“Mazinho saiu de Sena e foi na Assembleia me afrontar”, diz Gerlen

O deputado estadual Gerlen Diniz (Progressistas) esteve no início da tarde desta quinta-feira, 26, no programa Gazeta Entrevista. O assunto, claro, foi o “barraco” protagonizado pelo parlamentar e pelo prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim na sessão da última quarta-feira.
Perguntado porque, mesmo sabendo que com a presença do prefeito, repetiu as acusações da tribuna feitas no dia anterior, Gerlen disse que Mazinho foi até o parlamento para afrontá-lo. “Esse cidadão saiu de Sena Madureira para me afrontar na Assembleia. Se eu não repito as denúncias, ele ia me chamar de covarde”, disse o deputado.
Gerlen não escondeu a insatisfação com o deputado Antônio Pedro (União Brasil) que presidia a sessão no momento da confusão. “Cometeu o erro de não mandar retirar o prefeito do local. Eu estava no meu trabalho, exercendo a minha função de servidor público e foi desacatado, agredido com palavras de baixo calão. Foi uma vergonha, um parlamentar sendo agredido dentro do parlamento. O deputado que presidia a sessão não cumpriu com o Regimento Interno da Aleac”, disse Gerlen.
O deputado contou como aconteceu o rompimento com o Mazinho Serafim, já que os dois já foram aliados. “Ele foi eleito prefeito com a minha ajuda. O compromisso era o de me apoiar na eleição para deputado. O pagamento foi ele lançar a esposa para disputar a eleição”, disse.
Gerlen contou que esteve na manhã desta quinta-feira, 26, em uma Delegacia de Polícia onde registrou uma notícia crime contra Mazinho Serafim.
O prefeito de Sena Madureira continua internado no Hospital Santa Juliana após passar por um cateterismo. Mazinho se sentiu mal logo após a discussão com Gerlen e precisou passar pelo procedimento.

Depois do repiquete histórico que elevou radicalmente o volume de água, as cabeceiras do Rio Acre vivem uma vazante drástica: em 24 horas, entre os dias 22 e 23 de junho, o nível do manancial em Assis Brasil caiu de 2,94 metros para 2,86m, e apesar de ter subido 2cm em Brasiléia encontra-se atualmente com 2,40m -nada menos que 1,10 metros abaixo do previsto para esta 2ª quinzena de junho.
Praticamente toda a Bacia Hidrográfica do Rio Acre vive dias difíceis: o Igarapé Espalha está quase 2 metros abaixo do previsto e o Riozinho do Rôla, o maior tributário do Rio Acre no município de Rio Branco, encontra-se com 1,89m enquanto o ideal seria ao menos 3m, já dentro da cota de alerta máximo.
A situação não é muito diferente em parte das bacias hidrográficas. De acordo com as cotas definidas para Plataforma de Monitoramento Ambiental, o Rio Iaco encontra-se em nível de “atenção” em Sena Madureira.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi) o prognóstico para o trimestre de junho, julho e agosto de 2022 é de que a chuva deverá ficar abaixo dos padrões climatológicos na faixa sul do Mato Grosso. Acima dos padrões climatológicos em Roraima, faixa norte do Amazonas, centro-leste do Amapá, região do Marajó e nordeste Paraense. E nas demais áreas da Amazônia Legal, a precipitação ficará dentro dos padrões climatológicos, inclusive no Acre.

Após duas semanas com aulas suspensas por conta do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), as crianças que frequentam as creches e as pré-escolas da prefeitura de Rio Branco retornam às salas de aulas na próxima segunda-feira, 27.
A prefeitura decidiu suspender as atividades presenciais por conta dos casos de crianças que morreram na capital acreano e que atingiu, principalmente, a faixa etária das creches e pré-escolas. Na última quarta-feira, 22, os alunos do 1º ao 5º anos da rede pública já haviam retornado às escolas.
A rede municipal de ensino tem cerca de 20 mil crianças matriculadas.

Após vários dias sem exonerações e nomeações no governo por conta da ausência do governador Gladson Cameli do estado, o Diário Oficial desta sexta-feira, 24, voltou a apresentar várias mudanças em cargos comissionados.
Após a exoneração de Jhon Douglas da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo há nove dias, Gladson anuncia como substituta, pelo menos de forma provisória, a diretora da secretaria Taiane Belarmino dos Santos como gestora da pasta.
Confira outras nomeações e exonerações promovidas por Gladson no governo:
Exonerações
Karollyny Medeiros Haruko Kagueyama – Gerente Administrativo do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Ana Cristina Sales de Messias – Gerente-Geral do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Nauas/CZS, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Ingrid Sarah de Araújo Morais – CEC-5, nomeada através do Decreto nº 6.321, de 8 de julho de 2022
Miria Cavalcante de Mesquita Santos – CEC-2, da Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Geraldo Cesar Ferreira – CEC-7, da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA
Naida Soares de Souza (a pedido) – CEC-1, da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres – SEASDHM
Thiago Figueiredo Oliveira – CEC-1, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Nomeações
Raiane Souza do Nascimento – Gerente Administrativo do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Queite Maiara Macedo de Melo – Gerente-Geral do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Nauas/CZS, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Kennedy Pereira de Souza – CEC-2, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Yvess de Figueiredo Melo – CEC-4, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
Tayna Emily Silva Nepomuceno – CEC-5, na Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC
José Wellington Nascimento de Souza – CEC-1, na Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPA
Daniela Silva Tamwing – Diretora no Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre – SANEACRE
José Luiz Huet de Bacellar – CEC-7, na Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINFRA
Conceição de Oliveira Cunha – CEC-1, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE
Crisomar Barros Magalhães – CEC-2, na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está organizando pontos de atenção para atender casos suspeitos da doença causada pelo vírus monkeypox, a varíola dos macacos.
A iniciativa faz parte do plano de contingencia do órgão e organiza as assistências de acordo com as ocorrências clínicas, laboratoriais, farmacêuticos ou estruturais. No fluxo está descrito todo o percurso do paciente.
Para casos suspeitos, a porta de entrada serão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que tratarão os quadros de média complexidade, já no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no Pronto-Socorro, serão tratados os casos graves.
“Desde a porta de entrada, classificação, que é prioritária, depois todos exames, e internação, caso necessário, e os leitos, que já estão prontos, tudo está preparado para atender os pacientes”, disse Edvan Meneses, chefe da Rede de Urgência e Emergência (RUE).
Segundo a pasta, leitos de retaguarda já estão prontos para atender pacientes da capital e do interior do Estado, além de toda a equipe multidisciplinar está sendo treinada para realizar as ações dentro dos parâmetros de biossegurança.
-
O PAU CANTOU
No Acre, vídeo mostra ex-esposa agredindo atual do ex-marido dentro de mercado
-
Destaque 4
Com 65 bairros afetados, Rio Branco só deve normalizar abastecimento de água no domingo
-
ASSISTA AO VÍDEO
Mulher acusa cirurgião dentista de agressão no Seringal Bier
-
DEU RUIM
Homem com garrafa introduzida no ânus vai parar no Pronto-Socorro de Rio Branco
-
Destaque 7
Léo de Brito é registrado no TSE como negro e pode obter maior fatia do Fundão do PT
-
Extra Total
Deputados mudam Constituição, efetivam servidores provisórios do ISE e caso deve parar nos Tribunais
-
TIRO FATAL
No Acre, jovem morre com tiro acidental em caçada na zona rural
-
VEM CONCURSO AÍ
Saúde: Com banca definida, Acre cria comissão para coordenar concurso