Menu

Acre acumula 273 focos de queimadas em 2022

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O acumulado de focos de queimadas no estado do Acre, do início do ano (1/1/2022) até o dia 19/5/2022 chega a 276 focos de queimadas, segundo os registros fornecidos pelo satélite S-NPP, um dos que abastecem o sistema de dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi).

No período, o município de Tarauacá apresentou maior percentual de queimadas, de 14,4%, com total de 40 focos.

Anúncio

Em seguida aparece Cruzeiro do Sul (13,4%) com 37 focos; Brasileia (11,6%) com 32 focos.

Foram registrados 53 focos de queimadas segundo outra plataforma utilizada pela Semapi, o Satélite de Referência AQUA. Por esses dados, o município de Cruzeiro do Sul apresentou maior percentual (24,5%) com total de 13 focos desde o primeiro dia de 2022. Em seguida aparece Xapuri (16,9%) com 9 focos, Rodrigues Alves (15%) com 8 focos.

A detecção de focos de queimada é feita a partir de imagens captadas por satélites. Cada satélite, seja ele polar ou geoestacionário, possui um sensor ótico. O uso de focos de queimadas do “Satélite de Referência” permite a comparação com dados e períodos prévios e ao longo dos anos. Os demais satélites, com as devidas diferenças, possuem sensores de configurações, atualizações e resolução de pixel variáveis.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.