Menu

Professores da Ufac podem deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 23

Entrada da Ufac - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após assembleia geral com professores e servidores da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi aprovada nesta segunda-feira, 16, o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de maio.


A reunião aconteceu na sede da Associação dos e das Docentes da Ufac (ADufac), e a decisão aceita por ampla maioria, incluindo os docentes de Cruzeiro do Sul, contou com 29 votos a favor, dois contras e três abstenções.

Publicidade

O resultado final ainda depende da deliberação do Movimento Nacional, que reúne todas as sessões sindicais, e irá acontecer no próximo dia 20, com a pauta se iniciam ou não a paralisação. E então, os docentes do Estado se reunirão novamente dia 23, para decidirem se acatam a decisão.


Moisés Lobão, secretário-geral da Adufac, explicou quais as reivindicações dos trabalhadores que fizeram chegar a esta possível definição.


“Entre as nossas principais reivindicações, está o reajuste emergencial dos salários do servidores públicos federais de 19,99%, a revogação do teto dos gastos aprovado pelo Governo Federal, que tem inviabilizado o funcionamento dos serviços públicos, incluindo as atividades das universidades e Institutos federais, o término da tramitação da reforma administrativa, que visa desestruturar os serviços públicos, e também buscamos por melhorias nas condições de trabalho de todos da categoria”, disse.


Se aceita, a proposta tem tempo indefinido para terminar, por isso o representante solicita a participação de todos os professores da Ufac para participarem da última assembleia a ser realizada na próxima semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido