Menu

Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) deu detalhes na manhã desta terça-feira, 21, sobre a atual situação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II que realizam o abastecimento de, aproximadamente, 65 bairros da capital dos setores da Sobral, Calafate, Central, São Francisco e Horto. A previsão é de que até o próximo domingo, 26, normalize em 100% o abastecimento.


De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, desde o dia 7 de junho alguns bairros estão sofrendo com oscilação no abastecimento de água em decorrência das fortes chuvas e da alta turbidez na água do rio Acre. “Quando essa água é captada para a realização do tratamento, a lama vem junto e dificulta no tratamento da água”, informou Enoque.

Publicidade

Além da lama, o que também contribuiu para o prejuízo, segundo a prefeitura, foram alguns balseiros que acabaram danificando duas bombas de captação. “Com essa vazão, tivemos que diminuir em torno de 60% da capacidade máxima, pois tratamos em torno de 1.600 L de água por segundo, sendo 600 litros na ETA I e 1.000 litros na ETA II. Em virtude dessa situação, tivemos que reduzir a capacidade máxima de tratamento”, explicou o gestor.


O diretor-presidente informou ainda que até segunda-feira, 20, as turbinas estavam com 55% da capacidade e que nesta terça-feira, 21, foi para 94%.


Os bairros afetados são: Bahia Velha; Bahia Nova; Bom sucesso; Cabreúva; Carandá; João Paulo; Airton Sena; João Eduardo II; Parte do João Eduardo l; Boa União; Bairro da Glória; Plácido de Castro; Boa Vista; São Sebastião; Aeroporto Velho; Novo Esperança; Conjuntos Esperança I, II e III; Doca Furtado; Jardim Europa; Jardim de Alá; Loteamento Mariana; Primavera; Conjunto Tangará; João Eduardo; Bairro Novo Horizonte (floresta); Bela Vista; Vila Betel; Habitat Brasil; Joafra; Parque das Palmeiras; Bairro da Paz; Rui Lino III; Mocinha Magalhães; Alphaville; Centro; Bairro da Base; Castelo Branco; Bela Vista; Ivete Vargas; Tropical; Palheiral; Mascarenhas de Moraes; Abrão Alab; Bosque; Cohab do Bosque; Aviário; Estação Experimental; Morada do Sol; Cadeia Velha e Adalberto Aragão.


– Setor São Francisco:

São Francisco


Green Garden


Edson Cadaxo


Estrado São Francisco (Embratel)


Parte da Rua Luiz Gonzaga


Parte da rua Joaquim Macedo


– Setor Horto:

Conquista

Publicidade

Nova Estação


Manoel Julião


Procon


Solar


Vila Ivonete


Jardim América


Conjunto Tiradentes


Av. Antônio da Rocha Viana


Av. Getúlio Vargas até o Lourenço Filho


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido