Morto a tiros, borracheiro é encontrado amarrado e amordaçado na Transacreana

O borracheiro identificado como Leonardo Mendes da Silva, de 20 anos, foi encontrado morto, amordaçado e com as mãos amarradas, na manhã desta quarta-feira, 18, no km 1 da rodovia AC-90, a Estrada Transacreana, em Rio Branco. O corpo, com marcas de vários tiros, foi encontrado por populares que passavam pelo local.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística, que inicialmente constatou 12 cápsulas no chão e que no corpo havia vários tiros na região da cabeça, nádegas, abdômen e ombro.
O cadáver foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavérico. O caso será investigado pelos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Por meio de uma nota divulgada neste sábado, 2, a Polícia Civil do Acre anunciou que após tomar conhecimento do fato criminoso contra a estátua do líder seringueiro Chico Mendes, que estava afixada na Praça Povos da Floresta, no centro de Rio Branco, já iniciou as ações para identificar os autores.
O monumento foi depredado nesta sexta-feira, 1, e teve sua estrutura derrubada, mas foi abandonado no local, já que os vândalos não conseguiram remover a base por completo.
De acordo com o comunicado, uma equipe policial já tomou as devidas providências, indo ao local do crime, realizando pericia técnica e dando início às diligências para descobrir os culpados.
A estátua de uma criança que também ficava no espaço, não foi vista, mas não foi informado se o objeto foi roubada ou retirado anteriormente pela prefeitura do Estado.

Restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passam a valer a partir de hoje, 2, três meses antes do primeiro turno.
As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e objetivam manter o equilíbrio entre os candidatos.
Políticos estão proibidos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública. Nesse caso, a veiculação deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral.
Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, cuja autorização também dependerá de autorização da Justiça Eleitoral.
A participação em inaugurações de obras públicas também está vedada, além da contratação de shows artísticos com dinheiro público.
Durante o período eleitoral, funcionários públicos não podem ser contratados, demitidos ou transferidos até a posse dos eleitos.
No entanto, estão liberadas a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022.
Em julho, o calendário eleitoral também prevê outras datas importantes para o pleito.
De 20 de julho até 5 de agosto, os partidos deverão realizar suas convenções para escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições.
A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. (EBC)

O secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, voltou a se manifestar neste sábado, 2, sobre a escuridão denunciada pelo ac24horas no Lago do Amor, na noite de sexta-feira.
O gestor, como se comprometeu com a reportagem, enviou ontem mesmo uma equipe até o local para verificar o motivo da escuridão. Os técnicos descobriram que a falta de iluminação foi resultado da ação de vândalos.
“Ontem mesmo fomos ao Lago do Amor e a equipe constatou que os vândalos cortaram os fios com o único intuito de causar transtorno, já que nada foi roubado. Rapidamente fizemos a manutenção, restaurando a iluminação. Na semana passada já havíamos feito essa manutenção, mas infelizmente, sofremos esse tipo de vandalismo”, explica.
Lira diz ainda que não há um levantamento financeiro, mas o vandalismo é responsável por quase todas as reclamações sobre falta de energia na capital acreana.
“Em números financeiros ainda não fizemos o levantamento, mas hoje mais de 80% das reclamações da falta iluminação pública nas praças e parques são por causa dos furtos. Às vezes, o furto chega acontecer horas depois”, afirma.

As crianças que fazem tratamento no Centro Especializado de Reabilitação (CER III), tiveram uma sexta-feira, 1, especial. Muitos participaram pela primeira vez de um arraial de festa junina.
As crianças fazem tratamento no local com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, programa de saúde auditiva, pediatra, psicólogo. É também no centro onde as crianças com autismo recebem atendimento.
A direção e os profissionais organizaram um arraial para a criançada com tudo que tem direito, inclusive, a decoração junina que não poderia faltar. “Procuramos apoio de parceiros e tivemos a colaboração das pessoas que compõem a parte técnica e administrativa do CER para promover esse momento especial, já que sabemos a importância desse tipo de atividade para a evolução no tratamento”, afirma Sóron Steiner, gerente de assistência do CER III.
O Centro, apesar de ser referência, sofre com a falta de vagas para novos pacientes. O problema é que as crianças que fazem tratamento não costumam receber alta, já que são pacientes que precisam pela vida inteira de acompanhamento. Sem novos profissionais e sem a ampliação da estrutura não há como receber novas crianças.
-
O PAU CANTOU
Sessão na Câmara de Boca do Acre tem pancadaria entre vereadores de situação e oposição
-
PEGOU FOGO
Sede da empresa Verágua é atingida por incêndio no interior do Acre
-
Acre
Acre registra mais de 400 novos casos de Covid-19 em 24 horas
-
ASSISTA AO VÍDEO
Imagem de monitoramento mostra choque frontal de motos em Sena Madureira
-
ENTROU ÁGUA
MP pede suspensão de shows de Margareth Menezes e Babado Novo no Carnavale
-
Cotidiano
Por causa do aumento do diesel, Ricco tira 11 linhas de ônibus de circulação nesta terça-feira
-
Destaque 4
Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em Cruzeiro do Sul
-
MARTELO BATIDO
Gladson bate o martelo e escolhe Márcia Bittar como vice na chapa majoritária