Conecte-se agora

Vídeo que mostra amigos em moto momentos antes de acidente fatal impressiona

Publicado

em

Um vídeo de uma câmara de monitoramento que mostra os amigos Jandson Alves Martins, de 25 anos, e Jarleson Valentin de Brito, de 23 anos, momentos antes do acidente que lhes tirou a vida na madrugada deste domingo (12) em Epitaciolândia, impressiona pela velocidade em que o veículo trafegava.

As imagens mostram a motocicleta que, segundo informações, era conduzida por Jandson, descendo a avenida Amazonas no sentido à ponte metálica, que liga as duas cidades fronteiriças, em alta velocidade, quando o veículo aparenta perder o controle na passagem por um cruzamento, em frente ao “Bar do Matheus”.

O impacto com um poste de energia foi um pouco à frente do cruzamento. Com a violência do choque, os dois jovens sofreram múltiplas fraturas e cortes pelo corpo. Pessoas que passaram pelo local logo depois do acidente tentaram ajudar, mas a situação era de extrema gravidade.

De acordo com o tenente Tales Rafael, do 5º Batalhão da Polícia Militar, quando a PM chegou ao local as vítimas já estavam sendo atendidas por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, chegando em seguida uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os dois foram levados pelas duas ambulâncias para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Brasiléia, onde Jandson já chegou sem vida. A outra vítima, Jarleson, ainda chegou com sinais vitais, foi reanimado após uma parada cardiorrespiratória, mas terminou não resistindo aos ferimentos.

Assista ao vídeo:

Acre 01

Entidades acusam direção do ICMBio de desmontar gestão da Reserva Chico Mendes

Publicado

em

Um grupo de dez entidades ligadas à causa ambiental e à defesa dos direitos dos povos tradicionais na Amazônia assinam uma nota de repúdio, divulgada nesta segunda-feira (27), intitulada “Contra o desmonte e o desaparelhamento dos instrumentos de gestão da Reserva Extrativista Chico Mendes.

A lista de signatários inclui o Comitê Chico Mendes, a Ong SOS Amazônia, a Comissão Pró-índio do Acre, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o Grupo de Trabalho Amazônico, os sindicatos de trabalhadores rurais de Xapuri e Brasiléia, além de três associações de moradores e produtores da Resex.

A nota de repúdio afirma que os instrumentos de gestão da Resex estão tendo a sua funcionalidade inviabilizada por ações que ignoram os interesses dos moradores e lhes negando a participação nas decisões que afetam o território da Unidade de Conservação e a vida de suas famílias.

De acordo com as entidades, a Chefia da Resex tem sido ocupada, nos últimos anos, por pessoas sem perfil técnico compatível com o nível de complexidade de uma Unidade de Conservação, o que tem resultado em diversas atitudes inadequadas com o que exige a sua correta administração.

Em março passado, o ICMBio nomeou para a chefia da Resex um servidor de carreira, Flúvio Mascarenhas, um velho conhecedor dos problemas e desafios da UC. Ocorre que passados apenas alguns meses, Mascarenhas foi exonerado, segundo as entidades que assinam a nota, por pressão de um grupo de invasores da unidade.

Ainda segundo as entidades, o referido grupo é o mesmo que durante a gestão do então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, foram recebidos e ouvidos em seu gabinete em Brasília, em encontro articulado pela deputada federal Mara Rocha e pelo senador Marcio Bittar.

A pauta do encontro foi PL 6024 que tem o objetivo de reduzir os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes, retirando da unidade de conservação áreas tomadas pela pecuária, além de modificar a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor, tornando-o uma Área de Proteção Ambiental (APA).

O ICMBio também é acusado de descumprir o Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU) firmado com as associações de moradores e produtores da Resex Chico Mendes, que resulta em promover a regularização fundiária para as populações tradicionais.

O instrumento também é responsável por permitir o acesso das populações às políticas públicas e aos programas públicos para realização de benfeitorias voltadas à produção e sobretudo promover a gestão da unidade de forma compartilhada, pontos que têm sido completamente ignorado pelas diretorias e coordenações do órgão gestor.

