Conecte-se agora

MPAC recebe senador Petecão e discute projeto de lei para assistência a órfãos de feminicídio

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu nesta terça-feira, 17, a visita do senador Sérgio Petecão, que trouxe o Projeto de Lei, por ele apresentado, para instituir uma política nacional de proteção e atenção integral aos órfãos de feminicídio.

O projeto é decorrente de uma inciativa do MPAC, por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV).

O parlamentar foi recebido pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento. A coordenadora-geral do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rego, também participou.

O procurador-geral agradeceu a iniciativa do senador de levar ao Congresso Nacional uma proposta tão necessária para o Acre e o Brasil.

“Esse projeto de lei apresentado pelo senador é de fundamental importância porque está relacionado à assistência às crianças que estão vulneráveis por conta da violência que sofreram no lar e se tornaram órfãs do feminicídio. Dificilmente elas terão condições apropriadas para seguir na vida se não tiverem um apoio e o projeto busca dar essa assistência no aspecto financeiro, o que seria muito importante para essas crianças”, disse.

A coordenadora do CAV lembrou que o Brasil ocupa a 5ª posição entre os países com maior número de mortes violentas contra mulheres, e que o Acre figura, desde 2018, no topo do ranking nacional, segundo o Fórum Brasileiro de segurança Pública (FBSP).

“Só no estado do Acre são 75 órfãos fruto dessa violência terrível. O Estado falhou com essas mulheres porque não conseguiu protege-la da violência e continua falhando com essas crianças que ficam ainda mais vulnerabilizadas. A aprovação dessa política representaria uma contribuição do Acre para o Brasil”, ressaltou.

O senador Sérgio Petecão recebeu um estudo feito pelo Observatório de Violência de Gênero do MPAC, que traz um diagnóstico do feminicídio no Acre. O parlamentar se comprometeu em garantir que a proposta tramite com celeridade nas comissões técnicas do Senado para ser aprovado o mais breve possível. “Com essa proposta sugerida pelo MPAC, vamos fazer um movimento nacional para dar nossa contribuição através do nosso mandato”, garantiu.

Cotidiano

Teatro, shows e noite de adoração: saiba onde aproveitar o fim de semana em Rio Branco

Publicado

em

Quem busca opções de lazer e entretenimento neste final de semana em Rio Branco, tem à disposição diversas celebrações que movimentam os espaços públicos e privados da cidade.

O ac24horas separou as melhores atrações para se divertir. Acompanhe:

 – Conexão Multicultural Bolpebra

Integrar e trocar experiências é objetivo do Conexão Multicultural Bolpebra, que acontece nesta sexta-feira, 1, das 17h as 22h, na sede da Fundação Elias Mansour (FEM). O evento promove o envolvimento entre os países fronteiriços Bolívia, Peru e Brasil.

Aberto ao público, a programação possui apresentações e serviços culturais dos três países, através de formas de expressão que envolvem música, teatro, artes visuais, dança, cinema, gastronomia e artesanato.

– 1° Arraial no Lago do Amor

Começa nesta sexta-feira, 1, o primeiro Arraial no Lago do Amor, com comidas típicas, apresentação musical, bingos e outras atrações.

A iniciativa acontece até o sábado, 2, e é organizada por entidades filantrópicas, como a Paróquia Cristo Libertador, Escola Jorge Kalume, União Vegetal de Capixaba, Centros acadêmicos da Ufac e Comunidade Santo Antônio.

– Unifest, com show de Luísa Sonza

A cantora e compositora Luísa Sonza, chega em Rio Branco nesta sexta-feira, 1, para um super show no evento universitário da Unifest, no estacionamento do Centro Universitário Uninorte.

– Bar das Coleguinhas

Sexta-feira com os amigos é melhor ainda, pensando nisso, o Bar das Coleguinhas preparou uma noite especial com música boa e cerveja gelada, ao som de Lucas Silva.

– Encanto no Teatro

Pela primeira vez em Rio Branco, a história fantástica de Mirabel, sua casa mágica e a Família Madrigal poderá ser assistida no Teatro, neste sábado, 2, na Maison Borges. Com duas sessões, a primeira às 15h e a segunda às 17h, os ingressos custam R$ 40 meia e R$ 80 inteira.

– Noite de Adoração com Thalles Roberto

A Igreja Quadrangular do Santa Inês, prepara uma noite de adoração com o cantor Thalles Roberto, das 18h às 22h, na Rua Edmundo Pinto, 663, Bairro Santa Inês. As inscrições para participar do evento, custam apenas 1 alimento perecível.

– Recanto FoodBeer

Sexta, sábado e domingo o Recanto FoodBeer, bar e restaurante na Estrada Dias Martins, preparou três noites especiais para comemora a semana do Orgulho LGBT, comemorar o aniversário de 1 anos do local e ainda tem edição dois do Arraial, para fechar os dias.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo confirma mais uma morte de criança, mas por intoxicação a leite de vaca

Publicado

em

Mais uma criança faleceu esta semana no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) de Rio Branco, com isto, o governo do Acre divulgou uma nota pública nesta sexta-feira, 1, esclarecendo sobre o falecimento do recém-nascido.

Segundo a publicação, M.H.P.B. de dois meses, que possuía histórico prévio de prematuridade e sequelas neurológicas, deu entrada no domingo, 26, com quadro de distensão abdominal e vômito.

As investigações iniciais para o caso foram voltadas para uma possível alergia a proteína de leite de vaca e no decorrer dos dias, a situação da criança foi intensificada, quando passou a ter diarreia, causando desidratação intensa.

“Foi realizado um acesso venoso, mas dados as condições prévias delicadas, a criança veio a óbito nesta quinta-feira, 30 de junho”, finaliza a nota assinada pela gerente-geral do Sistema Assistencial a Saúde da Mulher e da Criança, Laura Pontes.

Continuar lendo

Cotidiano

Igreja oferece atendimento médico especializado e jurídico gratuitamente neste sábado

Publicado

em

A igreja evangélica Comunidade Batista Vida realiza neste sábado, 2, uma atividade voltada à comunidade em geral.

Durante todo o dia serão oferecidos atendimentos médicos de pediatria, fonoaudiologia, clínico geral, cardiologia, ortopedia, fisioterapia, odontologia e até plantão psicológico. Já na área jurídica, o evento vai contar com assessoria e assistência social com a presença da Defensoria Pública do Acre.

O Hemoacre também estará presente com seu ônibus para a coleta de sangue.

As consultas podem ser agendadas pelo cbvidanacomunidade.com

Os atendimentos vão das 8 da manhã até às 17 horas na sede da Igreja, localizada na Rua Major Jenor 344, no Distrito Industrial.

Continuar lendo

Cotidiano

Entidades realizam primeiro arraial beneficente no Lago do Amor

Publicado

em

Começa na noite desta sexta-feira, 1, o primeiro Arraial no Lago do Amor. Organizado por entidades filantrópicas, o espaço vai servir comidas típicas, apresentação musical e bingos.

Vitória Brito, uma das organizadoras, conta como vai funcionar o arraial. “No lugar de outros arraiais beneficentes, vamos fazer diferente no nosso. No lugar de arrecadarmos o dinheiro, cada entidade terá uma barraca e o que cada um vender vai ser usado em seus projetos”, afirma.

Estão confirmadas a participação de entidades como a Paróquia Cristo Libertador, Amigos Solidários, Escola Jorge Kalume, União Vegetal de Capixaba, Centros Acadêmicos de Engenharia Florestal e Agronomia e a Comunidade Santo Antônio.

O Arraial do Lago do Amor acontece nesta sexta e no sábado, 2, a partir das 18 horas.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!