Apresentação propõe resgate ao choro Acreano na Usina de Arte João Donato
O evento “Um resgate ao choro Acreano”, que será realizado dia 11 de junho na Usina de Arte João Donato, pretende resgatar os chorinhos feitos para homenagear o Estado do Acre.
Idealizado a partir de pesquisas feitas pelos artistas Eduardo Bibiano e Gabriel Brito, a iniciativa é financiada pela Fundação Garibaldi Brasil, através do Fundo Municipal.
A entrada é gratuita e contará com apresentações do gênero instrumental produzidos na região, buscando ressaltar a cultura local e musical, garantindo que estes movimentos não sejam esquecidos, mas preservados.
A celebração conta com a participação dos músicos, Eduardo Bibiano no piano, Gabriel Brito na percussão, Joab Delfino no clarinete e Larissa Machado no violão.
“Convidamos todos a mergulhar na cultura local e vivenciar uma noite de muito choro acreano, como nunca antes”.
Cotidiano
Protótipo de viaduto é retirado da Expoacre após público transitar pela estrutura sem permissão

O governo do Acre decidiu retirar do Parque de Exposições Wildy Viana a estrutura que representa o Complexo Viário Avenida Ceará/Avenida Getúlio Vargas, a qual tinha como intuito expor, em formato grande, como será o primeiro viaduto estadual.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a retirada visa promover a segurança de todo o público da Expoacre 2022, já que estavam havendo atos constantes de desobediência e desrespeito. “Diversos indivíduos estavam subindo em uma estrutura que não foi construída para suportar o peso da circulação de pessoas e, principalmente, de carros e motos”, afirma o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar.
A Seinfra garante ter colocado diversos limites para evitar que pessoas subissem na estrutura que não suporta peso elevado, entretanto, muitos seguiram arriscando suas vidas e gerando também um risco à segurança dos demais presentes na maior feira de agronegócios do estado.

O músico Bala Padula, conhecido no meio artístico de Rio Branco e filho do cantor e compositor Heloy de Castro, usou as redes sociais para tecer fortes críticas à direção da Fundação Elias Mansour (FEM) por conta do local onde foi montado o palco para apresentação de artistas locais durante a Expoacre 2022.
Bala afirma que o palco é uma vergonha cultural e cita falta de profissionalismo, de produção e falta de respeito com os artistas locais. “Palco escondido, produção escondida, carros passando onde supostamente teria público e muita vergonha alheia”, escreveu.
O ac24horas entrou em contato com o presidente da FEM. Manoel Pedro Gomes, o Correinha, que respondeu às críticas do músico. “Tem coisas difíceis de entender. Estamos dando a oportunidade para mais de 50 músicos acreanos se apresentarem, o que nunca aconteceu. O que não é minha culpa é se o artista não consegue atrair público. Esse povo que reclama é o mesmo que se beneficia sempre dos nossos editais e é sempre beneficiado”, afirma Correinha.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não foram registrados novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, 3, de agosto. O número de infectados notificados é de 144.730 em todo o estado.
Nenhum óbito foi notificado nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.018 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 350.495 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.741 casos foram descartados e 24 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 126.549 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 25 continuavam internados até o fechamento deste boletim em todo o Acre.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/

Foto: Sérgio Vale
O governo do estado, por meio do diretor de comunicação Jefson Dourado, negou na manhã desta quarta-feira (3) que a exigência da comprovação de vacinação para a entrada na Expoacre tenha sido suspensa.
Na noite desta terça-feira (2), o repórter Saimon Martins, do ac24horas, mostrou em transmissão ao vivo que a entrada na Parque de Exposições Wildy Viana ocorria de maneira mais ágil que na noite anterior em razão da exigência não estar acontecendo.
De acordo com Dourado, as carteiras permanecem sendo solicitadas. Segundo ele, a maior rapidez no acesso ao parque se deu em razão de o governo ter aumentado a quantidade de agentes responsáveis pela fiscalização.
“Aumentamos o número de seguranças para ajudar a acelerar o processo de fiscalização e garantir um acesso mais rápido do público ao Parque de Exposições”, explicou.
Contudo, nas imagens mostradas ao vivo pelo repórter, por volta das 20 horas, é possível ver que pessoas ingressavam no parque sem serem solicitadas pela carteira, mesmo com a presença dos seguranças responsáveis por esse trabalho.
-
DISPUTANDO AS ELEIÇÕES
Em Brasília, Vanda Milani recebe apoio durante Convenção Nacional do PROS
-
IMPORTANTE
Vereador de Rio Branco propõe criação de escolas para autistas no Acre
-
POLÊMICA NAS REDES
Vídeo mostra blogueira do Acre fazendo suposto uso de substância parecida com “loló”
-
É UMA ORDEM
Cartórios são obrigados a informar nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria
-
Destaque 6
Termina hoje prazo de inscrição em concurso de recenseador do IBGE
-
Cotidiano
Garoto de 4 anos toca berrante e chama atenção na Cavalgada da ExpoAcre 2022
-
PANCADA FORTE
Vídeo mostra mulher sendo arremessada por carro em acidente
-
SE DEU MAL
Homem tenta ferir policiais com faca e é ferido com cinco tiros