Conecte-se agora

Qualidade do ar no Acre vem sendo agravada pelo fumaceiro

Publicado

em

Nesta quarta-feira (25) a cidade de Brasiléia amanheceu com a maior concentração de material poluente no ar do Estado, mas em Rio Branco a situação não é diferente. À medida em que o verão se intensifica, as queimadas urbanas e rurais aumentam a poluição do ar neste fim de mês de maio.

De acordo com os dados da Secretaria de Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi) o risco de fogo na região do Alto e Baixo Acre é “crítico” para estes dias.

Além da Semapi, a qualidade do ar é medida pela rede de sensores do Ministério Público do Acre. Em junho 2019 se tornou operacional a maior rede de monitoramento da qualidade do ar da Amazônia, que se conecta a uma rede internacional, com disponibilização de dados em tempo real e de forma gratuita. Foram instalados 30 sensores, distribuídos nas sedes dos 22 municípios do Estado do Acre.

Esta ação foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Acre em parceria com várias instituições.

Acre

Crédito suplementar de quase R$ 33 milhões para o Saerb é aprovado

Publicado

em

O Projeto de Lei Complementar (PLC), enviado pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas), que dispõe sobre abertura de crédito suplementar de R$ 32,5 milhões que será destinado ao Serviço de água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) foi aprovado no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 28. O PL segue para a sanção do prefeito.

De acordo com o texto, o recurso financeiro será utilizado para solucionar problemas de abastecimento na capital e custear despesas da autarquia, como locação de veículos, aquisição de combustível, de produtos químicos, hidrômetros, compra de equipamentos de informática, dentre outras necessidades.

Desde o início do ano, o serviço de saneamento e abastecimento de água da capital acreana passou a ser executado, ainda em parceria com o governo do Estado, pelo Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Continuar lendo

Acre

Acreano pedala mais de 4 mil km para assistir jogo do Flamengo

Publicado

em

O acreano Reginaldo Dantas, de 45 anos, percorreu mais de 4 mil km de bicicleta, de Rio Branco até o Rio de Janeiro, para assistir ao jogo de seu time de coração, o Flamengo, no Maracanã.

O flamenguista saiu de casa em 6 de março e chegou na cidade carioca em 24 de junho, dias antes do duelo entre Flamengo e América-MG. O percurso levou cerca de 57 dias para ser concluído, sendo 43 pedalando.

Mesmo com os pneus de sua fiel companheira sendo furados 23 vezes, o torcedor pode acompanhar o time rubro-negro ganhar por 3 a 0, ainda assistiu a vitória das Meninas da Gávea e a conquista da Taça Unifoot Diamante Pró sub-20.

Reginaldo disse que ainda precisa realizar outro sonho, que é conhecer o ex-jogador Zico, algo que deseja desde criança. Durante esta semana, irá fazer uma tour com a sua bike nos pontos turísticos do Estado e retornará ao Acre de avião.

Ele é ciclista, trabalhava em uma loja de reparos e venda de bicicleta e pediu demissão no fim do ano passado para realizar este projeto.

“Acreano pé quente, do Acre para levar sorte para o Mengão. Primeira vez no Maracanã, mais um momento que vai ficar marcado na minha memória para sempre”, disse Dantas em suas redes sociais.

Continuar lendo

Acre

Médico diz que há surto de Covid-19 em Brasileia, mas prefeitura nega

Publicado

em

O médico Fabrício Lemos publicou em uma rede social nesta quarta-feira, 29, que Brasiléia sofre um novo surto de Covid-19.

De acordo com o profissional os números não estariam sendo divulgados e citou como provável motivo o carnaval fora de época que acontece no município no próximo final de semana como parte das comemorações do aniversário de Brasiléia que acontece no dia 3 de julho.

O ac24horas procurou a prefeitura de Brasiléia e falou com o secretário municipal de saúde, Francelio Barbosa, que negou que os casos tenham aumentado. “Essa informação publicada por esse médico em que o município está em surto não condiz com a verdade. Primeiro, esse profissional nunca fez contato com nenhuma autoridade sanitária do município. Segundo, jamais nem o estado e nem o município seriam negligentes e irresponsáveis de omitir uma informação tão grave . Trata-se de alguém querendo chamar a atenção da mídia. Só para se ter uma ideia o setor de Covid-19 do Hospital Regional se encontra fechado”, disse.

O secretário informou que desde a última segunda-feira, 27, foram registrados 5 casos de Covid-19 no município.

Continuar lendo

Acre

Colisão entre carro e moto deixa um morto na BR-364

Publicado

em

Uma colisão entre um carro modelo Ford Ka e uma motocicleta Honda 160, tirou a vida de um motociclista ainda não identificado e deixou o motorista Patrick Teixeira de Lima, de 28 anos, ferido na manhã desta quarta-feira, 29, no km 32 da BR-364, nas proximidades da ponte do Iquiri.

De acordo com informações do perito Haley Vilas Boas, o condutor da motocicleta Honda Titan 160 Fan, de cor preta, placa QLU-2728, trafegava no sentido Rio Branco-Porto Velho, quando ao tentar fazer a conversão a esquerda para tentar entrar no ramal Iquiri, o motorista do veículo Ford Ka, de cor branca, placa QUY-2158 (Patrick) que trafegava no mesmo sentido colidiu violentamente contra a moto. Com o impacto, o motociclista foi arremessado a uma distância de aproximadamente 20 metros, sofreu fraturas pelo corpo e caiu desmaiado.

Já o motorista do carro Ford KA, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou às margens da BR-364 em uma área de mata.

Populares que passavam na BR acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando os paramédicos chegaram ao local, o motociclista já se encontrava sem vida. Foi prestado os primeiros atendimentos a Patrick Teixeira que foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A área foi isolada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os trabalhos de perícia. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos e identificação.

A motocicleta foi levada por um guincho ao pátio da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!