Menu

Com a salada de candidatos, o horizonte é de 2º turno 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

HÁ UM SENTIMENTO dentro da oposição de que, com a salada de candidatos ao governo, a briga pelo Palácio Rio Branco tende a ser decidida somente no segundo turno. Jogam com a tese de que será natural o crescimento das candidaturas oposicionistas, no decorrer da campanha. Vamos ter nesta eleição seis nomes confirmados na briga pelo governo, que na última campanha tiveram alta densidade eleitoral; como o governador Gladson Cameli (PP); o político mais votado do pleito de 2018, senador Sérgio Petecão (PSD); a mais votada deputada federal, a Mara Rocha (MDB); o deputado Jenilson Leite (PSB), que teve votação expressiva para a ALEAC; e, ainda David Hall (AGIR) e Nilson Euclides (PSOL). E, pode chegar a sete candidatos, se o grupo do agronegócio lançar um nome, como vem prometendo. Alguém ganhar no primeiro turno pode até acontecer, mas seria um ponto fora da curva. Segundo turno, o provável, costuma ser uma outra eleição.


BOLA DENTRO


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) deu uma bola dentro. Contratou para comandar a sua banca de advogados na campanha, o Odilardo Marques, um expert em legislação eleitoral e que tirou a FPA de muita confusão jurídica.


ESTREITA A PORTA AOS MEDÍOCRES


REGISTRO como um fato positivo, quando um vejo um nome com qualificação profissional entrando na política, porque estreita a porta para os medíocres entrarem nos parlamentos. O Cícero Furtado (PSDB), candidato a deputado estadual, é vida inteligente na disputa política.


VIROU UMA BAGUNÇA


NÃO encontro outra frase melhor que a do título da nota acima, para retratar o que ocorre hoje no PP estadual, onde todos gritam, mas ninguém sabe quem manda.


CASA DA CONFUSÃO


OS GRUPOS do governador Gladson e da senadora Mailza Gomes (PP), engalfinhados, dizem ter o aval da direção nacional para comandar a Executiva regional. Alguém vai ser enganado pelo presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PP), que ao que parece, fez promessa dupla.


NÃO MUDOU NADA


PODE ATÉ MUDAR AMANHÃ, mas até hoje não mudou nada na composição do diretório regional, que continua tendo na presidência a senadora Mailza Gomes (PP). E, o grupo do Gladson tentando a todo custo lhe derrubar.


GANA MAIOR


A GANA maior do grupo do Gladson é tirar da vice-presidência do PP o prefeito Bocalom, que é adversário, e apoiará o senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo.


UNIDOS NA GUERRA


O PREFEITO Tião Bocalom está em Brasília, numa cruzada pela permanência da senadora Mailza Gomes (PP) na presidência do partido. Ontem, a Mailza distribuiu texto com a foto de ambos, em reunião, na sua residência.


DESPACHO NA ENCRUZILHADA


CASO alguém encontre numa encruzilhada um despacho, não é demais suspeitar que é encomenda do deputado Luiz Tchê (PDT), para que a vereadora Michelle Melo (PDT) seja candidata a deputada federal. Com ela fora da chapa o PDT, só por milagre, elegerá um Federal.


CONTINUA CANDIDATA


NÃO têm a menor veracidade os comentários dos bastidores de que a Márcia Bittar (PL) desistiu de disputar o Senado. Continua firme, andando e amarrando alianças políticas.


NINGUÉM É DONO DE VAGA


NA ELEIÇÃO passada o então senador Jorge Viana (PT) tinha a reeleição assegurada, tanto é que a oposição brigava por uma vaga. As urnas abriram e o JV perdeu.


UM FATO MUDA UMA CAMPANHA


UMA CAMPANHA tem componentes que não se pode prever. Pode acontecer um fato que derrube um candidato que esteja na liderança das pesquisas. Por isso, é que se diz que, eleição não se ganha por antecipação.


NEGA, MAS ESTÁ DE OLHO


O deputado José Bestene (PP) nega, mas o seu sonho de consumo é ser chamado para ser o vice da chapa do governador Gladson. Mas, até aqui, não entrou no páreo.


PRONTA PARA CAMPANHA


O EX-PREFEITO Vagner Sales (MDB) disse ao BLOG ontem que, o tratamento da deputada federal Jéssica Sales (MDB) corre dentro do previsto, de forma positiva, e que em brevê ela estará liberada para a campanha do Senado.


VIROU MODA


NÃO é só o governador Gladson, que joga na rede as suas dancinhas. O candidato ao governo, deputado Jenilson Leite (PSB), também, divulgou vídeo dançando quadrilha.


MESMA PEGADA


O GOVERNADOR Gladson continua na mesma pegada de que o nome do vice é escolha exclusiva dele, e não colocará o assunto em debate para negociatas políticas.


AUMENTAR PARA TRÊS


O PT vai trabalhar para tentar eleger três deputados estaduais. Atualmente, tem na ALEAC os deputados Daniel Zen (PT) e Jonas Lima (PT). Jonas não será candidato à reeleição. Deu adeus à política.


NÃO VEJO HORIZONTE


ACONTEÇA o cenário que acontecer, dificilmente, o senador Márcio Bittar (União Brasil) vai disputar o governo, porque não se preparou para este desfecho.


ENTRANDO NA DISPUTA


QUEM está entrando na disputa de deputado estadual é o sargento Oséias Silva, segundo suplente de vereador pelo MDB. Além da capital, ele tem boa base em Tarauacá. Como militar, tem a prerrogativa de até a convenção escolher um partido, pelo qual será candidato.


NÃO TEM ESCOLHA


O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) sabe que não existe alternativa ao PT de não ser a de apoiar a sua candidatura a governador. Sabe que o peixe vai cair na sua rede. O Jorge Viana (PT) irá mesmo buscar o Senado.


VÃO VIRAR PÓ


OS POLÍTICOS bolsonaristas do estado, podem estar vivendo os últimos meses de portas abertas nos ministérios, em Brasília, porque o Lula (PT) ganhando, não terão força para conversar nem com os porteiros desses ministérios, seus prestígios vão virar pó. É da política.


COISA MALUCA


POR isso, a coisa mais maluca que pode acontecer é abrir discussão no estado, para saber quem será o candidato a governador do grupo palaciano na eleição de 2026.


NOVELA MEXICANA


ESSA briga pela presidência do PP virou uma novela mexicana, daquelas mais chatas. Nem ata, nem desata.


PUXADORA DE VOTOS


A deputada Antônia Sales será a grande puxadora de votos do MDB para a ALEAC, o que ajudará o partido tentar repetir a dose de ter três deputados estaduais.


APOIO EMPRESARIAL


O CANDIDATO a deputado federal pelo PP, José Adriano, deverá ter o apoio da Confederação Nacional das Industrias. A entidade quer eleger um Federal por estado.


FRASE MARCANTE


“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”. Dramaturgo Nelson Rodrigues.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.