Menu

Com onda de doenças respiratórias e casos de Covid em creche, Rio Branco suspende aulas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, confirmou a suspensão das aulas na rede pública de ensino municipal na próxima semana. Na avaliação da prefeitura, a medida ajuda a preservar a saúde das crianças por conta do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) que provocaram a morte de 9 crianças em dois meses no pronto-socorro da capital acreana. Outra motivação foram dois casos de Covid-19 em uma mesma sala de aula na creche Olindina Bezerra da Costa, no bairro Jarbas Passarinho.

“Avaliamos essa situação dessa síndrome que acontece em nossa cidade e já que temos um feriado na próxima semana, o prejuízo educacional não será tão grande. A gente sabe que os alunos ficaram muito tempo fora da sala de aula, mas a saúde das crianças é nossa prioridade”, disse Bocalom.

Anúncio

O prefeito esteve acompanhado na coletiva da secretária de educação, Nabiha Bestene, e da chefe da vigilância epidemiológica, Socorro Martins. Nabiha destacou mais uma vez que os pais não devem mandar, mesmo quando acontecer o retorno, os filhos gripados para a escola. “A suspensão das aulas é uma questão de prudência. Quero pedir aos pais que não mandem os filhos doentes para as escolas, essas crianças têm uma dificuldade muito grande de usar máscaras e naturalmente ficam aglomeradas”, afirmou.

Já Socorro lembrou que houve um aumento de 80% na procura por atendimento para síndrome respiratória e que esse volume de crianças doentes não era esperado para este mês de junho. “É um vírus de circulação muito rápida, tivemos um aumento de 80% no número de casos que só deveria acontecer em agosto e setembro, que são os meses mais secos do ano”, disse.

Socorro lembrou ainda da importância da vacina para a Covid-19 e a Influenza, que são dois vírus que estão em circulação. “Não há falta de vacina em nossos postos, então a gente pede para os pais que levem seus filhos para vacinar, pegue a carteira de vacinação e se o esquema não tiver completo ajude a preservar a saúde do seu filho”, disse.

A prefeitura deixou claro que as aulas só retornam após uma avaliação na semana que vem que vai levar em conta a situação dos casos da síndrome respiratória.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.