Pediatra diz que alertou Saúde sobre aumento de casos de SRAG no Acre

O médico Guilherme Pulici, que é pediatra alergista e imunologista, afirmou nesta quinta-feira (9), no programa CipódCast, que as mortes de nove crianças registradas no Acre de abril para cá e que foram noticiadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) não o surpreenderam. Para o profissional, o que lhe chamou atenção foi a falta de atitude prévia aos acontecimentos.
“Não me surpreende, honestamente, que isso esteja ocorrendo, o que surpreende, na verdade, é que nenhuma atitude tenha sido tomada previamente. Eu cheguei até a falar com a Secretaria de Saúde. Eu tive contato com a Paula (secretária), eu tive contato com a Muana (secretária adjunta executiva), com a Adriana Lobão (secretária adjunta de Atenção à Saúde)”, comentou.
Guilherme Pulici também afirmou que as mortes foram resultado de “uma certa negligência do poder público” e fez uma estimativa de que pelo menos metade das crianças que morreram não teriam ido a óbito caso existisse no Pronto Socorro uma estrutura adequada, com suporte avançado pronto e disponível para o tamanho do problema que ocorreu.
“Eu tenho uma conversa do dia 2 de maio, pedindo uma conversa, justamente com a secretária, para tratar do assunto pediatria no Pronto Socorro. Não foi um ‘boom’, era previsível, estava aumentando. A gente percebia, todos os pediatras, podemos chamar todos aqui e ver quem não percebeu esse movimento nos últimos dois meses”, complementou.
O médico ainda narrou a falta de especialistas na área de pediatria, falta de medicamentos e insumos, de leitos de enfermaria e de tratamento intensivo e semi-intensivo, além de más condições estruturais, como infiltração, goteira e buracos no teto, situações que, segundo ele, foram fotografadas e mostradas ao Ministério Público Estadual (MPAC).
Guilherme Pulici também discorreu sobre outros assuntos relevantes, como a ameaça iminente de a varíola dos macacos chegar ao Acre, após já ter casos e suspeito em Rondônia, e tirou dúvidas de internautas sobre mitos e verdades relacionados a medicações caseiras, como o popular “lambedor”, alimentação saudável das crianças e muito mais.
Confira essa esclarecedora conversa no CipódCast, do canal Na Ponta do Cipó.


Depois do repiquete histórico que elevou radicalmente o volume de água, as cabeceiras do Rio Acre vivem uma vazante drástica: em 24 horas, entre os dias 22 e 23 de junho, o nível do manancial em Assis Brasil caiu de 2,94 metros para 2,86m, e apesar de ter subido 2cm em Brasiléia encontra-se atualmente com 2,40m -nada menos que 1,10 metros abaixo do previsto para esta 2ª quinzena de junho.
Praticamente toda a Bacia Hidrográfica do Rio Acre vive dias difíceis: o Igarapé Espalha está quase 2 metros abaixo do previsto e o Riozinho do Rôla, o maior tributário do Rio Acre no município de Rio Branco, encontra-se com 1,89m enquanto o ideal seria ao menos 3m, já dentro da cota de alerta máximo.
A situação não é muito diferente em parte das bacias hidrográficas. De acordo com as cotas definidas para Plataforma de Monitoramento Ambiental, o Rio Iaco encontra-se em nível de “atenção” em Sena Madureira.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi) o prognóstico para o trimestre de junho, julho e agosto de 2022 é de que a chuva deverá ficar abaixo dos padrões climatológicos na faixa sul do Mato Grosso. Acima dos padrões climatológicos em Roraima, faixa norte do Amazonas, centro-leste do Amapá, região do Marajó e nordeste Paraense. E nas demais áreas da Amazônia Legal, a precipitação ficará dentro dos padrões climatológicos, inclusive no Acre.

Após duas semanas com aulas suspensas por conta do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), as crianças que frequentam as creches e as pré-escolas da prefeitura de Rio Branco retornam às salas de aulas na próxima segunda-feira, 27.
A prefeitura decidiu suspender as atividades presenciais por conta dos casos de crianças que morreram na capital acreano e que atingiu, principalmente, a faixa etária das creches e pré-escolas. Na última quarta-feira, 22, os alunos do 1º ao 5º anos da rede pública já haviam retornado às escolas.
A rede municipal de ensino tem cerca de 20 mil crianças matriculadas.

Após vários dias sem exonerações e nomeações no governo por conta da ausência do governador Gladson Cameli do estado, o Diário Oficial desta sexta-feira, 24, voltou a apresentar várias mudanças em cargos comissionados.
Após a exoneração de Jhon Douglas da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo há nove dias, Gladson anuncia como substituta, pelo menos de forma provisória, a diretora da secretaria Taiane Belarmino dos Santos como gestora da pasta.
Confira outras nomeações e exonerações promovidas por Gladson no governo:
Exonerações
Karollyny Medeiros Haruko Kagueyama – Gerente Administrativo do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Ana Cristina Sales de Messias – Gerente-Geral do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Nauas/CZS, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Ingrid Sarah de Araújo Morais – CEC-5, nomeada através do Decreto nº 6.321, de 8 de julho de 2022
Miria Cavalcante de Mesquita Santos – CEC-2, da Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Geraldo Cesar Ferreira – CEC-7, da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA
Naida Soares de Souza (a pedido) – CEC-1, da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres – SEASDHM
Thiago Figueiredo Oliveira – CEC-1, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Nomeações
Raiane Souza do Nascimento – Gerente Administrativo do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Queite Maiara Macedo de Melo – Gerente-Geral do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Nauas/CZS, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Kennedy Pereira de Souza – CEC-2, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Yvess de Figueiredo Melo – CEC-4, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Tayna Emily Silva Nepomuceno – CEC-5, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
José Wellington Nascimento de Souza – CEC-1, na Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA
Daniela Silva Tamwing – Diretora no Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – SANEACRE
José Luiz Huet de Bacellar – CEC-7, na Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA
Conceição de Oliveira Cunha – CEC-1, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Crisomar Barros Magalhães – CEC-2, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está organizando pontos de atenção para atender casos suspeitos da doença causada pelo vírus monkeypox, a varíola dos macacos.
A iniciativa faz parte do plano de contingencia do órgão e organiza as assistências de acordo com as ocorrências clínicas, laboratoriais, farmacêuticos ou estruturais. No fluxo está descrito todo o percurso do paciente.
Para casos suspeitos, a porta de entrada serão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que tratarão os quadros de média complexidade, já no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no Pronto-Socorro, serão tratados os casos graves.
“Desde a porta de entrada, classificação, que é prioritária, depois todos exames, e internação, caso necessário, e os leitos, que já estão prontos, tudo está preparado para atender os pacientes”, disse Edvan Meneses, chefe da Rede de Urgência e Emergência (RUE).
Segundo a pasta, leitos de retaguarda já estão prontos para atender pacientes da capital e do interior do Estado, além de toda a equipe multidisciplinar está sendo treinada para realizar as ações dentro dos parâmetros de biossegurança.
-
O PAU CANTOU
No Acre, vídeo mostra ex-esposa agredindo atual do ex-marido dentro de mercado
-
Destaque 4
Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo
-
ASSISTA AO VÍDEO
Mulher acusa cirurgião dentista de agressão no Seringal Bier
-
DEU RUIM
Homem com garrafa introduzida no ânus vai parar no Pronto-Socorro de Rio Branco
-
Destaque 7
Léo de Brito é registrado no TSE como negro e pode obter maior fatia do Fundão do PT
-
Extra Total
Deputados mudam Constituição, efetivam servidores provisórios do ISE e caso deve parar nos Tribunais
-
Acre 01
Ginecologista Thaysa Vilela fala sobre cirurgia intima: “realizo 3 ou 4 por semana”
-
TIRO FATAL
No Acre, jovem morre com tiro acidental em caçada na zona rural