Conecte-se agora

JV diz que segue conversando e candidatura continua indefinida

Publicado

em

Em entrevista concedida neste fim de semana ao programa Bom Dia Juruá, da TV Juruá, apresentado pelo jornalista Alexandre Gomes, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT, manteve o suspense sobre se disputará o Senado ou o governo nas eleições de outubro, apesar de a primeira opção já ser dada como certa por muitos analistas da política local.

Jorge Viana disse que o seu nome estará na urna em outubro, por convite do Partido dos Trabalhadores, e que a sigla aponta o seu nome para disputar uma vaga para o Senado da República. Porém, de acordo com ele, a decisão apenas será tomada de maneira definitiva e oficial durante o período de registro das candidaturas, entre os dias 5 e 10 de agosto.

“Nesse momento, o partido está apontando meu nome para disputar o Senado (…), mas é óbvio, o registro das candidaturas vai acontecer dias 5 e 10 de agosto, porque muita gente fala: ‘pô, Jorge, tu deverias ir para o governo, tu deverias ir para o Senado’, então eu sigo conversando com as pessoas e organizando também a chapa do Partido dos Trabalhadores para disputar a eleição”.

Ainda a respeito de se a chapa do PT vai ter o nome de Jorge Viana como candidato ao Senado ou ao governo, o ex-governador disse que o grande objetivo do partido é a eleição de Lula, que foi convidar o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin para ser seu vice, em uma demonstração da busca por aliança e pelo objetivo de pacificar o país. Aqui no Acre, ele diz que deve acontecer o mesmo.

“Aqui no Acre, nós estamos na federação de partidos, PV, PCdoB e PT, e no documento que o PT tirou o caminho de conversar com o PSB, o deputado Jenilson colocou o nome dele como candidato a governador há algum tempo, mas também poderia disputar o Senado dependendo de se eu fosse para o governo ele iria para o Senado, se eu for para o Senado ele pretende pôr o nome dele para o governo, e eu acho que essa é a política que nós devemos fazer”.

Acre

Acre tem mais 5 casos de Covid-19 e 5 exames em espera, diz boletim

Publicado

em

O Estado do Acre inicia esta semana contabilizando cinco novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), nesta segunda-feira, 20, de junho, o número de infectados é de 125.257 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado. Até o momento, o Acre registra 330.744 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.482 casos foram descartados e 5 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.105 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Saúde: Com banca definida, Acre cria comissão para coordenar concurso

Publicado

em

Após definir a banca organizadora do concurso público destinado ao provimento de vagas de cargos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o governo estadual publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 20, que institui a criação de uma comissão que vai coordenar a realização do certame.

De acordo com o decreto, a comissão deve fornecer todas as informações necessárias para a elaboração do concurso, como: número de vagas; descrição dos cargos com indicação de localização; remuneração; requisitos para provimento; e, ainda, disponibilizar à empresa realizadora toda a legislação pertinente ao certame.

A banca contratada foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A previsão é de pouco mais de 950 vagas. A comissão que deve coordenar o concurso será composta por representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Continuar lendo

Acre

Turbidez no Rio Acre ainda é 4 vezes superior à média em Rio Branco

Publicado

em

A turbidez histórica nas águas do Rio Acre segue em alta e demandando reação proporcional do Saerb. Na semana passada, um repiquete ocorrido no Peru jamais visto pelos ambientalistas elevou drasticamente a turbidez, que em um momento chegou 4.200 miligramas de partículas por litro.

Nesta segunda-feira, 20 de junho, a situação é um pouco melhor mas ainda preocupante para os parâmetros históricos da turbidez do Rio Acre em Rio Branco: “está em 800 (mgPt/l) enquanto nos mesmos períodos passados era de 150”, disse Enoque Pereira, presidente do Saerb.

Ou seja: a turbidez atual é ao menos quatro vezes superior à média histórica para a segunda quinzena de junho.

De acordo com o portal Engenheiros, a turbidez é causada pela presença de materiais sólidos em suspensão como: silte, argila, sílica ou coloides, matérias orgânicas e inorgânicas finamente divididas, organismos microscópicos e algas.

As origens desses materiais podem ser diversas, desde o solo (quando não há mata ciliar – por meio da erosão); mineração, como a retirada de areia ou a exploração de argila; indústrias ou o esgoto doméstico lançado no manancial sem tratamento.

Após chuvas fortes, as águas dos mananciais de superfície ficam turvas, graças ao carreamento dos sedimentos das margens pela enxurrada.

A presença desses materiais (em grande quantidade) faz com que ocorra o aumento da turbidez, ou seja, quando os valores ultrapassam os valores máximos permitidos – temos assim a turbidez excessiva.

É o que o ocorre atualmente com a água em Rio Branco. Se mantidos os níveis atuais de redução da turbidez no Alto Acre (em Brasiléia está em 200mgPT/l, por exemplo) a água a ser tratada em Rio Branco deverá demandar menos esforço e produtos até quarta-feira, 22 de junho.

Continuar lendo

Acre

Pela sexta vez, Waldirene Cordeiro é a governadora do Acre

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Waldirene Cordeiro, é a governadora do Estado pela 6ª vez. Ela assumiu o cargo nesta segunda-feira (20) em razão da ausência do governador Gladson Cameli, que viaja para cumprir agenda institucional.

Enquanto Waldirene estiver no exercício temporário do Poder Executivo, a presidência do TJAC é exercida pelo desembargador Roberto Barros até o próximo dia 23.

A agenda da governadora em exercício incluiu, na manhã de hoje, 20, a assinatura da Ordem de Serviço da obra da Diretoria de Tecnologia (Ditec) do TJAC. A agenda segue com uma cerimônia de entrega de viaturas e armamentos para Polícia Militar e Civil com a presença da Ministra Cristiane Britto, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), do Governo Federal.

Durante o evento, a deverá realizar o anúncio de construção da Casa da Mulher Brasileira, do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, bem como da disponibilização de qualificação para mulheres em situação de violência doméstica e familiar no estado do Acre, com a abertura do workshop de capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Estado do Acre.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados

error: Conteúdo protegido!