Menu

Pesquisar
Close this search box.

Após ser condenado, Ícaro Pinto será investigado pelo TCE por acumular cargos públicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram abrir uma investigação para apurar denúncias de suposto acúmulo de cargos públicos do servidor Ícaro José da Silva Pinto – condenado há mais de 10 anos pelo acidente que vitimou Jonhliane Paiva em 2020 -, nas prefeituras de Cruzeiro do Sul e Rio Branco. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 20.


O conselheiro Ronald Polanco Ribeiro, em meio às denúncias, recomendou que o atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (Progressistas), determine à Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul para apurar, mediante a autuação dos procedimentos disciplinares pertinentes, a efetiva prestação de serviços de Ícaro Pinto no período de maio de 2017 a janeiro de 2019 tendo como prazo máximo de 60 dias para conclusão dos trabalhos. “Enviando o resultado a esta Corte no prazo máximo de 10 dias indicando os eventuais responsáveis, as condutas praticadas, a quantificação financeira do dano apurado, as sanções disciplinares a serem impostas”, determinou o conselheiro.

Anúncios


Ronald busca também dados relativos à compatibilidade de horário; à existência e o teor da declaração de não acumulação de cargo público; à comprovação da efetiva prestação dos serviços à municipalidade; e à indicação do responsável pelo atesto do cumprimento da jornada de trabalho por parte de Ícaro.


O órgão controlador decidiu ainda notificar os ex-prefeitos, Ilderlei Cordeiro, Marcus Alexandre e Socorro Neri Medeiros – acerca do resultado do julgamento.


No entanto, o conselheiro Antônio Jorge Malheiro, divergiu do voto dos demais membros e pediu a transformação em diligência à Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária – DAFO para que, diante da ausência de defesa de Ilderlei Cordeiro, quantifique o dano causado por Ícaro e peça a devolução.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido