Menu

Pesquisar
Close this search box.

Setor de serviços cai 6% no Acre; queda é a 2ª maior do país

Comerciantes do centro tem expectativa de vendas - Foto: Cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em abril de 2022, o volume de serviços no Acre registrou a segunda maior queda do Brasil ao variar -6% quando se compara ao resultado de março. O desempenho negativo só perdeu para o Distrito Federal, onde os serviços recuaram 8,2%.


O resultado do Acre é também negativo quando se compara abril deste ano com abril de 2021: -2%. No acumulado de 2022, no entanto, o saldo é um crescimento de 6%.

Anúncios


No país, o indicador de serviços variou 0,2% frente a março, na série com ajuste sazonal. O setor de serviços se encontra, em abril de 2022, 7,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 4,2% abaixo de novembro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).


Na comparação com abril de 2021, ao avançar 9,4% em abril de 2022, registrou a 14ª taxa positiva seguida. O resultado deste mês trouxe expansão em quatro das cinco atividades de divulgação e contou ainda com crescimento em 64,5% dos 166 tipos de serviços investigados.


Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,5%) e o de serviços prestados às famílias (60,8%) exerceram as principais contribuições positivas sobre o volume total de serviços. Os demais avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (7,8%) e de informação e comunicação (1,6%).


A única taxa negativa do mês ficou com o setor de outros serviços (-7,7%), pressionado, especialmente, pela menor receita oriunda de corretoras de títulos e valores mobiliários; recuperação de materiais plásticos; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; e atividades de apoio à produção florestal.


Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo IBGE.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido