Menu

Câmara aprova PL sobre ações de incentivo ao parto humanizado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Projeto de Lei (PL) que cria o Dia Nacional de Luta pelo Parto Humanizado, Digno e Respeitoso, foi aprovado nesta quinta-feira, 12, pelo plenário. A proposta, que segue agora para o senado, prevê a realização de ações ao longo de todo o mês de maio e será celebrada anualmente no Dia das Mães.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que fez a leitura do relatório favorável nas comissões de mérito, ressaltou que o objetivo do parto humanizado “é fazer com que o bebê nasça da maneira mais natural possível, sem experiências traumatizantes ou intervenções desnecessárias”.

Anúncio

De autoria da deputada Perpétua Almeida, o projeto é dedicado à jovem mãe Leilane Gomes, que teve seu bebê em uma calçada, em Rio Branco no Acre. A ação chegou a ser gravada em um vídeo que depois foi reproduzido nas mídias sociais.

“Temos visto crianças nascer com problemas e mães que morrem durante ou após o parto por falta de atendimento humanizado. O momento deixa a mulher vulnerável. Ela precisa de máxima atenção e acolhimento. O parto natural e humanizado é melhor para a recuperação da mãe e do bebê”, disse a parlamentar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.