Além da manifestação de repúdio, a nota assinada pelas dez entidades também alerta que a exoneração de Flúvio Mascarenhas de forma intempestiva pode acarretar a não realização da reunião do conselho deliberativo da Resex Chico Mendes, que prevê tratar de pontos relevantes.

Continuar lendo

Acre 01

Mãe de Gladson diz que não acredita que Márcia Bittar possa ser vice na chapa majoritária

Publicado

em

Depois do governador Gladson Cameli (Progressistas) ter sinalizado nesta segunda-feira, 27, durante agenda em Cruzeiro do Sul, ao senador Márcio Bittar (União Brasil), que a pré-candidata ao senado da República, Márcia Bittar (PL), poderá ser indicada à sua vice na chapa majoritária nas eleições deste ano, a mãe do chefe do executivo, Linda Cameli, disse que não está confiante nessa possibilidade.

Em postagem publicada nas redes sociais do ac24horas, a mãe do governador, como de costume, interagiu com os internautas discordando que possa haver a união. “Eu não acredito”, declarou.

A declaração do governador ocorre dias depois do senador Márcio Bittar jantar com lideranças do MDB no restaurante Jarude e dialogarem sobre política. Na última semana, Cameli e Bittar estiveram reunidos em Brasília e anunciaram que o Partido Liberal estava em sua chapa majoritária no pleito eleitoral deste ano.

 

Continuar lendo

Acre 01

No Acre, clube celebra o Dia Mundial do Fusca, o carro mais amado pelos brasileiros

Publicado

em

O carro mais famoso de todos os tempos tem o seu dia mundial comemorado em 22 de junho. Em várias partes do mundo, aficionados do icônico veículo se reúnem para celebrar a data e compartilhar histórias de vida que têm o Fusca como personagem.

No Acre, não poderia ser diferente. Em Rio Branco, o Fusca Clube Acre, que existe desde 2014, reúne apaixonados pelo carro que se eternizou no coração de um número gigantesco de pessoas.

No estacionamento da loja Havan, na capital, duas filas de Fuscas e um amontoado de pessoas curiosas e apaixonadas pelo “Carro do Povo”. A conversa em torno do evento não poderia ser outra, senão a importância do carro mais amado pelos brasileiros.

O encontro rendeu ótimas entrevistas e histórias inusitadas com aquele tom de brincadeira séria que só o Kennedy sabe conduzir. Em uma delas, o videomaker do ac24horas perguntou: amigo, em um momento de angústia onde tivesse que optar por salvar a namorada ou Fusca, quem salvaria?

Assista ao vídeo para saber a resposta:

video
Continuar lendo

Acre 01

Secretário de Bocalom está na UTI do Santa Juliana e vai precisar receber pontes de safena

Publicado

em

O Secretário de Comunicação de Rio Branco, o jornalista Ailton Oliveira, foi transferido nesta sexta-feira, 24, para uma UTI do Hospital Santa Juliana após sofrer um infarto. Oliveira deveria ter passado por um cateterismo, mas suas condições de saúde não permitiram o procedimento. “Não foi possível fazer o cateterismo, os médicos informaram que as veias do coração estão muito debilitadas para suportar qualquer stent”, reportou ao ac24horas Melissa Jares, esposa do Secretário de Comunicação.

Por conta do estado delicado de saúde e a orientação médica de não fazer nenhum tipo de esforço, Aílton Oliveira foi transferido para uma UTI do Hospital Santa Juliana. A decisão dos médicos é estabilizar o seu quadro de saúde para nos próximos dias receber três pontes de safena. “A única forma de segurar essas artérias é com ponte de safena. São três que ele precisa, mas para isso ele tem que ficar agora na UTI cardíaca, já que não pode fazer nenhum movimento brusco”, informou Melissa.

Ailton Oliveira tem 51 anos é jornalista com passagens por diversos veículos de comunicação de Rio Branco e até em outros estados e desde janeiro do ano passado é Secretário de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!