Menu

DPE lança projeto Rhuamm, que protege crianças e adolescentes vítimas de violência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi lançado na manhã desta terça-feira, 24, o projeto Rhuamm (Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos), que busca ampliar as ações preventivas, de forma a evitar o abuso e a violência praticadas contra crianças e adolescentes em Rio Branco.


A iniciativa, coordenada pelo Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Acre, irá capacitar profissionais da rede pública municipal e de instituições parceiras, para o acolhimento de crianças de 0 a 11 anos e orientações aos pais e gestores escolares.

Publicidade

“A Defensoria Pública, diante de uma das suas prerrogativas, que é proteger a criança e o adolescente, criou, desenvolveu e está executando esse projeto. A intenção é acolher e tratar crianças vítimas de violência. Os casos serão encaminhados ao núcleo do projeto, principalmente pelas escolas”, explica o defensor Celso Araújo.


O nome e a motivação para a criação do projeto vieram do caso envolvendo o menino Rhuan, morto de forma violenta em 2019 pela mãe e a namorada dela, em Brasília. Sua família, por parte paterna, avós, tias e primo, esteve presente durante a solenidade.


“Esse projeto é muito importante para as crianças. Vou morrer e ele vai ficar aí pra dar orgulho pra minha família. Espero que as escolas, as diretoras procurem conversar com as crianças, quando virem uma criança triste, pra saber o que está acontecendo. Que todas as escolas façam parte desse projeto, porque é muito bom e vai dar resultado”, disse Francisco das Chagas, avô de Rhuan.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido