Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pediatra diz que alertou Saúde sobre aumento de casos de SRAG no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico Guilherme Pulici, que é pediatra alergista e imunologista, afirmou nesta quinta-feira (9), no programa CipódCast, que as mortes de nove crianças registradas no Acre de abril para cá e que foram noticiadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) não o surpreenderam. Para o profissional, o que lhe chamou atenção foi a falta de atitude prévia aos acontecimentos.


“Não me surpreende, honestamente, que isso esteja ocorrendo, o que surpreende, na verdade, é que nenhuma atitude tenha sido tomada previamente. Eu cheguei até a falar com a Secretaria de Saúde. Eu tive contato com a Paula (secretária), eu tive contato com a Muana (secretária adjunta executiva), com a Adriana Lobão (secretária adjunta de Atenção à Saúde)”, comentou.

Anúncios


Guilherme Pulici também afirmou que as mortes foram resultado de “uma certa negligência do poder público” e fez uma estimativa de que pelo menos metade das crianças que morreram não teriam ido a óbito caso existisse no Pronto Socorro uma estrutura adequada, com suporte avançado pronto e disponível para o tamanho do problema que ocorreu.


“Eu tenho uma conversa do dia 2 de maio, pedindo uma conversa, justamente com a secretária, para tratar do assunto pediatria no Pronto Socorro. Não foi um ‘boom’, era previsível, estava aumentando. A gente percebia, todos os pediatras, podemos chamar todos aqui e ver quem não percebeu esse movimento nos últimos dois meses”, complementou.


O médico ainda narrou a falta de especialistas na área de pediatria, falta de medicamentos e insumos, de leitos de enfermaria e de tratamento intensivo e semi-intensivo, além de más condições estruturais, como infiltração, goteira e buracos no teto, situações que, segundo ele, foram fotografadas e mostradas ao Ministério Público Estadual (MPAC).


Guilherme Pulici também discorreu sobre outros assuntos relevantes, como a ameaça iminente de a varíola dos macacos chegar ao Acre, após já ter casos e suspeito em Rondônia, e tirou dúvidas de internautas sobre mitos e verdades relacionados a medicações caseiras, como o popular “lambedor”, alimentação saudável das crianças e muito mais.


Confira essa esclarecedora conversa no CipódCast, do canal Na Ponta do Cipó.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido