Menu

‘Eu não confio na urna eletrônica’, diz Bolsonaro em nova crítica ao TSE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou hoje (31) a levantar dúvidas infundadas sobre o processo eleitoral no país e afirmou, em entrevista à Rádio Massa FM, que “não confia na urna eletrônica”.


Ele disse “não ter certeza” da segurança da tecnologia utilizada no pleito — na contramão das suspeitas do pré-candidato à reeleição, a Justiça Eleitoral no país já realizou testes de ataques hacker ao sistema e constatou que não há provas de que o resultado do pleito possa ser fraudado.

Publicidade

Para Bolsonaro, que está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas, o tribunal não deveria ficar “brigando com ele” e dizendo que o governante “ataca a democracia”, mas sim realizar uma “audiência pública” reunindo técnicos do TSE e das Forças Armadas a fim de “ver quem tem razão”.


“Entendo que o TSE deveria não ficar brigando comigo, dizendo que eu quero interferir e que eu ataco a democracia no Brasil, deveria realmente fazer uma audiência pública com os técnicos das Forças Armadas e os deles para que que a gente possa realmente dizer quem tem razão e o que pode ser feito para garantir que o seu voto vá para A e meu voto vá para B.”


Bolsonaro também repetiu na entrevista à Rádio Massa FM considerar que há “indícios” de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem, na visão dele, uma “preocupação que nós [chapa encabeçada pelo pré-candidato à reeleição] fiscalizemos a contento a eleição”.


“Os indícios todos dos ministros do TSE nos dão é que eles têm alguma preocupação em que nós não fiscalizemos a contento as eleições.”


O chefe do Executivo tem feito sistematicamente ataques ao TSE e aos ministros do STF que compõem a cúpula da Corte, Edson Fachin (presidente do tribunal) e Alexandre de Moraes (que chefiará o tribunal nas eleições). Sem nunca ter apresentado provas de vulnerabilidade das urnas, Bolsonaro questiona a afirmação do próprio TSE e de especialistas que atestam a confiabilidade do sistema.


A entrevista de hoje foi conduzida pelo fundador e dono da Rádio Massa FM, Carlos Massa, o Ratinho, do SBT. O apresentador tem posicionamento favorável ao chefe do governo federal.


Confiança na urna

Pesquisa do Datafolha divulgada na última sexta-feira (27) mostrou que, apesar de ter caído desde março, a confiança do brasileiro na urna eletrônica é majoritária na população.


No total, 73% responderam que confiam no sistema usado nas eleições, enquanto 24% afirmam não confiar e outros 2% não sabem. Dentre aqueles que confiam nas urnas, 42% dizem confiar muito e 31% confiam um pouco.


Em março, o índice de confiança era maior — de 82%, enquanto 17% afirmavam não confiar no sistema. Já em relação a dezembro de 2020, a confiança nas urnas subiu: era de 69%, contra 29% que não confiavam.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido