Menu

Pesquisar
Close this search box.

Glasdson lança o maior mutirão de cirurgias da história do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli esteve na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) para lançar o que o governo tem chamado de maior mutirão de cirurgias da história do Acre. A expectativa é que a saúde acreana realize na unidade hospitalar 5 mil cirurgias pelos próximos seis meses.


Gladson Cameli destacou que o mutirão vai ajudar a diminuir a fila de espera por cirurgias no estado.

Anúncios


“Emocionante, é mais uma sensação de dever cumprido. São pessoas que esperam há tanto tempo, mas eu não faço nada só. Agradeço ao apoio dos nossos senadores, dos nossos deputados federais e dessa equipe que aqui se encontra e de todos os servidores. Sentimento é de gratidão. Não tenho do que reclamar, já que estamos ajudando a diminuir a dor das pessoas”, afirmou Gladson.


A grana para o Mutirão de Cirurgias vem da arrecadação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que repassou R$ 25 milhões de reais para a saúde poder realizar a grande quantidade de procedimentos cirúrgicos. Presente ao evento, a maior preocupação da presidente do Detran, Taynara Martins, era explicar que o recurso não é proveniente de multas. “Essa repasse é um ato constitucional, onde os estados podem fazer desvinculação de 30% de sua receita. O Detran é um órgão que arrecada com a questão de taxas e que fique claro que apenas 7% de toda nossa arrecadação vem de multa, então esse dinheiro não é um dinheiro de multa, mas sim de taxas. São muitas cirurgias que resultam de acidentes de trânsito e o Detran tira essa imagem de órgão repressor”, afirma Tayanara.


O mutirão vai realizar cirurgia-geral, vascular, urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, mastologia e pediatria.



“Na próxima segunda-feira, já vamos realizar o risco cirúrgico dessas pessoas que já estão na fila e estamos pedindo o SUS e o contato telefônico de cada paciente. Serão 1,5 mil cirurgias em duas salas cirúrgicas da Fundação e as outras 3,5 mil cirurgias na estrutura do Into que foi anexada à Fundação”, diz João Paulo Silva, presidente da Fundhacre.


Um momento curioso foi a “guerra” nos bastidores pelo uso da palavra. Enquanto cerimonial e gabinete do governador queriam encurtar a cerimônia, já que pacientes esperavam desde cedo em cadeiras de plásticos, assessores de políticos reclamavam da falta de espaço para falar no ato. O cerimonial chegou a levar o assunto ao governador que fez cara feia quando informado da insatisfação. Uma idosa chegou a passar mal, inclusive, mas foi logo atendida.


Mais relaxado, Gladson aproveitou o momento da prorrogação do contrato com o Laboratório Charles Mérieux e chegou a pedir voto em francês, arrancando risos dos presentes.


Um outro momento de emoção foi quando Gladson Cameli lembrou da avó, Marieta Messias, que morreu em Manaus aos 93 anos em maio de 2020. O governador chorou ao lembrar da avó paterna.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido