Menu

Deputados convidam ministro para explicar suposto acordo para internet na Amazônia

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva de imprensa sobre missão oficial aos EUA, que tem como objetivo conhecer as redes privativas de 5G e promover o diálogo com potenciais investidores em telecomunicações.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Algumas comissões da Câmara dos Deputados, convidaram o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para prestar esclarecimento dia 8 de junho, em uma reunião conjunta, sobre o eventual uso da rede de satélites Starlink, do empresário Elon Musk, que ira conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia.


Faria, Musk e o presidente Jair Bolsonaro estiveram juntos na semana passada para debater a atual pauta. Os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Vivi Reis (Psol-PA) pedem explicações sobre o projeto.

Publicidade

“Chama a atenção inicialmente o fato de esse projeto não ser objeto de licitação formal e nem ter ainda um contrato de cooperação. Preocupa especialmente a questão da soberania nacional e o controle e supervisão das informações coletadas por esta rede de satélites”, disse a parlamentar Perpétua Almeida.


O requerimento foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 25, mas Fábio Faria não é obrigado a comparecer.


Caso resolva participar, o ministro será ouvido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Fiscalização Financeira e Controle; de Relações Exteriores, de Integração Nacional; Desenvolvimento Regional e da Amazônia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido