da sua chapa ser da sua livre escolha e sem abrir discussão. Será a garantia de paz se ganhar.
É UM TREMENDA BOBAGEM
É UMA bobagem que o vice tenha que ter densidade eleitoral. Votasse no candidato a governador, não no vice. O que o nome do vice não pode, é ser inconfiável.
NOME DE VOTOS
O EX-DEPUTADO Josa da Farmácia, que se elegeu com uma excepcional votação, mas foi cassado; costura um acordo para apoiar o médico Fábio Rueda (União Brasil), no Juruá, a deputado federal. Josa tem eleitores cativos.
NUNCA SE VIU
NA ELEIÇÃO passada, e nem nas anteriores depois do fim da ditadura, não se viu os militares querendo palpitar na condução do processo eleitoral pelo TSE. Isso não vai mudar o voto de ninguém. Quem ganhar levará.
ESTÁ NA DISPUTA
O ISRAEL MILANI é um nome que brigará com boa chance na chapa a deputado federal, no Republicanos. Terá uma chapa completa de candidatos a deputados estadual, a mãe e candidata ao Senado, Vanda Milani; e a prefeita Fernanda Hassem, lhe apoiando. Não é pouco.
CHANCE ZERO
NA POLÍTICA, nada é definitivo. Mas quem circula próximo da senadora Mailza Gomes (PP) diz ser zero, a chance dela vir a disputar vaga na Câmara Federal.
BRIGA DE FOICE
SE O PDT resolver dar legenda à vereadora Michelle Melo (PDT) para ser candidata a deputada estadual, o partido terá uma chapa maluca, formada pelos deputados Luiz Tchê, Marcos Cavalcante, Pedro Longo e Chico Viga; Tom Sérgio (ou o deputado federal Jesus Sérgio) e pela própria Michelle. Briga de foice no escuro.
MELHOR PARA O PARTIDO
O MELHOR para o PSDB seria o presidente Correinha sentar com o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), conversarem; e chegarem a um denominador de interesse do partido, que passa pelo aceite à candidatura à reeleição do Gonzaga. Num partido, quanto mais deputados mais forte fica na foto.
DESENVOLTA E BOA IDÉIAS
A SENADORA Simone Tebet (MDB) deu ontem à Globonews uma entrevista desenvolta e com boas ideias. É a única mulher na disputa da Presidência.
ESTARIA ANUNCIADO
DEPENDESSE unicamente da vontade do candidato ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), este já teria anunciado o deputado Jonas Lima (PT) como seu vice.
DUAS IMORALIDADES
SUPLENTE de senador e reeleição, são duas imoralidades que deveriam estar fora do processo eleitoral do país.
FRASE MARCANTE
“Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos”. Autor desconhecido
PT, PRESENTE!
COM A DEFECÇÃO DA PREFEITA Fernanda Hassem (PT), ainda assim o partido não ficará sem candidato a deputado estadual, em Brasiléia. O núcleo duro petista vai apoiar a candidatura do ex-vereador Joãozinho (PT).
SEMANA DECISIVA
A SEMANA SERÁ DECISIVA, nesta briga do PP. Os grupos antagônicos que brigam pelo comando, formados pelo governador Gladson Cameli e pela senadora Mailza Gomes (PP), se reúnem com a direção nacional até quinta-feira, em Brasília, para saber quem leva a parada.
NÃO É DO SEU CARÁTER
PASSO longe de me afinar ideologicamente com o deputado federal Léo de Brito (PT), mas não é do seu caráter se declarar “negro,” para tirar proveito político.
DO JEITO QUE VIER, DOIS PAUS
CASO o PDT negue legenda para a vereadora Michelle Melo (PDT) disputar um mandato de deputada estadual, ainda assim não resolverá a carência da sua capenga chapa a deputado federal, que sem ela, tende zerar.
UM NOME NA DISPUTA
SEMPRE atuou nos bastidores de organização de candidaturas vencedoras, mas desta feita deverá disputar um mandato de deputado federal pelo MDB. Falo do Raphael Bastos (MDB), um nome qualificado.
CANDIDATURA CONFIRMADA
O VICE-GOVERNADOR Major Rocha (MDB) confirmou ontem a sua candidatura a deputado federal. O MDB trabalha com a meta de eleger dois parlamentares.
SÓ VOLTA COM A DECISÃO
ALIADOS do governador Gladson dizem que, ele só retornará esta semana de Brasília, com a decisão da direção nacional do PP, sobre quem comandará a sigla.
NOVELA CHATA
É bom mesmo que essa novela chata tenha um capítulo final, até porque o grande prejudicado é o partido.